quarta-feira, 6 de março de 2013

Chorão em Jaú e por Jaú


Hoje acordei e fui surpreendido com a morte do músico Chorão do Charlie Brown Junior. 

E com o Facebook, as opiniões se afloram muito mais. Os fãs mostram muito mais o seu carinho e por outro lado os que não gostam acabam expressando o seu "contra-gosto" ao músico e a banda.

 Ai os que não gostam valorizam os seus músicos de preferência. E os fãs metem o pau nos músicos ruins pra eles.

Mas facebook é isso ai !!  

A verdade é uma só, gostando ou não, Chorão virou ídolo da moçada. 

Após a geração 80, poucos ídolos surgiram. 

A galera do Skank, Raimundos, Rappa, Planet Hemp e depois Marcelo D2, Chico Science, a Cassia  Eller dentro e dessa relação um dos nomes com mais representatividade dos anos 90 para cá  na cena musical brasileira foi o Chorão.

CBJ - Kartódromo 2.004

Ledo engano, o Charlie Brown veio para Jaú em três shows. Todos feitos pela Danitreca Produções (Danival - Megale - Petreca). A empresa ainda fez shows do CBJ na Barra Bonita e Botucatu

Em 1.998, o Charlie Brown se apresentou no Aero. A abertura do show foi dos Patrões. Era o primeiro ano do trio.

O show que tinha o Proibida Pra Mim como carro-chefe deu 4500 pessoas. Antes, na sexta, o Bar do Gallo trouxe no Kartódromo o show do Netinho. O Charlie Brown engoliu o Netinho.

Tiago Petreca, um dos organizadores, fala sobre o primeiro show. 

"No primeiro show do aero, ele resolveu sair de skte pelas ruas.. causou alvoroço.. tumultuo.. mas sempre protegendo a mulecada do skate, naum deixava os seguranças afastarem os publico dele... alem disso ainda distribuiu ingressos pra essa molecada... cara tranquilo no trato, mas inquieto nas atitudes... sempre falava oq queria.. espontâneo... direto... nos shows que fizemos com a banda, sempre atencioso com todos" 

Após o show do CBJ, Chorão me sobe no palco dos Patrões e faz um Back in Black com a moçada. 

Petreca continua.

"No primeiro show de Jau, contratamos a estrutura de som e palco que o produtor deles solicitou, e para encorpar o evento colocamos os Patrões no palco 2, mesmo sem a mesma estrutura de som e iluminação, o Chorão brigou com o técnicoo de palco deles.. e meteu a boca no som.. qdo os Patrões estavam tocando após o show do Charlie Brow, o Chorão e o Champgnon sairam do camarim e foram pro palco dos Patrões... Fizeram um puta show, junto com a banda de Jau... foi muito massa.. as 4.500 pessoas que estavam no Aero nesse dia estavam com certeza ecxtasiadas.... foi incrivel !!!!! é engraçado lembrar do Chorão falando: "aki o som ta bom..." " aki sim da pra tocar ... "


Megale, um dos membros da Danitreca também fala desse momento do Chorão com Os Patrões. 

"No show do AERO ( a alegria de fazer música RS RS) que ele reclamou bastante do som e quem fazia a tecnica para eles era o Macarrão( super conhecido no meio e já tinha sido técnico do Mamonas) e quando acabaram o show escutaram Os Patroes tocando no palco b e o Spy para variar elogiando o som e que ali estavam OS PATROES PORRA. E não deu tempo desceu correndo do palco principal e pediu para fazer um som junto aos Patrões. Foi sensacional o AERO parecia que ia cair, milhares de pessoas assistiram um show a parte!!! Depois desse dia em todos os shows que fui como convidado da banda (afinal quando produzíamos não assistíamos ao show) era o Chorão me ver que já vinha perguntando sobre a banda de jau OS PATRÔES e para quem estava do lada falava que som dos caras era do caralho!!!!"

Rafael Gianini, guitarra e vocal dos Patrões falou do Chorão e daquele momento. 


"Num dos nossos primeiros shows com Os Patrões, tivemos a oportunidade de abrir pro Charlie Brown Jr. no AERO Clube de Jaú e mais do que isso, tivemos a honra de dividir o palco com o Chorão e Champignon num improviso. Indiretamente eles nos ajudaram a começar uma carreira que se Deus quiser, vai demorar muito pra acabar!!! Vai em paz Chorão!! Você fez sua parte!! E fez parte da história da nossa banda tb!! Valeu"

No ano seguinte, CBJ volta para região. Petreca complementa 

"Outra situação bem legal, foi no show da Barra Bonita, quando pouco antes do show, eles receberam da Jovem Pan a noticia sobre o disco e ouro... primeiro disco de ouro da banda.. durante o show, ele interrompeu e começou a contar pra galera sobre isso, fez um breve histórico da trajetória ate ali.. "


Neste ano da Barra, em 1999, Charlie Brown voltou a Jaú e ai a coisa se invertou, Chorão convidou Spilari dos Patrões para fazer um improviso no palco do próprio CBJ. 

