terça-feira, 26 de junho de 2012

Gil 70 anos


O Blog do Moraes tem o imenso prazer de homenagear um dos maiores músicos do Brasil e do mundo – Gilberto Gil.

Na   minha opinião, Gil é o maior artista do Brasil.

Músicas como Punk da Periferia, Palco (a versão do Quanta ao vivo), Estrela, Lamento Sertanejo, Domingo no Parque são as minha preferidas.

Vi três shows dele. Em 1.993, no Flávio de Mello, show que  que me despertou total para obra do compositor. 
Em 1.997, junto do meu grande irmão Rodrigo Galdino vi um dos que mais me emocionaram. Foi em  Bauru com a participação especial de Mario Lago. Mario recitava um poema sobre a paz e quando acabou, Gil começa a cantar a música A Paz. E depois teve um Aquele Abraço com Mario Lago sentado sacudindo uma caixinha de fosfóro. Simplesmente chocante.  

Depois de um mês, vi o mesmo show em Jaú. Foi a turnê Quanta Gente Veio Ver. Se você puxar o encarte está lá marcado estes dois shows.

Hoje, dia 26 de junho, no exato dia que se completa 70 anos de vida, o Blog traz depoimentos de pessoas que apreciam a obra do mestre Gilberto Gil.

Divirtam-se:


Dudu Galvão



Música preferida

Eu não saberia dizer qual é a melhor música ou quais são as melhores músicas, nem tampouco qual ou quais eu mais gosto. Vou citar duas, que não são propriamente as que mais gosto, mas que tiveram grande importância, que são Domingo no parque e Cálice (composta em parceria com Chico Buarque). 



Com a primeira ele despontou no cenário nacional no Festival de Música da Record de 1967 e com a segunda, considerada subversiva, ele combateu o regime militar, mesmo após voltar do exílio em Londres.

Disco preferido



O Melhor disco, na minha opinião, pelo número de sucesso que contém é Raça Humana de 1984. Olha só o que tem nele:  Extra II "O Roque Do Segurança", Feliz Por Um Triz, Pessoa Nefasta, Tempo Rei, Vamos Fugir; A Mão De Limpeza, Indigo Blue, Vem Morena e A Raça Humana.



Show do Gil

Fui a 3 shows dele. O primeiro e mais marcante foi na “Praça da Paz” em SP, em 1989. Teve abertura de uma Banda muito legal, que não me recordo o nome, que tinha a Marisa Orth como vocalista e no Show do Gil, com duração de quase 3 horas, teve a participação de Jorge Mautner com seu violino. O show foi numa tarde de sábado, ensolarada, não estava lotado e todo mundo ficou no gramado da praça. Foi muito bom. Embora tenha assistidos a shows de bandas internacionais famosas, acho que esse show do Gil foi o melhor que já vi. Muito tempo depois vi o show do disco Quanta em Bauru. Menos de 1 mês depois assisti novamente em Jaú.

Gil por Dudu Galvão

Gil chegou arrebentando no festival da Record de 1967 ao lado dos Mutantes, com Domingo no Parque. A partir de então, tornou-se uma das figuras mais importantes do cenário musical brasileiro. Ao lado de outros músicos como Caetano Veloso, participou do movimento conhecido como Tropicália, que revolucionou completamente a música brasileira. Gil também teve seu papel no combate ao regime militar. As canções do Gil, como as do Caetano e do Chico, possuem letras e melodias fantásticas.



 Mas o diferencial do Gil é que ele faz isso com muito ritmo e muito astral. O som dele não envelhece e contesta aquela figura do banquinho e do violão comumente atribuída aos artistas da MPB. Gil é festa, é dança, é swing. Desde que comecei a me apresentar em bares e festas, as músicas do Gil ocupam a maior parte do meu repertório. É, sem dúvida alguma, um dos maiores artistas que o mundo já viu.


João Biano


Música preferida:

Andar com Fé






Disco preferido:

Acústico MTV Gilberto Gil, de 1994. Tem arranjos fabulosos.




Show do Gil:


Assisti no Sesc Bauru dia 14 de Março de 2008. Foi a turnê “Banda Larga”. O local estava absurdamente lotado. E o show foi absurdamente perfeito e ele, absurdamente bem humorado.



