quarta-feira, 27 de março de 2013

50 anos de Quentin por Jahu




O Blog do Moraes comemora os 50 anos do diretor e roteirista Quentin Tarantino, completados hoje.

Quentin é um dos atores mais talentosos e premiados da nova geração. Dentre os clássicos que participou ou como diretor ou roteiro estão: Django Livre, Pulp Fiction, Bastardos Inglórios, Kill Bill, Prova de Morte, Jackie Brown, Cães de Aluguel, Drink para o Inferno, Assasinos por Natureza, Sin City, Amor a Queima Roupa entre outros. 



Ao invés de fazermos uma matéria sobre os filmes do Quentin, o  Blog pegou a opinião de jauenses fãs do cara.

 Confira:

 Alexandre Lazzari



Filme favorito: Pulp Fiction



Ator/Personagem favorito: Uma Thurman, Mia Wallace

Canção favorita que está na trilha dos seus filmes: Chick Habit em Grindhouse: Death Proof


Diálogo Inesquecível: Ezequiel 25:17 em Pulp Fiction




Comentários livres sobre Quentin:

A esperteza em resgatar e utilizar boas músicas e geralmente desconhecidas pra posteriormente associarmos o som com o SEU filme, os diálogos minuciosamente construídos e uma narrativa fudida. eu acho que isso resume o cara.

André Denadai



Filme: Pulp Fiction



Personagem: Jules Winnfield personagem de Samuel L. Jackson em Pulp Fiction, gosto dele pelo fato de ser um assassino que cita passagens bíblicas antes de matar suas vítimas.

Música: Twisted Nerve (Bernard Herrmann) é aquele assovio de Kill Bill



Diálogo: É um diálogo entre Elle Driver personagem de Daryl Hannah e Budd, personagem de Michael Madsen, em que ela explica os malefícios de uma picada da cobra mamba negra, logo após ele ser picado por uma.





Comentários livres sobre Quentin:
Tudo o que o cara faz se torna cult e pop. Seus roteiros prezam pela originalidade. Na minha opinião Jackie Brow e À Prova de Morte, são seus filmes mais fracos, mas mesmo assim muito a cima da média. Tarantino, não faz só filmes, mas faz homenagens ao cinema, como fez aos filmes de artes marciais com Kill Bill e aos faroeste spaghetti com Django Livre. 



Tarantino brincou com a História, ao realizar Bastardos Inglórios e "matar" Hitler de uma forma diferente. E um cara que não se leva a sério e por isso pode ser original e inventivo. Sem dúvidas um dos melhores diretores e/ou roteiristas da atualidade.

 Bruno Marcel Perlatti



Filme: Cães de Aluguel



Ator/Personagem: Mr. Blonde,

Canção:Urge overkill Girl you'll be a woman soon,



Diálogo: Dialogo entre Mr. White e Mr. Blue: -" Vc vai ficar latindo a noite inteira como um poodle ou vai morder? - Como é que é?"




Comentário livres sobre Quentin:
Quentin é um estilo de filme diferente, e nada que vc espera de um filme acontece, tudo é inesperado!

Carolina Chamaricone



Filme favorito: é muito difícil escolher um, os mais recentes Django Livre e Bastardo Inglórios são sensacionais, Cães de Aluguel é fantástico, porém ainda fico como o meu favorito, Pulp Fiction.

Ator favorito: Michael Madsen Personagem favorito: John Travolta (Vincent Vega) e Uma Thurman (Mia Wallace) em Pulp Fiction.



Canção favorita: Sem sombra de dúvidas “Girl, you’ll be a woman soon”.

Diálogo inesquecível: em diria a cena em si, que foi no filme Cães de Aluguel, que Mr. Blond (Michael Madsen) amarra um policial na cadeira, liga o rádio e começa a tocar “Stealers wheel - stuck in the middle with you”, outra música fodástica, e Mr. Blond começa a dançar e decepa a orelha do policial. O diálogo nessa parte é pouco, mas a cena inesquecível.

Comentários
Tarantino: Motherfucker


Você já matou alguém? Assaltou? Roubou um carro? Usa drogas regularmente e comete os mais insanos atos de violência que foge do limite socialmente aceitável? Não? É porque cenas memoráveis como essas ficam por conta dos filmes de Quentin Tarantino, um grande diretor e mestre do cinema dos últimos tempos.
Tarantino ganhou seu espaço no tapete Americano por seus filmes “sujos”, onde a violência é o prato principal, acompanhado pelas drogas e palavrões “a la vonté”.