Depois, Chorão voltou para Jaú em 2.004 no Kartódromo, no feriado de 9 de julho.

Cesar Mantovanelli fez a cobertura do show pelo Jauclick. E fala sobre aquele show.

Equipe Jauclick no show de 2004 - Adal, Muska e Cesar


"Charlie Brown Junior começou a fazer parte do meu repertorio musical no começo dos anos 2000. A banda fez parte de grande parte das horas de musicas tocas no meu carro e nas batidas de violão que a gente fazia quando ficava sentado na rua. Inúmeros shows pela região, mas o mais foda foi o no kartódromo da cidade, por todo o contexto que aquele show teve na minha vida (patrocinado pela saudosa RÁDIO PATRULHA). FODA! Era uma banda FODA! Seu vocalista, sem demagogia, entra para o seleto grupo dos “ bons que foram cedo” e que merecem o nosso respeito."

Cesar completa. 

Chorão em Jaú no Kartódromo 

"Chorão era o cara pra quem curtia o som da banda. E como foi com a grande maioria dos saudosos talentos, seu valor vai ser reconhecido quando cair a ficha de todo mundo e verem que era uma das poucas bandas que deixam um legado digno do rock, no atual e precário cenário musical. Temo demais pelo fim da boa música! Perco uma referência de pensamentos e ideias, que como poucos artistas fazem, nos transportam para as suas letras."

Neste show de 2.004, Cadillac Valvulado e Mandrake foram bandas que dividiram o palco junto com CBJ.

Betinho do Cadillac no show do Kartodromo - Jauclick

Mandrake abriu pro CBJ em 2004


Bruno Creste, baterista do Coronel Mustard, também fala de Chorão

"Chorão foi um dos frontman mais influentes da decada de 90. Não só no quesito música, mas no quesito comportamento tb. Levou pro brasil e pro mundo a cultura praiana, skate e rock´n roll numa salada bem temperada e porreta. Era, talvez, o único SEXO, DROGAS E ROCK´N ROLL em atividade, num cenário atual cheio de cores, pirulitos e coca-cola.Charlie Brown jr com certeza acabou junto com sua morte, não haverá substituto, impossível. "



"Num sonho meio louco, acordo com a noticia que o Chorão está morto.. De repente um filme passou na minha cabeça, desde o primeiro show que fui a uns 15 anos atrás, até dividir o palco com eles e assistir o show do lado do palco no ultimo Ceará Music, esse cara tinha o dom de escrever coisas boas. É o Rock brasileiro tá indo pro saco!! Luto.."  Andrews Rogério, baterista do Mafalda Morfina e Mundi. 

Depoimento de duas pessoas que estavam no show de 2004

"Que triste essa morte precoce ainda misteriosa do chorão..." (Alessandra Libanório)

"Gostava do CBJR das antigas, fez parte da minha adolescência e isso eu jamais negaria, mesmo não gostando da banda atualmente. O show deles em Jaú em 2004, pra mim foi demais!Sem dúvida foi uma grande perda! "(Flavia Aldrovandi)

Foto de Alessandra e Flavia no show do Charlie Brown em 2004

Chorão, sempre polêmico, causa esse tipo de depoimento também

"Ironia é um punhado de tiazinhas encharcadas de rivotril e diazepan condenando um artista por ter morrido de overdose... Hipocrisia é um bando de tiazinhas, batendo palmas para sobrinhas de 12 anos vestidas com salto alto, maquiadas, e dançando igual uma striper....Gustavo Lima é vc....."
(Cleber Esteves, publicitário)

A verdade é uma só, merecendo ou não, a morte do Chorão vai levar o cantor ao patamar parecido a Renato Russo, Cazuza, Cassia Eller, Chico Science, entre outros. Patamar de ídolos que morrem precocemente. 

Eu particularmente conheço as mais mais do CBJ e  não tenho nenhum cd mas inegável que Chorão vai fazer falta neste chororô que tá o rock ´n roll brasileiro. 

Mas tai o registro do Chorão em Jaú !!! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário