segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Panorama político de Jaú


A política de Jaú passou uma semana intensa tendo em vista o prazo para filiação. Mas findando o prazo, a poeira tende a baixar

HAMILTON CHAVES

E Hamilton Chaves acabou indo para o PSB, como previsto por muitos. Formarão junto com o partido um bloco interessante com o PR e PC do B.

Em reportagem no Jornal Gente de página inteira do PSB na semana passada, abriram uma brecha dizendo não estar descartado o apoio a reeleição do prefeito, o que causou dúvida a várias pessoas da ida do Hamilton ao partido, tendo em vista a ferrenha oposição que ele faz ao governo e o embate pelo poder do DEM. 

A verdade é uma só, em 2.008 a presença do Hamilton Chaves, presidente do DEM na época,  nas propagandas políticas do partido deu mais credibilidade a coligação e  ajudou bastante os Democratas a fazerem dois vereadores na Câmara.

Hamilton é força política atual na cidade, resta saber o que fará ele se a coligação resolver apoiar o atual governo...

TUCO E TUCANOS COM OS VERDES?


O PTB trouxe Zanatto,  segurou o Segura e está cravada a candidatura de Tuco Bauab tentando morder o eleitorado do avô - Waldemar Bauab. Tuco foi figura importante nos mais de mil votos da sua mãe, Ligia Bauab, em 2.008. Certeza que se destacará. Tem energia de sobra e participou ativamente da vida política do avô de 1.992 para frente.

João Brandão, como esperado, também fica no PTB e declara no Jaunews que está aberta a possibilidade do PSDB compor com o governo. Justo ele que falava para os quatro cantos da cidade que prometera ao Waldemar Bauab que nunca se juntaria com João Sanzovo.

PV DO MAURICIÃO


Mauricio Murgel surpreendeu a todos e pediu o desligamento do governo. 

Com coragem, alegou incompatibilidade do governo com as questões ambientais, boicote e desrespeito a sua  secretaria e a saída do Fernando Frederico do PV. Bom, eu sei bem o que é boicote, desrespeito e fritação em uma secretaria.

Mas a verdade é que deu uma sensação de esperança total quando Mauricião fala em lutar até o fim para que  o PV volte a ser um partido de respeito e coerente com a sua ideologia. Mauricio é um dos fundadores do partido. Junto com ele fica Chico Galvão e Silvio Gabriel. 

PV DO OSVALDO

Fica no PV do Osvaldo, Lampião e Paulo de Tarso (que votaram a favor das queimadas, alías), Claudia Baccaro, Superintendente do Saemja, Kiko Marcolan na Secretaria de Obras. Osvaldo prometeu que no  Meio Ambiente quem vai é pessoa ligada ao PV. 

A verdade é uma só. A vida do prefeito poderia estar bem mais fácil agora. No começo do mandato tinha Fernando Frederico, Hamilton Chaves como um possível parceiro político no futuro e o deputado Toffano. 

Perdeu o líder do governo e ganhou oponentes fortes como Fernando Frederico e o Hamilton por causa da disputa insana do DEM. O prefeito colaborou diretamente para que Toffano não se elegesse (trabalhou contra, lançou Segura como candidato e a primeira-dama pediu voto escancaradamente para outros candidatos).

PV DO TOFFANO

Curiosa a postura silenciosa de José Paulo Toffano nessa semana.  Será que ele faz coro com os fundadores do PV em direção a Onda Fernando Frederico ou fica no PV do Osvaldo Franceschi?

João Brandão falou no Jaunews “A minha opinião  é que o PV atual de Jaú não tem nada mais a ver com o PV que era do Toffano"  
Mas atualmente, qual PV é do Toffano??  

obs:Vale lembrar que o ex-deputado entrou no PV no final 1.999 e Osvaldo em 2.007.

DESFILIADOS

Eduardo Galvão de França, Wilson Moraes (vulgo eu), Claudemiro Jacintho, Acacio Vendrami, Fabiane Mendes entre outros pediram a desfiliação do PV. 

ONDA FF NO  PMDB 

Após o ingresso de Fernando Frederico no PMDB, cresceu demais a ONDA FF  na cidade. 

E foram para o PMDB integrantes do PV como Eduardo Galvão e Wilson Moraes (vulgo eu), o ex-prefeito Paulo Sérgio Almeida, a ex-vereadora Heloísa Almeida Leite,  Isaltino Amaral Carvalho Filho, Cléo Furquim e mais gente deve vir por ai. 

Fernando Frederico causou alvoroço na cerimônia de filiação de Hamilton no PSB. 

A linha peemedebista para o próximo ano é ficar longe tanto de Osvaldo como de Sanzovo.

A verdade é que está cedo para saber se Fernando Frederico será candidato a prefeito ou a reeleição para vereador. É que o momento político está em total ebulição e quando acabar o prazo para filiação a poeira baixa um pouco. 

DEMACRACIA

O recém-criado PSD está tomando corpo na cidade. 

A ala do PMDB ligada ao governo está se transferindo para lá: Celsinho Pacheco, Chicão Leonelli, Ruy Pacheco entre outros filiados ligados a eles. 

E a para alívio do PT, a partir de ontem o vereador Ademar Pereira da Silva se filiou para implantar a DEMACRACIA na cidade!!  

E Abdala Atique é cotado para assumir a presidência do partido. 

FAVORITO


Rafael Agostini lidera a corrida de 2.012.

Credenciado com a votação da eleição de 2.008 e 2.010, está montando um time forte de candidato a vereadores e ainda contando com a administração desastrosa do prefeito é o favorito para se eleger prefeito no ano que vem.

Rafael é favoritaço para 2.012 mas a eleição não é favas contadas.

AMIGOS DO DEM ou PPS?


Atilio Gasparoto e Ronaldo Formigão vão para o DEM do Osvaldo ou PPS do João Sanzovo?
Ou as duas coisas são o mesmo destino em 2.012?

João Brandão abriu essa brecha né...

NOVA LIDERANÇA


O Psol será mais ativo em 2.012.

Contando com Fernando José Salvador Pedro, líder estudantil que articulou as manifestações contra o Poder Executivo e Legislativo será candidato a vereador.

Fernando faz parte da Executiva Estadual do PSOL.

E muita gente boa virá com ele. É esperar para ver....

CÂMARA DA PÁ VIRADA


Imagine se Atilio e Formigão mudam pro PPS e Lampião de tanto brigar com a primeira-dama vá para o PSB.

Aí, dos 11 vereadores eleitos em 2.008, só três não teriam mudado de partido....

O mandato de 2009-2012 está de ponta cabeça mesmo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário