quarta-feira, 22 de maio de 2013

"MPB - A história que o Brasil não Conhece"



Acabei de ver no Uol sobre o um  documentário dirigido por André Morais. 

Narrado por Caco Ciocler, o documentário "MPB - A história que o Brasil não Conhece" é um curta-metragem que trata de uma conspiração de norte-americanos que infiltraram vários agentes no Brasil para destruir a MPB.

Basicamente, o diretor pega depoimentos de ícones dos anos 80  e é "baseado" no livro de Neil Jackman que revela um plano maquiavélico do governo americano de acabar com a música brasileira.

O curta repassa rapidamente a história da MPB até chegar no momento em que artistas oitentistas são infiltrados pela turma do Tio Sam para acabar com a música tupiniquim. 

Veja alguns depoimentos de artistas:



"A gente só gravava que o pessoal pedia. Comecei a achar estranho, porque sempre tive contato com a música brasileira, e a gente só recebia cançõesm em inglês, em japonês" (Jairzinho)

"28 anos de carreira. De repente, me jogam em uma sala, começam a gritar comigo, me obrigando a gravar uma música com "glu glu", com "let´s go" (Sergio Mallandro)



O documento ainda tem depoimentos de Simoninha, Beto Jamaica, Afonso Nigro e crava que Michael Sullivan e Massadas, assim como Osvaldo Montenegro e Humberto Gessinger são os agentes infiltrados !!



Fala do papel do Sepultura como combatente ao plano conspiratório e que o Rock In Rio teve significativo objetivo nos anos 80 para menosprezar a música popular brasileira

E assim vai...

Na verdade, o documentário  não passa de uma boa e inteligente brincadeira e  veio ao público pela primeira vez na Mostra de Cinema Internacional de 2.011 e ao vir para o youtube agora em abril fez a coisa virar um furduncio total.

Barulho tanto que vai acabar virando série na Web.

O doc. é uma crítica bem humorada ao cenário musical brasileiro.

Veja o curta na íntegra:



.


2 comentários:

  1. Olá Moraes. Legal você ter postado o ducumentário aqui e ter feito comentários. Eu sou musicólogo, e tenho um site para músicos, onde escrevo sobre música e sobre músicos. Fiz uma crítica ao estado atual da MPB tomando por base esse documentário (aliás, muito bom)! Convido você e seus leitores a acessarem a crítica no link abaixo.

    Muito obrigado pela atenção. O texto já teve mais de 1.500 leituras. Espero que goste!

    MPB: A HISTÓRIA QUE O BRASIL NÃO CONHECE



    Gabriel Ferraz, pianista e musicólogo

    ResponderExcluir