quarta-feira, 27 de junho de 2012

Blog entrevista Egypcio do Maria do Socorro e Tihuana




O Blog do Moraes tem o prazer de bater um papo com Egypcio, vocalista da banda Tihuana e que se apresentará sábado com seu novo projeto - Maria do Socorro que toca clássicos do rock nacional e internacional do anos 80.


Fala Egypcio, tudo bem?  Como surgiu a idéia do Maria do Socorro?

Tudo sim, surgiu de uma idéia minha em relembrar tudo aquilo que eu tinha tocado quando adolescente ou seja tudo aquilo que me influenciou. Junto com meus amigos e parceiros Léo Pimenta ( guitarra e voz ) e Nill ( baixo e voz ) que também fazem parte da banda . isso em 2009. dai em diante uma brincadeira que virou coisa séria e acabamos agregando mais amigos como Marcos Iahn ( Mamonas Cover e Banda Mercury), Fernando Prado ( In Box ) e meu amigo de banda PG ( Tihuana )...e em 2010 começamos a fazer algumas festas e shows...e foi rolando naturalmente, o público vem curtindo e a gente esta se divertindo muito.



Como foi a escolha do repertório? O som dos anos 80 influenciou sua formação musical?

Bom cara, fui apresentado a música aos 10 anos, isso em 1979, então fui influenciado pelo rock nacional 80, new wave, punk, pós punk, gótico e o eletrônico industrial. Por isso fiz uma mistura de um pouco de cada que ficou bem legal, vai desde Ultraje A Rigor a The Clash.

Como foi a escolha dos integrantes da  banda? 



No começo a banda seria um trio (acústico), Eu (Egypcio), Nill e Léo Pimenta. Quando pintou o primeiro show ficamos sabendo que haveria uma banda de abertura na qual tocariam plugados rsrs e assim fiquei preocupado, naquele mesmo dia um grande guitarrista amigo meu (David Ranieri) passou em casa e tive a idéia de convida-lo para banda... ele aceitou na hora, daí vi que precisa arrumar um baterista e que seria uma banda, daí pintou o Pedrão (Caballero) e fechamos o time e nasceu aí a Maria do Socorro. Fizemos alguns eventos e shows só tocando o rock nacional 80. Depois de um tempo a formação acabou mudando, saiu David e entrou o Fernando Prado (Inbox), saiu Pedrão e entrou o PG (Tihuana), logo na sequencia comecei a inserir o internacional 80 e logo vi que precisa de um tecladista, Léo Pimenta indicou Marcos Iahn (Mamonas Cover e Banda Mercury) para o tal cargo e nessa formação estamos até hoje.

Para você, o rock brasileiro dos anos 80 é um divisor de águas na história do rock nacional? 



Com certeza!! Eu me lembro muito bem que antes só existiam as bandas de metal, Made In Brazil, O Terço, Platina, entre outras... que não me agradavam tanto, ainda sim preferia ouvir o rock internacional. Quando chegaram as bandas como: Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Legião Urbana, Plebe Rude e etc... falando diretamente tudo aquilo que a minha geração gostaria de ouvir falar de política e da ditadura de uma forma poética e rebelde ao mesmo tempo foi pra mim o máximo, virei fã de todas elas, fui em vários shows e festivais em São Paulo.

Quais bandas e discos você prefere do rock brazuca 80?

01) Legião Urbana – DOIS
02) Paralamas do Sucesso – SELVAGEM
03) Titãs – CABEÇA DINOSSAURO



04) Barão Vermelho – CARNAVAL
05) Camisa de Vênus – BATALHÃO DE ESTRANHOS

O que você acha da cena do rock atual do país?

Haaa,  sinceramente no geral o que esta tocando nas rádios não me agrada!!

Falando um pouco do Tihuana, como foi a formação da banda?

Nós nos conhemos no final de 98 em uma feira de surf aqui em SP. Eles (Román, PG, Leo e Baía) recém chegados do Rio e morando há 6 meses em SP sem um vocalista e a procura de um rs. Trocamos contatos, compomos e ensaiamos e no ano seguinte trabalhamos muito para fazer uma demo de 6 músicas e fazer com que chegasse as mãos do produtor Rick Bonadio, na sequência fechamos com Virgiin Records e lançamos nosso primeiro cd – Ilegal (2000).



Do que falam as letras do Tihuana?

Falamos de diversão, poesia, amor e política.

Tem bastante gente que acha que o Tropa de Elite foi composta para o filme, mas estava em uma demo e no primeiro disco né.



Isso mesmo. Naquela demo de 6 músicas que citei na pergunta a cima e esta no Cd Ilegal (2000). A música não foi feita para o filme e sim conta a história do nosso início, ela teve seu momento em rádios, tvs no ano de 2000 e incrivelmente uma volta  7 anos depois com uma força absurda pelo sucesso fenomenal do filme Tropa de Elite. Deixando claro, a música não foi feira para o filme.

Quais os seus projetos futuros com o Maria e com o Tihuana?

Maria do Socorro nossos projetos são tocar, tocar e nos divertir, levando diversão para todos que vão aos nossos shows.

Tihuana cd novo chegando no segundao semestre e continuamos em turnê pelo Brasil.



Você já tocou em Jaú em 2.000 ou 2.001 e no  General em 2.004 e agora com o
Maria do Socorro. O que a galera do General pode esperar do show de sábado?

É com grande satisfação que volto pra Jaú e para o General e garanto ser um grande show. Estamos anciosos. Um grande abraço. Egypcio.




Muito obrigado pelas respostas. Grande abraço e até sábado


Nenhum comentário:

Postar um comentário