terça-feira, 23 de julho de 2013

Dominguinhos se foi....

Faz tempo que eu não escrevo por aqui. A vida tá corrida !!

Mas eu não posso deixar passar em branco a morte de um dos grandes músicos do Brasil e do mundo e de quem tenho admiração demais - José Domingos de Morais - O Dominguinhos.

A primeira vez que ouvi Dominguinhos, ou melhor, descobri a obra dele foi ao vivo. Foi na EXPO JAÚ.

Uma das últimas Exposições que tivemos no Kartódromo. Fiquei simplesmente maluco pelo som dele.

Tinha pouca gente vendo aquele show. Lembro da artista plástica Maria Brandão curtindo o som.

Ai comecei a procurar e saber da vida dele.

Nascido em Garanhuns, conterrâneo do Lula, Dominguinhos foi afilhado de Luiz Gonzaga e se tornou um dos grande acordeonistas do Brasil.

Fez grandes parcerias e grandes músicas.
Com Nando Cordel "Isso aqui tá bom demais" "Gostoso Demais" e "De volta pro Aconchego".
Com Fausto Nilo "Pedras que cantam".
Com Anastácia, sua grande parceira "Tenho Sede" e "Eu só quero um xodó".


Com Gil , "Lamento Sertanejo" e "Abri a porta".




Com Chico Buarque "Tantas Palavras"

Além de interpretar impecavelmente todos os sucessos do rei do baião - Luiz Gonzaga.

"Conheci Luiz Gonzaga em Garanhuns, com oito anos de idade. Eu tocava na porta do Hotel Tavares Correia com meus dois irmãos. Morais tocava a sanfoninha de oito baixos, eu tocava pandeiro e Valdomiro, o melê. Eu nem sabia quem ele era e ele deu dinheiro a meu pai e seu endereço no Rio de Janeiro. Depois eu e meus irmãos fomos para Olinda, onde ficamos internos por quatro anos na Escola Prática e Comercial. Depois, andamos muito pelo interior tocando e pegando bigu em caminhão. Quando meu pai se desenganou e viu que não tinha jeito, não dava pra ficar mais, disse: "vamos para o Rio de Janeiro procurar Luiz Gonzaga". Meu irmão Morais já tinha ido fazia um ano com um amigo, Zé Paulo e pai tiveram a coragem de ir. Pegamos um caminhão e viajamos por onze dias. E deu certo. Foi aí que me juntei com Gonzaga."



Lembro tão bem dos churrascos na chácara e o grande Beraldo cantarolando os sucessos do Dominguinhos.

É uma perda irreparável. Vai fazer falta ! Grande figura ! Grande músico !

                               SHOW INTEIRO DE DOMINGUINHOS EM NOVA JERUSALÉM


















Nenhum comentário:

Postar um comentário