Gil por João Biano

Gil tem um falsete tão agudo e perfeito que até as sopranos ficam com inveja. Ele não tem limites e é de uma simplicidade ímpar, mesmo sendo quem é. A devoção, respeito e carinho que tem por sua esposa Flora chega a ser emocionante. Um artista decidido, multifacetado e muito copiado. POR TODOS!

Silvio Pereira



Música Preferida

Muito díficil escolher entre centenas de obras maravilhosas, mas vamos destacar uma: Palco



 

Disco Preferido

Quanta gente veio ver (ao vivo)

Show do Gil

Sim, ví vários shows entre eles o show "Quanta gente veio ver" (duas vezes, Jaú e Bauru), o show "Kaya na Gandaya" (em Marília) e show "Banda Larga" no SESC Bauru onde cada um deles representou pra mim uma experiência "impar", única e emocionante, contribuindo sempre com minha formação musical como percussionista.

Gil por Silvio Pereira

A obra de Gil tem grande importância em minha formação musical. Sempre foi fonte inesgotável de pesquisas e com certeza é para mim sem dúvida um grande tesouro da música popular brasileira. Este mestre da música tem o poder de transitar em diversos estilos musicais e fazer de sua obra um patrimônio musical onde melodias, poesia, ritmos e harmonias trazem toda a mágia da música à vida real!!!
Salve Gilberto Gil!!!

Carlos Francisquini



Música preferida

São várias, dentre elas, Se eu quiser falar com Deus, Refazenda, Sítio do Pica-Pau-Amarelo...




Disco preferido
 Realce




Show do Gil 

Assisti 2 ensaios dele, um lá em Bauru e outro aqui em Jaú. Não fui aos shows porque tinha que tocar a noite, mas , os ensaios valeram porque ele, pelo menos nesses 2 que eu assisti, passa o show inteiro com a banda.

Gil por Carlão

Também tive a oportunidade de falar com ele, pois estávamos montando um Show comemorativo aos 30 anos da  Tropicália (em 98 foi isso), e através da Nara Gil que nos intermediou, conseguimos bater um papo com ele e pedir tipo uma benção ao Show que estávamos a realizar.



 Dessas duas conversas, a impressão que tive foi curiosa, porque ele é muito quieto e pensativo , as vezes respondia simplesmente com um aceno da cabeça, mas mesmo assim foi legal e positivo e nos animou a realizar o projeto.

Sem duvida ele é um grande ícone da musica, um artista impar e acho que será difícil nas próximas décadas aparecer alguém que tenha a mesma qualidade e genialidade musical que ele têm, então o negócio é aproveitar enquanto ele ainda está por aqui e curtir sempre que puder os trabalhos que ele faz.


Bia Colletti



Música preferida

Se eu quiser falar com Deus



Disco preferido


Nossa que difícil...rsrs Gosto de todos, os melhores são do começo, da tropicália. dos doces bárbaros, refazenda é sensacional, mais vou dizer que o preferido atualmente é: Quanta 



Show do Gil

Vi aqui em Jaú no Flávio de Mello não lembro o ano, ah foi perfeito, eu era novinha estava descobrindo esse monte de som bom, foi maravilhosooo!!!

Gil por Bia Coletti

Gilberto é show em tudo que faz, tem pureza nos gestos, tem olhos de amor pra vida, ele é o caraaa..rsrs


Dill Gaines




- Música preferida


Muitas e muitas. Cada dia eu gosto mais de uma. Gosto muito da interpretação violão/voz dele em I can’t find my way home.


- Disco preferido
- Hoje eu indicaria o disco Gilberto Gil -1971. O trabalho foi lançado quando ele estava no exilio, em Londres.

Show do Gil

Infelizmente não vi.


Gil por Dill
 

Gilberto Gil em Londres
     
 

            Gilberto Gil, baiano, cantor, criador, compositor, músico e, sobretudo, humano. Sete décadas de vida, cinco delas dedicadas a musica. Foram mais de 40 discos lançados, o primeiro deles em 1962.  Sua carreira internacional já lhe rendeu um Grammy na categoria Melhor Disco de World Music em 1998 e um Grammy Latino em 2003.
            Consagrou-se não somente na historia da música popular brasileira, mas também na história do Brasil. Foi Ministro da Cultura. Participou da mudança dos conceitos cômodos da sociedade, sendo um dos pilares do movimento tropicalista. Exilou-se na Inglaterra após duras acusações do regime militar.



