quarta-feira, 8 de maio de 2013

Faz tempo que eu não falo de futebol.....

Como já disse, o Blog foi inspirado no Programa Pontapé Inicial, programa matinal da ESPN apresentado por Dudu Monsanto e José Trajano baseado em cultura e futebol, mas  faz tempo que não falo do segundo assunto por aqui. 

Vou dar uma repassada, uns pitacos aí.

GALO



Na estréia da Segunda Divisão (quarta divisão né gente) o Galo perdeu a primeira partida em Américo Brasiliense no final do jogo e ganhou aqui no domingão. Vitória estratégica para dar uma animada nos torcedores do Galo para comparecer nos jogos futuros.

De vez em quando participo do programa Esporte na Área do Hermes, Cesinha e Murilo e me deu uma boa impressão do Galo neste ano. Por duas razões: Primeiro, pela contratação do Doriva Bueno, cara ligado no XV e que sabe lidar com a molecada (vale lembrar que a B1 só vale inscrever jogadores com menos de 23 anos, sendo só três com idade maior) e o outro é porque o campeonato acaba só em novembro, o que dificulta mais a saída dos jogadores uma vez que a A3 já começa em janeiro e a maioria dos meninos do XV neste ano são formados por aqui ou na nossa região. 

INTERCÂMBIO DE TÉCNICOS



Eu um desses programas do Esporte na Área, participei juntamente com Laerth Maziero que como este blog, tem infinitas afinidades comigo tanto na música como no futebol.  

Laerth viveu muito tempo na Europa, em Portugal, e sabe tudo de futebol internacional. Como muita gente aqui, ele acha que o que falta para os técnicos brasileiros é aperfeiçoamento na tática e renovação no modo de jogar futebol por aqui. Ele vai ao encontro e na linha do técnico Paulo Autuori que em entrevista há uns dois meses para jornal carioca O Globo  afirmou com todas as letras que os técnicos brasileiros estão atrasados e foi mais longe, cravou a vontade de ter Gardiola na seleção brasileira. 

Atitude corajosa em um ambiente tão corporativista como é o dos treinadores da seleção. Ainda defendeu a permanência de Mano Menezes na seleção brasileira. 

Aliás, no festivo  Bem Amigos da semana passada Mano disse que o futebol internacional é muito mais evoluído que o futebol daqui e Parreira discordou. 

E aí, a CBF fez certo em trocar o técnico ? 

ALEMÃES VOANDO



O futebol alemão é destaque no mundo. Não é para menos, Borussia Dortmund e Bayer de Munique atropelaram nada mais nada menos que Real e Barça. 

Na imprensa esportiva mundial, todos cravam uma mudança de poder nas quatros linhas do futebol. Sai a Espanha e entra a Alemanha. Um time com força e tradição (como todos os times da Alemanha) mas agora com uma qualidade individual e talento nunca visto no futebol de lá. 

A Copa de 2.014 promete : Espanha atual campeão, Alemanha bola da vez, Argentina do Messi e o Brasil sede da Copa. 

MARIN



Não tem figura mais exdrúxula do futebol que o presidente José Maria Marin. Não há retrocesso maior do que um presidente da CBF na figura de Marin. 

E a coisa tá ficando feia para ele. Vários videos com oferecimento de jantares a dirigentes, denúncias de superfaturamento em compras e envolvimento dele na morte do jornalista Vladimir Herzog que morreu torturado nos porões do regime militar do Brasil. 

José Maria Marin era filho da ditadura, foi governador do Estado no lugar de Paulo Maluf. Dificilmente continuará no poder na Copa de 2.014 pois a presidente Dilma, torturada também na época da ditadura, não pode ver o dirigente senil na frente.  

FABULOSO NÃO PODE BATER PÊNALTI

Eu não acho o Luis Fabiano pipoqueiro. Nunca achei. Mas ele não tem preparo psicológico para bater penalty. Do mesmo jeito que o Ney Franco errou em colocar o Douglas no lugar do Osvaldo eu repito não deveria ter deixado o Luis Fabiano bater. O aproveitamento dele é de 37%. É ridículo. No mínimo deveria ser o primeiro ou o segundo. 

Mas ele bateu e deu no que deu. Eu ainda acho que o Tricolor leva a decisão pros pênaltis hoje a noite . Mas se vai ganhar ai já outra história.

