terça-feira, 15 de maio de 2012

Hit Parade de 25 anos atrás...

Imagem - Hermes Furlanetto

Já comentei aqui que o Canal Viva reprisa o programa Globo de Ouro todo o dia as onze e quinze da noite. 

O Globo de Ouro nada mais era que o hit parade nacional da época. Os dez sucessos da semana 

Nos anos 70 e 80, o programa era exibido semanalmente. 

No Canal Viva o programa é diário. E eles seguem as sequências normais dos programas exibidos na época. 

O que acontece com isso? Se uma música está há cinco semanas nas parada nacional, no Canal Viva, ela toca todo o santo dia. 

Como sou um fã inveterado de coisa velha, vi uns quatro programa meio que seguido. 

Mas minha nossa senhora, imagina você ver todo o dia a Katia (a deficiente visual afilhada de Roberto Carlos) cantando "Não está sendo fáciuuuuu!". Ou então o Silvinho do ursinho blau blau cantando uma música horrenda.




O Deslizes do Fagner e o Madagascar da banda Reflexus bombaram também.

Ai pensei comigo. Mas que bobagem do Canal Viva passar a sequência dos programas na íntegra. Fica uma coisa repetitiva demais.

Depois de tudo isso, fiquei uma semana sem assistir o Globo de Ouro e voltei a assistir ontem.

E vejam só os dez sucessos de abril de, se não me engano, 1.987: Fafá de Belém, Agepê, Wando, Jane Duboc, Adriana, Guilherme Arantes, Katia, Titãs, Rosana e Legião Urbana.

Então, no hit parade de 87 ou 88, temos o samba do finado Agepê, o romantismo quase brega da Fafá de Belém (magérrima e muito em forma, um pitel), a breguice de Wando com o seu Eu vou Tirar a Sua Roupa e a cult-brega da Rosana com o Amor e o Poder (tema de Toni Carrado e sua deusa Jocasta).



Uma tal de Adriana cantando a música Pra Sempre Te Amar e a Katia com o seu De Qualquer Jeito (composição de Roberto e Erasmo) a mpb de Jane Duboc e Guilherme Arantes e o rock anos 80 do Titãs (time completo - Arnaldo, Fromer, Nando, Gavin) e Legião Urbana cantando Angra dos Reis.



Resumo da ópera, temos um samba popular, dois mpbs românticos com vocais femininos, uma canção popular interpretado por um ícone do brega brasileiro, um  tema de novela que virou clássico nacional brega, duas cantoras descartáveis cantando músicas pop-românticas, um mpb pop e dois rocks nacionais.

Mesmo com o avanço e a popularidade de alguns gêneros, a diversidade musical era grande. Ontem o Angra dos Reis ficou em primeiro lugar e a Rosana em segundo lugar.

Hoje, se você digitar no google paradas nacionais ou dez maiores sucessos nacionais de 2.012, no mínimo 8 são sertanejos.

Dá uma olhada: http://top10mais.org/top-10-musicas-mais-tocadas-2012/

É a época do Tchu Tcha, Ai se eu te pego, dos Meteoros da Paixão, entre outros.

Parece que nos anos 80 (década não tão fértil assim ainda) a criatividade era muito maior que os dias de hoje e   a diversidade musical também.

Não se trata de preconceito, mas de uma constatação do que está rolando.

E sinceramente uma constatação que preocupa....



Nenhum comentário:

Postar um comentário