De uma essência tanto quanto peculiar, suas produções são divertidas e prazerosas, compostas por diálogos inteligentes e afiados, cenas marcantes e personagens ensandecidos. Seus filmes também possuem uma trilha sonora contagiante, ritmos famosos misturados com músicas desconhecidas dão um toque diferencial e, com muita criatividade, ele cria suas histórias em um mundo paralelo

Uma sessão Tarantinesca é sempre uma boa pedida para aqueles que apreciam um bom filme inteligente de ação e com um “toque” a lá de especial.

Carolina Ustulin



Filme favorito:- Pulp Fiction

Atriz/Personagem - Uma Thurman



Canção favorita: - Girl, You'll be a Woman Soon

Díalogos: eita... um dialogo certo nao lembro, mas gosto das msgens subliminares q tinham entre alguns dialogos nesse filme!!


Daniel Esteves



Filme favorito: Pulp Fiction – Tempos de Violência.

Personagem favorito: Jules Winfield, encarnado por Samuel L. Jackson, em Pulp Fiction – Tempos de Violência, mas ganha por muito pouco do Coronel Hans Landa, do apenas bom (mas idolatrado por muitos) Bastardos Inglórios e do Dr. King Scultz, do quase excelente Django Livre.



Canção favorita: Girl, You’ll be a Woman Soon, de Neil Diamond, presente na trilha sonora de Pulp Fiction – Tempos de Violência.

Diálogo inesquecível: “___ Você sabe como eles chamam um Quarteirão com Queijo em Paris? Royale with cheese. Isso é por conta do sistema métrico”. Individualmente, é um diálogo bem vazio (assim como 90% dos diálogos nos filmes roteirizados por Tarantino aparentemente (disse, aparentemente) o são), mas que, no contexto da obra, ilustra a total paz de espírito de um gangster que está para cometer uma chacina com a mesma naturalidade que um padre faz o seu sermão.



Comentário sobre Quentin Tarantino:
 Durante os anos 90, da mesma forma que, na Música, uma banda de rock independente (Nirvana) assumiu a ponta, no Cinema, as produções independentes também ganharam a vez e o grande ícone daquela leva foi, inquestionavelmente, Quentin Tarantino. Ícone este que, numa época em que a Sétima Arte parecia caminhar por uma viela niilista artística, completamente sem rumo e sem propósito, passou a utilizar-se de sua cultura cinéfila em prol de uma tendência revisionista altamente retrô, onde gangsters, pin-ups, características marcantes do blaxpotation e, principalmente, muita cultura pop, unir-se-iam com o escopo máximo de saciar a pretensão de um cineasta que parecia desejar criar filmes que ele próprio gostaria de ter assistido quando mais jovem.


Tal saudosismo, somado a diálogos extremamente bem elaborados sobre o nada (mas muito fortes se analisados no contexto da obra), um conhecimento técnico de direção sempre disposto a criar exercícios de estilo de linguagem cinematográfica e um gosto musical mais do que afiado, fazem do, agora “cinquentão”, Quentin Tarantino, um dos grandes nomes do Cinema atual e a indiscutivelmente maior referência do Cinema noventista.

Emerson Baccaro



Filme favorito:  Bastardos Inglorios



Ator: Christoph Waltz (Bastardos Inglorios)

Personagem favorito: - Pai Mei (Kill Bill)



Canção: não tenho nenhuma

Dialogo inesquecivel - Cena do cinema em que a grande atriz, Bridget Von Hammermark (Diane Krueger) apresenta Aldo Raine e seus "amigos" do cinema, ao coronel da SS, Hans Landa (Christoph Waltz). Interessante a confusão com o idioma.





Ainda não assisti o Django Livre, então a avaliação não é tão completa.

Enzo Spanghero



 Filme favorito: - Pulp Fiction

Ator/Personagem favorito: Julius (Samuel L Jackson - pulp fiction)

Canção favorita que está na trilha dos seus filmes: Bang bang (my baby shot me down) - kill bill



Diálogo Inesquecível:  Discurso de Julius citando trecho na biblia de Ezequiel, antes de matar capanga de Marcellus Wallace.

Comentário livre sobre Quentin:  Igualmente sádico e engraçado, que o leva fazer filmes geniais.

Fernando Lazzari



Filme favorito: Pulp Fiction

Ator/Personagem favorito: Uma Thurman, a noiva de Kill Bill. O personagem é fantástico e o trabalho de Thurman sensacional!



Canção favorita que está na trilha dos seus filmes: Hold Tight do filme À Prova de Morte. Jungle Julia nos ensina quem foram Dave Dee, Dozy, Beaky, Mick & Tich. Ouça no volume máximo, balançando a cabeça!

Diálogo Inesquecível): Mr. Brown tentando explicar o sentido da música "Like a Virgin" da Madonna, no começo do filme Cães de Aluguel.




Comentários: Parabéns pelos 50 anos Quentin! Que você simplesmente continue a fazer filmes! Nós agradecemos!...e muito!


Giovani Perlatti



Filme favorito: Pulp Fiction

Ator/Personagem favorito: Sr. Wolf interpretado pelo ator Harvey Keitel



Canção favorita: era a tensa "Miseriou" (Dick Dale) do Pulp Fiction, agora é "I Got a
Name (Jim Croce) do Django Livre



Diálogo Favorito:

Em Pulp Fiction, Mr. Wolf com o neurótico Jimmie (interpretado por Tarantino). O sagaz “resolvedor de problemas” promove uma serie de questionamentos perfeccionistas sobre os horários de chegada e costumes da esposa de Jimmie e intercala com perguntas cômicas como “você tem café aí?” enquanto eles resolvem o problema do corpo sem cabeça no carro. A anotação que abre o bloco de anotações de Wolf é a melhor “One body, no head”.




Comentário: Além da genialidade sádica, o que me chama muito atenção nos filmes do Quentin não é só o grau de crueldade das cenas violentas, mas os elementos do cinema rudimentar, como a cena de John Travolta injetando heroína no carro. Nota-se que o carro não está em movimento, apenas o cenário nos vidros. A divisão da história também pode soar maluca a princípio, mas quase sempre a costura feita pelas partes do filme ganham nexo no final. O mais impressionante é que ele é um gênio autodidata.


Jack Kakoi



Filme favorito: Bastardos Inglórios
Ator/Personagem favorito:Christoph Waltz (bastardos inglórios )

Canção favorita:Willy DeVille - It's So Easy (Grindhouse: a prova da Morte)



Diálogo Favorito: Eu amo como você diz "fuck" (Grindhouse: a prova da Morte)

Comentários sobre Quentin: Eu gosto muito dele como diretor, e das ideias e dialógos que ele cria em seus filmes, que são verdadeiras obras-primas, porem há quem ame e quem odeie o Tarantino, mas acho que é essa visão dele que faz toda a diferença.


José Vicente Bollini



Filme: Bastardos Inglórios " Sem duvida alguma"



Ator/Personagem: Christoph Waltz / Coronel Hans Landa da SS

Canção: " Girl, You´ll be the woman soon, Urge Overkill " Pulp Fiction e David Bowie: Put out fire with gasoline/ Bastardos inglórios tb

Diálogo: No filme Bastardos inglórios, eles estão no cinema da Personagem Shoshanna, e o Coronel Hans Landa, no momento que chegam os 3 bastardos fantasiados de atores italianos, junto com a Espiã Alema Bridget Von Hammesamark, e o coronel pergunta o nome dos caras. É Hilariooooo!! O Aldo Raine (Brad Pitt), que se passa pelo italiano na cena como Enzo Gorlomi, o Urso Judeu fantasiado de Antonio Margaretti e o outro nego la que se chama Dominik de cocco. Quando a alemã apresenta os caras, o Brad pitt ja solta um Bon Giorno, sendo que é noite! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e depois um Grazie bem nos estilo texano, caipira dos EUA. Depois pergunta o nome dos caras e eles respondem em italiano maldito e com total sotaque. Pra mim a melhor dialogo do filme e um dos que mais ri em todos os tempos.

Comentário: Simplesmente o mais radical e inovador diretor de cinema de Hollywood!!! O cara é fera demais. Fazendo filmes em capítulos, da um ar de bagunça na história. Mas que se entrelaçam fortemente e com um final aterrador. Filmes perfeitos.


Juliana Bessi



Filme favorito: Pulp Fiction

Ator/Personagem favorito: Uma Thurman, interpretando Beatrix Kiddo em Kill Bill.

Canção favorita que está na trilha dos seus filmes:
Difícil escolher uma só hein?! Fico com a trilha sonora completa do filme Assassinos por Natureza que tem Nine Inch Nails, Leonard Cohen, Bob Dylan e Patti Smith.



Diálogo Inesquecível:
O do início de Bastardo Inglórios, entre o coronel nazista e um agricultor francês judeu, onde o coronel utiliza-se de uma metáfora interessante entre um rato e um esquilo pra “explicar” a repulsa do nazistas em relação ao judeus.



Algum comentário livre sobre Quentin

Sou suspeita porque ele é o meu cineasta preferido. Me encanta a peculiaridade das histórias, a inteligência dos diálogos (que é coisa cada vez mais escassa nas produções), as abordagens à violência e claro, os banhos de sangue. Cinema de arte, pra quem gosta de arte.

 Luciano Penedo



Filme favorito:

Difícil de responder, mas acredito que nenhuma das perguntas será fácil...rs
Gosto muito de praticamente todos os filmes do Tarantino, mas acho que ficaria com seu primeiro filme oficial: Cães de Aluguel (Reservoir Dogs) de 1992. Um filme simples, sobre um roubo que deu errado! 90% do filme se passa dentro de um barracão, e você nem vê o tal roubo acontecer...rs...isso é Tarantino!!!



Ator/Personagem favorito:
Tarantino é conhecido por tirar atores esquecidos do limbo e os levarem novamente ao estrelato, as escolhas de elenco do diretor são sempre impecáveis! Como ator, vou ficar com Samuel L. Jackson, presente em diversos filmes do diretor.



Em meio a vários personagens inesquecíveis, fico com o caçador de judeus de Bastardos Inglórios, o Coronel Hanz Landa, interpretado pelo ator austríaco Christoph Waltz, que ganhou Oscar de melhor ator coadjuvante por esse papel e que, recentemente, foi novamente premiado em Django Livre, o mais recente filme de Tarantino.


Canção favorita que está na trilha dos seus filmes:

As canções nos filmes do Tarantino têm forte ligação com as cenas, e vice-versa. Já li entrevistas onde o diretor admite criar cenas e diálogos já pensando nas músicas que serão a trilha sonora daquele momento.

Mas, apesar de gostar de muitas cenas, e suas músicas memoráveis, fico com a dança sensual da personagem Butterfly (Vanessa Ferlito) feita para o protagonista Stuntman Mike (Kurt Russel) no filme Prova de Morte (Death Proof, 2007) embalada pela canção “Down in Mexico” do The Coasters. SENSACIONAL!!!!

 

 


Diálogo Inesquecível:

Todos os filmes do cara têm, pelo menos, meia-dúzia de diálogos inesquecíveis, aliás, isso é uma das coisas que eu mais admiro no trabalho desse diretor.

Num simples diálogo informal e divertido, como uma conversa de bar, Tarantino nos apresenta seus personagens, com suas características, manias, seus propósitos e motivações. Sempre com diálogos inteligentes, sarcásticos e bem-humorados, além de carregados de referências pop.

Fico com um dos diálogos de Cães de Aluguel na qual o chefe da quadrilha distribui os nomes para cada um dos bandidos, baseado em cores (Mr. White, Mr. Brown, Mr. Pink, Mr. Blue, Mr. Orange e Mr. Blonde). Ali, você acaba conhecendo muito da personalidade de cada um dos bandidos, numa simples discussão sobre cores!!!

Algum comentário livre sobre Quentin



Sou fã declarado de Quentin Tarantino, um diretor e roteirista da minha geração, e que faz filmes pra si mesmo, dirige com maestria seus próprios roteiros, reverenciando o cinema antigo clássico, mas sempre inovando com elementos novos e ousados! Com uma filmografia relativamente curta, ele se tornou um dos principais diretores em atividade, e conquistou respeito entre os figurões de Hollywood.

Enfim, um cara que ama a música, já trabalhou em locadora de filmes e que foi muito, MUITO, ao cinema, por isso, sabe muito bem o que está fazendo...e a gente agradece!



Marcela Alonso Marolla



Filme Favorito: Pulp Fiction e Bastardos Inglorios

Atriz: Uma Thurman, tanto como Mia Wallace qanto como Beatrix Kiddo


Canção: Son of a Preacher man e Girl, You´ll be a woman son - ambos do Pulp Fiction


Diálogo: Tem muitos, mas aquele em que o John Travolta e o Samuel L Jackson estão no carro, falando sobre Paris e o Royale with Cheese do Mc´Donald´s....muito engraçado - Pulp Fiction

Comentários: O cara é genial, queria ser amiga dele!

Nicole Spanghero



Filme: Pulp Fiction - Tempo de Violência

Ator Preferido/Personagem: destaco 3, pode? John Travolta como Vincent Veja, Samuel L. Jackson como Jules Winnfield e Uma Thurman como Mia Wallace

Canção Favorita: Son of a preacher man

Diálogo Inesquecível: tem mtos inesquecíveis nesse filme! o que me veio na cabeça primeiro foi aquele em que Jules Winnfield e Vincent Veja invadem o apartamento de uns carinha no começo do filme...

Mas o de Mia Wallace e Vincent Vega saindo pra jantar tb é mto bom! Desde a hr que ele chega na casa do chefão (Marsellus Wallace) para busca-la, até o trajeto, até o jantar..rs




Comentários: Ele é original, ácido, violento, engraçado, doido, tudo isso ao mesmo tempo. E as trilhas são geniais 


Paulo Resende

Filme: Pulp fiction



Ator Preferido/Personagem: John Travolta

Canção Favorita: Bang Bang

Diálogo Inesquecível: As musicas e os olhares sao melhores que os diálogos... Dialogo bom é do Rambo: Cel Trautman: " - como vc vai viver? Rambo " - Dia a dia..."



Comentários:  Um cara estranho

Rafael Martins Primo



Filme: Um Drink No Inferno



Personagem: Richard Gecko

Musica: Stuck in the Middle With You ( caes de aluguel)



Dialogo: quando Vicent (John Travolta) e Jules (Samuel L. Jackson) conversam sobre o Quarterão e sobre até que ponto uma massagem nos pés pode ser sensual e, em seguida, protagonizam uma das cenas brutais do filme. (Pulp Fiction)


Comentário: É complicado escolher apenas um filme do Quentin,e impossível assistir uma vez apenas seus filmes, O que sempre me surpreendeu foram seus filmes e seus roteiros não-lineares, diálogos memoráveis e o uso de violência que são demais !! O que falar dos Kill Bill !!! Só espero que o Quentin Tarantino faça mais 50 anos !!e nos de muitos mais filmes !!!




Roberto Rodriguez



Filme Favorito: Death Proof, A Prova de Morte.

- Ator/ Personagem favorito: R: Elle Driver/California Mountain-Snake, interpretada pela Daryl Hannah em Kill Bill Vol.1 e 2.



Canção favorita que está na trilha dos seus filmes.
Down in Mexico - The Coasters, rock delicioso trilha do Death Proof.

Diálogo Inesquecível
Dialogo da perseguição final do Death Proof.
Kim: Ah, eu não posso deixar você ir embora sem bater nessa sua bunda... só...
Abernathy: Kim?
Kim: ...mais uma...
Zoë: Uhmm, Kim?
Kim: ...VEZ!




Algum comentário livre sobre Quentin.


Acho que o Quentin Tarantino assim como meu xará Robert Rodríguez além de amigos pessoais, são diretores que tiveram uma maturação muito boa com o melhor dos filmes setentistas e oitentistas, eles sabem exatamente o que resgatar do estilo clássico, seja terror trash, drama ou ação, e o melhor, sabem onde melhorar e quais pontos ultrapassar, vida longa ao mestre.

Val Ribeiro



Filme favorito: Cães de Aluguel

Ator/Personagem favorito: São dois Personagens: a noiva de Kill Bill, Beatrix Kiddo (Uma Thurman) e Vincent Vega de Pulp Fiction (John Travolta)

Canção favorita que está na trilha dos seus filmes: Stuck The Middle With You (Stealers Whell) de Cães de Aluguel


Diálogo Inesquecível:

Mia e Vincent na lanchonete (Pulp Fiction)
"_Não odeia isso?
_O quê?
_Os silêncios que incomodam. Por que temos que falar de idiotices para nos sentirmos bem?
_Não sei. É uma boa pergunta.
_É assim que sabe que encontrou alguém especial. Quando pode calar a boca um minuto e sentir-se à vontade em silêncio.”



mas tb adoro a cena de cães de aluguel onde eles discutem sobre seus nomes, mr orange, black, etc...
e os dialogos com o pai mei se quiser tb incluir ai a melhor cena, é a cena do Michael Madsen cortando a orelha do policial no filme caes de aluguel

Algum comentário livre sobre Quentin:

Inovador, ousado, desde seu primeiro filme unindo perfeitamente violência, humor negro e diálogos fortes. Sua evolução é notória, o filme Django mostra o quanto ele amadureceu como diretor, sem perder sua essencia critica e a tendência a cenas fortes e violentas.













Nenhum comentário:

Postar um comentário