quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Gonzagão 100




Há uma semana atrás, no dia 13/12, o grande Luiz Gonzaga completaria 100 anos de vida. 

Com a correria da vida, o blog acabou não preparando nada na semana passada para homenagear o Velho Lua. 

Gonzagão está no mesmo patamar dos monstros da MPB. Tá na mesma linha de importância que Pixinguinha, Tom Jobim e Vinicius de Moraes. 



Mostrou para o mundo o baião, o forró, o xote e o xaxado. Através dos ritmos, das melodias e harmonias popularizou as festas juninas e os pé de serras e mostrou para o país a tristeza e dificuldades do povo nordestino. 

Compôs Vida de Viajante, Sabiá, Baião, Baião da Penha, Sala de Reboco, Xote das Meninas, Óia eu aqui de novo, Olha Pro Céu, Qui Nem Jiló Pau de Arara, Olha a Pisada,  Riacho de Navio, Vem Morena e fez uma das músicas conhecidas do Brasil - Asa Branca. 



O som do Luiz Gonzaga despertou para mim quando vi o show de Dominguinhos na última EXPO-Jaú no Kartódromo. 

Lembro-me que tinha pouca gente e o show de Dominguinhos, além de me despertar para a obra do próprio Domingos de Morais, fez com que eu conhecesse e começasse a me interessar pelo Gonzagão.

Mais do que Gonzaguinha, filho de Gonzagão e com relação conturbada com o pai, Dominguinhos foi o grande afilhado musical do Lua e depois da morte dele em 1.989, o representante de Luiz Gonzaga no estilo



Os músicos de Jaú também me apresentaram o Velho Lua. Dudu Galvão foi um deles. Sempre tocava e toca o Rei do Baião nas festas e nos bares. Dudu preparava medleys com vários sons de Luiz Gonzaga. 



E na verdade, eu me rendi ao Gonzagão quando o Gil gravou a trilha sonora do Eu Tu Eles e posteriormente    gravou aquele ao vivo São João Vivo com os clásssicos de Luiz Gonzaga.



No dia 13 de dezembro, o Brasil inteiro se rendeu a Luiz Gonzaga. Emissoras fizeram programas especiais, Jornal Nacional fez matéria grande com Exu (cidade natal de Gonzagão) no dia,  nos canais fechados programação extensa com documentários, shows, obras, referências... 

E por aqui, tirando o Espaço União que fez um tributo com Betinho em novembro, nenhum evento relativo ao centenário de Gonzagão. 

Os comandantes atuais  da cultura perderam uma oportunidade de fazer uma grande homenagem a Luiz Gonzaga na programação de Natal. Uma pena. 

Não se pode passar batido. Até eu deveria ter feito algo no Santinho 

O Bar do Gallo todo sábado promove um forró com o Trio Caruá que tem como base do repertório Luiz Gonzaga. Bati um papo com o líder do grupo Gustavo Moreno em junho. O Trio Caruá tem o sobrinho-neto do Gonzagão na formação. 

Veja a conversa 



E Viva Gonzagão !!!  Abaixo os meu dois sons preferido dele - Vida de Viajante e Qui Nem Jiló






Nenhum comentário:

Postar um comentário