domingo, 2 de setembro de 2012

Ninguém sabe o duro que eu durei



Semana passada fiz um texto sobre os ídolos pops dos anos 60. 

Citei Wilson Simonal e o documentário Ninguém sabe o duro que eu dei. Coincidentemente hoje passou no Canal Brasil e assisti de novo.

O documentário retrata a vida de Wilson Simonal no seu auge nos anos 60 e começo dos anos 70 e seu total ostracismo social.

O doc tem depoimentos de Chico Anisio, Miele, Boni,  Nelson Motta, Jaguar, Ziraldo, Ricardo Cravo Albin, Toni Tornado, Pelé, Artur da Tavola, Sergio Cabral, etc.  Depoimentos tocantes da família, Simoninha, Max de Castro e a segunda esposa do Simonal e de Raphael Villani, o contador dele envolvido na ponta do iceberg da história que fez o artista cair no ostracismo.

É um dos melhores documentários de música que já vi. Em depoimentos,  Ziraldo e Chico Anysio dizia que encontrava ele tomando cafezinho no boteco da frente da TV Record. E no auditório todo mundo cantando a música de Simonal. Um dos maiores comunicadores no palco, o cara saía do auditório tomava um cafe no botequim da frente e voltava para o show, e a platéia não parava de cantar.

As cenas dos shows são chocantes. Sergio Mendes tinha ganho um Gramy e fez um show no Maracanãzinho. Simonal abriu o show e simplesmente arrebentou. O show teve que ser interrompido porque a coisa ia ficar feia para o Sergio Mendes. Chico dizia que ele falava - "Agora os 15 mil da direita, agora os 15 mil da esquerda".




Ele tinha tudo e por um caso mal explicado perdeu tudo. Simonal conquistou o Brasil, o mundo e antipatias. Quando acusado de ser delator da classe artística na ditadura, as pessoas não tomaram partido, não  fizeram nada. E segundo Boni, quando ele morreu,  muita gente se arrependeu de não ter feito nada.

É comovente a segunda esposa contar que ele ficava assistindo escondido os shows dos filhos para não prejudicar a carreira deles e falava "Eu nao existo na história da  música brasileira". Triste.

Não vou contar mais. Vejam o trailler que cita partes bem importantes do documentário, mas por favor, assistam, baixem ele porque é simplesmente arrepiante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário