sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

México por Alessandro Silva e Leandro Passos


O Blog do Moraes traz um relato muito bom sobre o México do ponto de vista de dois jauenses que visitaram o país dos dias 08 a 28 de dezembro.

Confira:


                               México por Alessandro Silva e Leandro Passos



O México é um país que poucos conhecem como deveria ser conhecido. Muitas vezes é apresentado na mídia com uma perspectiva deturpada, que mostra apenas os problemas e/ou tragédias.

Ouvimos relativamente pouco do que este representa, quando na verdade, há muitos aspectos “importantes” relacionados com sua história e cultura. A começar pela colonização, que nos faz entender grande parte da nossa história, enquanto continente americano. Curiosidades e até influências da nossa colonização também ibérica.

Cidade de Palenque onde ficam ruínas do templo Maia

 Durante a viagem, tivemos a oportunidade de conhecer vários povos e culturas diferentes, como os descendentes de Astecas, Zapotecas, Maias e etc., cada um com seus costumes e características.

Monte Alban

Observar alguns aspectos cotidianos, rituais e trajes típicos, além, é claro, das ruínas, que nos faziam imergir no mundo onde esses povos viveram até a chegada do europeu. Isso trazia um sentimento estranho... algo como um tipo de saudade do que não se viveu, e um desejo enorme de conhecer melhor a historia do povo que viveu naquele lugar.

Palenque

Musicalmente falando, o México é um país de uma riqueza incrível! Em cada restaurante que passávamos haviam grupos de mariachis tocando músicas tradicionais, nas praças haviam grupos de Jazz... Tudo de altíssima qualidade! Mas como nem tudo é perfeito, era um pouco decepcionante ouvir “tche tcherere tche tche” em clubes e bares.



Em relação às pessoas, especialmente ao sul do México que é por onde estivemos a maior parte do tempo, toda a população tem traços indígenas, quase sempre baixa estatura – O que nos fazia parecer “gigantes” perto deles. As mulheres não são portadoras de uma beleza que chame atenção como as brasileiras, com raras exceções. 



O povo mexicano também é bem receptivo e caloroso, como talvez já esperássemos de um povo que se assemelha ao nosso em termos de dificuldades e lutas diárias. Por exemplo, era comum pedir informações sobre um hotel ou restaurante e ser levado até a porta do estabelecimento. Pareciam sempre bem dispostos e demonstravam gostar de nossa presença em seu país. O entusiasmo era ainda maior quando a intenção era vender alguma coisa.



Outro ponto forte do país, mundialmente conhecido e bastante diferente: Comidas típicas. A princípio parece bastante estranho, como o no café da manhã tradicional, por exemplo: Feijão batido (semelhante ao tradicional “Tutu de Feijão”), ovo, MUITA PIMENTA, café e pão. O almoço era mais comum, havia arroz e carnes típicas, além de especiarias como grilos fritos. O engraçado é que a comida não é tão apimentada quanto sua fama - no geral é agridoce, e você pode por pimenta a vontade!

Falando na comida mexicana, um costume comum nos restaurantes mexicanos é servir “a tequila da casa” após as refeições. Pudemos provar os mais variados tipos da bebida que leva o México para todos os cantos do mundo, inclusive derivados da sua matéria prima, como o mezcal e o licor de agav. Descobrimos também a maneira correta de se tomar tequila – primeiro o shot e depois o limão com sal!



Conhecer comidas típicas, fatos, histórias e curiosidades de um povo que apesar de suas diferenças e problemas sociais, como violentas guerras civis entre facções e governo, dentre outros... E ainda assim se demonstrar um povo alegre, nos proporciona estabelecer relações com a realidade de nosso país, que muitas vezes é bem semelhante, e com nós mesmos. Repensar nossos conceitos e modos de encarar determinadas situações na vida.



Enfim, com toda certeza voltaríamos para o México! Ainda há muitas coisas a serem vistas, como ruínas, cidades e museus que não pudemos visitar nesta primeira viagem, cada um com seu espaço na história. Recomendo a todos que tiverem uma oportunidade!

Água Azul - perto de Palenque

Cancun

Teotihuacan



Nenhum comentário:

Postar um comentário