terça-feira, 23 de agosto de 2011

Sócrates, se cuida aí. Tem muito bagre por aqui...

Amigos blogueiros, o o grande Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira Oliveira este final de semana teve uma hemorragia interna em decorrência de pressão alta e foi internado.

O Magrão quase partiu mas nesta segunda teve melhora considerável e já não respira com ajuda de aparelhos, continua na UTI mas está se alimentando bem.
Não custa repassarmos rapidamente a vida do cara.

               "Sócrates jamais se esforçou para ser um craque. Ele simplesmente era"
                                                (frase de uma revista da época)




Dr. Sócrates começou a carreira em 1.974 no Botafogo de Ribeirão Preto. Nos quatro anos que ficou no clube, foi artilheiro do Paulistão em 1.976 e campeão paulista do primeiro turno do Campeonato Paulista de  1.977.  Nos anos que ficou no Bota, Sócrates acabou a faculdade de Medicina.

No Botafogo ele mal treinava por causa da faculdade. Mas quando se transferiu para o Corinthians em 1.978 se tornou jogador de futebol de ofício.



No Timão fez 172 gols, atuou em 297 partidas e conquistou os campeonatos paulistas de 79, 82 e 83.  Em 1.982 com o fim da presidência de Vicente Matheus, Waldemar Pires assume o Corinthians e nomeia como diretor de futebol o sociólogo Adilson Monteiro Alves.



Com um dirigente acostumado a ouvir os jogadores e no plantel nomes como Sócrates, Casagrande, Zenon e Wladimir foi instituída  o maior movimento democrático no futebol brasileiro, mesmo em épocas da ditadura - A Democracia Corintiana (nome criado pelo corinthiano Washington Olivetto)



Com o slogan "Ganhar ou perder, mas sempre com democracia" A Democracia fazia com que dirigentes e jogadores discutissem temas como contratações, regras de concentração onde tudo era decidido por votos iguais (do presidente ao jogador).  E dentro de campo, o time na época da Democracia, foi campeão paulista de 82 e 83 e semifinalista do Brasileirão neste mesmo ano, além de quitar todas as dívidas do clube



Sócrates, nome principal da Democracia Corintiana participou, junto com os outros, da Diretas Já em 1.984. Decepcionado com a não aprovação das eleições, Magrão foi jogar no Fiorentina da Itália



Na seleção brasileira, participou de 1.979 a 1.986. Foi capitão de um dos maiores seleções de todos os tempos - a canarinho de 1982 - Waldir Perez, Leandro, Oscar, Luizinho, Junior, Cerezo, Falcão, Sócrates, Zico, Serginho e Eder - Técnico - Telê Santana.

Telê, técnico tido como rígido escolheu o contestador, o liberal, o anti-ditadura Sócrates para ser capitão daquele equipe. Infelizmente, todos sabemos da história final daquela Copa.   Sócrates também participou da Copa de 1.986 e acabou perdendo um penalty na decisão contra a França. História que todos sabem também.

Parafraseando Fernando Calazans se Sócrates não ganhou uma Copa do Mundo azar da Copa do Mundo.

O Magrão ainda foi para o Mengo, jogando junto com o Galinho em 1.986. Porém os dois jogaram juntos poucas partidas por problemas de contusão. Após foi para o Santos (seu time de infância) e acabou a carreira no Bota de Ribeirão em 1.989.

A partir dai exerceu a Medicina. Atualmente Sócrates é médico, articulista da Revista Carta Capital, comentarista do Cartão Verde e em julho estreou o programa Brasil + Brasileiro no Canal Brasil. Aliás, nesta quarta vai ter um papo com Zico.




Olha que o Pelé disse do Magrão "Ele joga melhor de costas do que de frente".




Sócrates sempre assumiu suas idéias. Chegou no Corinthians e disse "Se cada jogador cuidar da própria resistência, será mais responsável"

Mesmo no final dos anos 70, sempre assumiu que bebia e fumava. Comentando a fama de baladeiro da época em uma entrevista ao repórter Fernando Fernandes na Band, Sócrates revelou que um dia antes dos jogos não ia para bar, não exagerava e pelo menos o seu corpo "ele concentrava". Ele queria ganhar jogo e se cuidava.


Olha que o Magrão fala da Copa de 2.014 - É um absurdo não usarem o Morumbi para a abertura da Copa. O estádio está ali, precisaria arrumar pequenas coisas. Para construir um novo leva muito tempo. O Itaquerão só ficará pronto se atropelarem as licitações", declarou Sócrates. "Mas o caso de São Paulo nem é o pior. Vai fazer estádio em Cuiabá, em Brasília, para umas 70 mil pessoas, para quê? Quem vai jogar lá depois? Passaremos vergonha. Será a pior Copa de todas. Imagina se um chinês que quer acompanhar sua seleção vai conseguir assistir um jogo em Manaus e no dia seguinte estar no Sul."

Sócrates, criador da Democracia Corintiana, capitão da seleção brasileira de 82, unica unanimidade entre os corintianos na escolha do maior time de todos os tempos, escolhido pela Fifa como um dos 125 maiores jogadores do mundo, calcanhar de ouro, marcava gol de falta, de cabeça, assistências na pinta e  entendedor daqueles de futebol, política e cidadania.

Magrão, se cuida aí pô. Tem muito bagre no mundo da bola!!! Tem muito bagre que omite opinião por aqui!!











Nenhum comentário:

Postar um comentário