E o Corinthians é um time sem trauma, sem fantasmas. Sempre está jogando e decidindo tranquilo. 



Concordo com Alexandre Ometto que está faltando sorte ao São Paulo. A prova disso é o Aloisio contundir aos dez do primeiro tempo na quinta passada e o Osvaldo se contundir aos dez do primeiro tempo no domingo. E está bem engraçada a disputa PATO X CENI na rede social. Tem cada uma ! 

JUVENAL FAKE 



Com mais de 40.000 curtidas, um livro lançado, o Juvenal Fake no facebook está bombando. Até em transmissão na Radio Estadão o cara ta participando 

Também olha as últimas dele: 

Parabéns ao Luís Fabiano, que conseguiu jogar um jogo inteirinho sem ser expulso. Tamo junto.
Zebra nas duas semifinais.
Bem que o Palmeiras poderia disputar o troféu do interior, né?
Pai Juvenal informa: Atlético-MG 1x2 São Paulo. Nos penaltis, Rogério defende dois e faz o gol da classificação.
#PaiJuvenalNaoErra
Muito bonito esse uniforme do Bayern em homenagem ao uniforme vermelho do Tricolor.
Como eu alicio jogadores:
1- Crio o melhor CT do Brasil.
2- Ganho títulos.
3- Deixo os garotos ricos vendendo-os por preços absurdos para a Europa.
(via Guilherme Martins)
Juventude x Internacional será a melhor final de estadual do país. O famoso clássico JUVE-NAL.

JUVENAL REAL

A reação facial do presidente na preleção de Rogério Ceni, ledo engano, no jogo contra o Atlético, na primeira fase foi uma coisa de se parar para pensar. Fiquei impressionado com a atenção que ele ouvia e o nervosismo de torcedor que ele transpassava. 

Juvenal fez algumas bobagens neste último mandato mas tem seu nome marcado na história do Tricolor, doa a quem doer. 

NEYMAR FORA 



Será que Neymar estava começando a se despedir da torcida do Santos no jogo contra o Mogi?  A onda está muito forte. Imprensa mundial falando da ida dele para o Barcelona. Pessoas que fazem parte do mundo do futebol cravando que ele precisa ir embora. 

Eu há um ano atrás não achava mas agora tenho certeza que para o menino da Vila ter algum sucesso na Copa do Mundo de 2.014 tem que ter um parâmetro melhor de marcação. Pegar zagueiro tarimbado não a turma do Penapolense, Mirassol entre outros. 

ESPN BRASIL 

Todo mundo sabe da minha predileção pela ESPN Brasil. Acho que é o canal que eu mais assisto. 

Com João Palomino no comando executivo, José Trajano voltou mais para os comentários. Além do Pontapé Inicial, agora integra o Linha de Passe sempre, não esporadicamente. Antes do Linha de Passe, Juca Entrevista as 20h. 



E agora,   toda terça,  o programa Bola da Vez. Já enfrentaram a linha de frente do programa Paul Breitner, dirigente do Bayer de Munique e campeão mundial em 1.974 que cravou com todas as letras que Neymar tem que sair do Brasil, a polêmica entrevista de Alexandre Kalil, Paulo Autuori, técnico do Vasco e uma entrevista sensacional e emocionante de Walter Casagrande Jr. que fala do seu vício, do Corinthians, de quando foi são-paulino, da sua época na seleção da Rede Globo entre outros. 



Ontem assisti o impagável Edilson Capetinha. O cara contou várias histórias, das brigas com Marcelinho e Rincon, da embaixadinha, um deliciosa história com Evaristo de Macedo e as torcidas, Felipão, Copa de 2.002, entre outros. A entrevista virou quase um stand-up.

E toda terça a meia-noite, ESPN FILMES. Já passou Fiel, Soberano 1 e 2, Inacreditável a Batalha dos Aflitos, 100 anos do Internacional, a história de Maradona, etc...

Eu gosto da ESPN Brasil porque seus jornalistas discutem futebol de outra maneira. Não é chapa-branca, vai no cerne da questão. 

ZIZÃO TÁ LENDO 

Sensacional a paródia dos jogadores do Corinthians para a propaganda da Caixa.

Boa quarta de futebol a todos




Um comentário:

  1. Também acho que, fora Tite e Cuca, os técnicos nacionais pararam na década de 1980. E a ESPN é prato cheio pra quem gosta de futebol.

    ResponderExcluir