            Lá na terra da rainha Elisabeth e permeado pela “vibe” Londrina de Beatles, Jimi Hendrix e Rolling Stones, Gil lançou pela Famous Music/Philips, com produção de Ralph Mace, um disco antológico - e lisérgico - em 1971, intitulado Gilberto Gil 1971.

             Na obra, o cantor não parece muito feliz por estar longe do Brasil. As oito músicas do disco são em todas em inglês e tem como destaque a parceria entre Gil e Jorge Mautner nas composições. Os gringos deram uma pitada blues à brasilidade do baiano.  O contrabaixo pulsante é de Chris Bonnet. A guitarra, percussão, violão e voz ficam por conta de Gilberto Gil.



O disco inicia-se com a faixa "Nêga (Photograph Blues)" um blues de violão e baixo funkeado e uma guitarra bem ao estilão Gil.  Em Can’t Find My Way Home de Stevie Windwood (de bandas como Traffic e Blind Faith) Gil dá uma aula de vocalização. A música é uma escolha inspirada, com um sentimentalismo raramente encontrado em outras versões. A psicodelia aparece na “The Three Mushrooms”. Gilberto Gil conta uma historia de suas “viagens” com cogumelos alucinógenos, um fundo musical tribal é construído para as narrações psicodélicas. A quarta faixa é o rock n roll à tropicália “Babylon”. A gravação tem interessantes jogos de vozes do eterno ministro. A "Volks Volkswagen Blues", de seu LP de 1969, é regravada com alguns elementos musicais repaginados. Em “Mamma”, Gil pede a benção de sua mãe. A música lembra as baladas de jazz com Big Bands, numa belíssima interpretação do baiano. O samba-rock bem “rockeado” pinta na “One O'Clock Last Morning, 20th April 1970”. A oitava música é a louca "Crazy Pop Rock" , com guitarra distorcida, batida acelerada e um baixo invocado. Com elementos de baião e funk, essa canção é, sem dúvida, o grand finale do disco. Deixo aqui a dica para os amantes de boa musica.

A obra de Gil é imensa e riquíssima. A cada trabalho sua genialidade é confirmada. Se perguntarmos qual é o estilo musical de Gil, teremos dificuldade em responder. Pode-se definir como MPB e o que mais vier pela frente… Bossa , Samba, Baião, Forró, Rock , Funk, Reggae, Pop… enfim, um artista “cameleão”. O mais completo artista brasileiro de todos os tempos. Gostaria de falar mais e mais coisas sobre a carreira de Gilberto Gil, mas levaria a vida toda. Afinal, são 70 anos muito bem vividos.


Paulo Zen



Música preferida:

Se eu quiser falar com Deus;

Disco preferido:

Unplugged;



Show do Gil

Vi um show em Jaú (Ginasio Dr. Neves) não lembro o ano, muito bom;


Andréia Santos



Música preferida:

A Paz



Disco preferido:

Acústico MTV GILBERTO GIL 1994


Show do Gil

Assisti o show do Gil no Ginásio Flávio de Mello na turnê "Quanta gente veio ver.." acho que em 1998.Gil fez um show lindo e com toda o carisma que ele tem...Inesquecível!

Gil por Andréia Santos

Gilberto Gil é uma das maiores personalidades da música brasileira, reconhecido mundialmente. Sua carreira internacional já lhe rendeu um Grammy na categoria Melhor Disco de World Music em 1998 e um Grammy Latino em 2003.




Dentre seus muitos sucessos, os maiores foram "Preciso Aprender a Só Ser", "Eu Só Quero um Xodó" (Dominguinhos/ Anastácia), "Punk da Periferia", "Parabolicamará", "Sítio do Pica-pau Amarelo", "Soy Loco por Ti América" (com Capinam), "Realce", "Toda Menina Baiana", "Drão", "Se Eu Quiser Falar com Deus" e muitas outras.


