quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

MAS CHEGOU O CARNAVAL EM JAÚ....



E ai amigos, tudo bem?

Estamos nos preparando para passar o Carnaval 2.013 em Goiás. Juntamente com a família de Ibraim Matar. No roteiro, Pires do Rio – Ipameri - Goiânia – Caldas Novas.

No final das contas e tendo em vista que vivo da balada, o Carnaval virou uma hora para poder fugir um pouco do agito noturno. Cervejinha, churrasquinho mas sem agito de balada.

Lembro-me tão bem dos carnavais no Centro da cidade na década de 80. Morava na Rua Santo Antonio, um quarteirão atrás do Forum. Morei por 20 anos lá, de 1.979 até o ano 2.000. Hoje é uma casa de repouso do Hospital Amaral Carvalho.



De lá, partia a pé para a esquina da Rua Major Prado com a Rua Amaral Gurgel, mais precisamente no Bar do Vinício com a minha bisnaga de água na mão preparada para a “guerra” com os amigos.

Além dos Blocos que por lá percorriam, aquela esquina era muito marcante para mim. Como sou filho de pais separados, o Carnaval no Centro era o momento em que minhas duas famílias se encontravam, os sobrinhos da minha mãe da parte de Gomes dos Reis e de Amaral Carvalho e os primos do meu pai da parte da família Galvão. Para mim que sempre ficava ou com uma ou com outra família, no Carnaval no Centro era o momento em que as famílias ficavam juntas.

O Carnaval no Centro juntava todas as famílias, os amigos de escola, os primos de fora. Um grande encontro anual.




Aí nos anos 90, a onda era o Carnaval do Caiçara.

Depois do centro, clube !!



Poucas pessoas viajavam, elas voltavam para Jaú. Era tradicional o pré-carnaval do Jahu Clube Campo e muita gente nas quatro noites e duas matinês do Caiçara Clube. Além do Caiçara, Palmeirinhas tinha quatro noites e o Aero virava um furduncio.




O tempo foi passando, o Carnaval no centro acabou, os bailes no Clube foram se esvaziando. Os blocos praticamente foram se extinguindo, os desfiles foram para  Dr. Quinzinho e tomaram uma conotação de carnaval do Rio de Janeiro.

E mais pra frente os desfiles acabaram e o carnaval virou um baile de axé dentro do Kartódromo. Era a idéia de confinamento dos dirigentes culturais dentro de um recinto.




Em 2.009 aceitei o desafio junto com André Galvão de voltar o Carnaval para o Centro de Jaú. Por dois anos fizemos os desfiles por lá. No desfile de blocos, uma verdadeira festa democrática. Bairros como Jd Maria Luiza IV (Império do Maria Luiza), Corredores do Samba do Padre Augusto Sani, a Unidos  Vila XV, Santo Antonio com o Corinthinha, o Bloco do Cila Bauab, Distrito de Potunduva Jardim América com a Amukenguê, grupos culturais como Epifania e Circênico e várias comunidades no Patrimônio do Brasil. 




O Bloco do Centro vinha com integrantes dos blocos de clubes como Estudiantes, Caiçara, Jahu Clube  e do próprio centro da cidade dos anos 70 e 80. E a Bocada fazia com que universitários que moram fora ficassem e passassem o Carnaval na cidade de novo.

Os desfiles eram totalmente familiares. 

Lembro-me que no ano de 2.010, a equipe estava elaborando um convênio de oficinas que permeariam mais de 30 bairros na cidade. Dentre essas oficinas, era de percussão na Vila XV, de construção de instrumentos, figurino de Carnaval entre outros. A própria sociedade se preparando para produzir seu carnaval sem precisar recorrer a profissionais e fora. Mas infelizmente a Secretaria de Finanças não permitiu a celebração.



Neste ano, o atual prefeito Rafael Agostini infelizmente ficou sem poder fazer o Carnaval pela herança financeira deixada pelo antecessor.

Torço muito para que a atual administração, representado na área por Hamilton Chaves, retome as  festividades do Carnaval.

A Cultura tem que ser tratada como ela deve ser, pois tem o mesmo poder de transformação da sociedade tal qual o Esporte e a Educação.

E o Carnaval nada mais do que é a maior manifestação cultural do país.  




Esse vídeo o nosso amigo Rafael Maia, fez para o Carnaval de 2.009, onde fizemos uma exposição de fotos na Galeria Henrique Pacheco !! 

O filme no começo é uma loucura e as fotos históricas !!! Grande Rafa Maia !! 

Eu tentei incluir o video mas não consegui. Então estou colocando o link do facebook de André Galvão, então Secretário de Cultura na época: 



Entre hoje e amanhã farei um roteiro do Carnaval da cidade neste ano de 2.013

Nenhum comentário:

Postar um comentário