Paulinho Boza



Música preferida

 Cérebro Eletrônico


Disco preferido

Quanta gente veio ver (1998)

Show do Gil
Vi quando era muito pequeno, em Jaú, se não me engano começo dos anos 90.
Lembro muito pouco do que aconteceu, mas já comecei logo cedo ouvindo Gil e isso foi influenciando no meu som hoje.
 
Gil por Paulinho

Gilberto Gil é um ídolo, temos que tirar o chapéu pra quem registro de mais de 500 músicas, 50 discos. Carreira e musicalidade invejável, é o melhor exemplo da música brasileira, da mistura de ritmos e de muito swing.


É uma pena hoje a maioria dos jovens e dos brasileiros não conhecem nada do que ele tenha feito, e o quanto foi importante pra nossa cultura.
Um belo representante da música e da cultura no cenário mundial.
O respeito por sua música é tão grande a nível mundial, que a maior parte dos seus shows hoje são fora do Brasil.

Franklin Balmante



Música Preferida

Então vamos lá, pra mim é muita crueldade ter que escolher uma música só, mas se tem que ser assim eu escolho a música Ela, essa música abre o álbum Refazenda.




Escolho essa porque nessa música o Gil diz com sabedoria que tudo o que um músico é vem de sua música  pois é ela que nos faz músicos.

Disco preferido



Meu albúm preferido é o Expresso 222, esse disco tem uma energia muito forte, talvez por ter sido feito após a volta do exilio,na minha opinião esse fato deu um "gaz" nas interpretações  tendo como destaque a canção Expresso 222, que foi feita como um blues com guitarra elétrica que era novidade na nossa música.


Show do Gil

Eu não tive o prazer de assistir um show do Gil , não tenho a cultura de ir á grandes shows, mas eu tenho muito vontade de ir vê-lo.


Gil por Franklin

Gostaria de falar da importância do Gil no cenário musical do Brasil citando algumas coisas que eu julgo importantes de serem ditas, uma delas é que ao contrário do que alguns dizem, gil estudou música sim, ele estudou acordeon por 4 anos e conviveu com grandes músicos como Sivuca e outra curiosidade, teve como músico de sua banda o também maravilhoso Dominguinhos com quem Gil aprendeu e ensinou música.



Gil foi um incentivador do uso da guitarra na mpb, convidou os mutantes para acompanhá-lo no Festival da Record, sempre contou com ótimos músicos em sua banda, isso faz de sua obra uma "escola de música" pois suas melodias, harmonias e rítmicas tem um tempero de África misturadas com pitadas de bossa nova samba e Baião.


André Galvão



Música preferida

É difícil escolher uma preferida, Gil é um compositor que navegou por muitos ritmos. Mas a que que marca mais é Drão, pois embalou romances que vivi.



Disco preferido
Disco é Realce, produzido por Liminha. Outro fantástico o LP que Gil gravou no retorno ou em Londres.



Show do Gil

Vi um show que não foi legal, pois chovia no dia e local era aberto em Londrina.

Gil por André Galvão




Gil foi um dos caras que fez minha cabeça junto com Darcy Ribeiro, Hélio Oiticica, Tom Jobim, Chico Buarque, Cacá Diegues e Gláuber Rocha, os mineiros do clube de esquina, Milton Santos, pois a visão multicultural tropicalista, traduz para minha geração o país de muitos significados.

Como ministro foi um marco na cultura, colocou na agenda de governo como prioridade, soube explorar o fato de ser um pop star para catalizar energias. 



Conversei pessoalmente com Gil duas vezes em Brasília. Uma delas em bate papo no aeroporto de Brasília, dei de presente um livro e após 5 minutos ele foi cercado por uma multidão. 

Para mim um dos maiores artistas do mundo e também um intelectual das antigas, sem as amarras que o pensamento emanado da academia produz.


PARABÉNS GIL 70 !!! 

POST DEDICADO AOS AMIGOS  JUNINHO TOLEDO E MARCELO LIMA







 

2 comentários:

  1. Ver tanta gente falando de boa música e de um grande músico deixa o dia mais bonito e as esperanças mais fortes !!! Salve Gil

    ResponderExcluir