quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Grito de sábado, De Jaú a New York



No Grito Jahu  2.013 de sábado,  a noite começa com uma atração de Nova York, Loop B. O segundo dia ainda terá The Gramophones, Projeto Caixa Preta, Mr. Dan e Griswolds. As três primeiras são da capital paulista e as últimas duas de Jaú.

A noite começa com o percussionista Loop B.



O percussionista das sucatas, completa 20 anos de carreira e 58 anos de idade em 2012 e, para comemorar, faz uma turnê pelo Brasil e se apresenta no segundo dia do Grito

As apresentações dão ênfase à pesquisa que Loop desenvolve há mais de 30 anos e que é a base de sua arte: os sons tirados de máquina de lavar, bala de canhão, perna de manequim, tanque de gasolina de carro, peças de computador e muitos outros “instrumentos musicais” percutidos com os mais variados tipos de baquetas, como as mãos, os pés, correntes, um serrote e uma furadeira, valorizando o aspecto visual e performático do trabalho.



A música de Loop B é formada por dois aspectos fundamentais: a estrutura eletrônica e a percussão em sucata. O artista, que realizou sua primeira performance com o nome Loop B em dezembro de 1991 e lançou seu primeiro álbum em vinil em 1992, tem realizado uma série de shows nos Estados Unidos, principalmente em Nova York, onde mora atualmente. Loop está no Brasil para comemorar seu duplo aniversário com uma mini turnê.



Após a apresentação de Loop, pela segunda vez no palco do Santo, o som do The Gramophones




The Gramophones começou como um projeto de Brunno Cunha (guitarra) e Felipe Rangel (vocal) em 2010. Com letras em inglês e influências de bandas como Black Keys, The Raconteurs e Black Crowes, entraram em estúdio no final de 2011 para a gravação de seu primeiro disco, "Down by the countryside", produzido por Brunno Cunha e Edu Recife, lançado no primeiro semestre de 2012.

Logo após a gravação do disco, o que era inicialmente um projeto acabou se tornando uma banda, com a entrada de Pedro Guy (baixo) e Mateus Polati (bateria).

Da mesma produtora do  Gramophones, a banda "caçula" desta edição do Grito vem a cidade pela primeira vez divulgar as faixas do disco que estão prestes a lançar, batizado de "Mundo Cão".



O segundo dia do Grito será fechado por duas bandas de Jaú, o Griswolds, banda já residente do Santo bar e Mr. Dan.

O Griswolds mistura cinema e música. Durante mais de 20 anos tocando no Estado de Shock, (Banda de Rock/Reggae que alcançou sucesso com o primeiro LP/CD que continha a música “Manga Rosa”), Fernando Lazzari, Alexandre Lazzari e posteriormente Eduardo Nakagawa, os três apaixonados por filmes, cinema e quadrinhos, entre um ou outro ensaio arranhavam “teminhas” e canções de cinema para descontrair.



Com a agenda apertada, a idéia só tomou forma mesmo no final de 2010, com o começo das gravações do que viria a ser o primeiro CD “Griswolds”, lançado em janeiro de 2011. O trabalho contém músicas dos filmes: Cidade dos Anjos, Karate Kid II, Nascido Para Matar, Poltergeist, Os Goonies e Férias Frustradas, em versões mais rápidas e pesadas. A idéia original dos três era transformar trilhas e canções mais sérias do cinema para um clima festivo, de brincadeira.

A resposta do público foi altamente positiva. Produzido pelos próprios músicos o álbum caracteriza bem o que é a banda: energia, alegria e melodia com guitarras altas e distorcidas. Quase um ano e meio depois, mais precisamente em junho de 2012 e com muitos shows realizados na bagagem, os Griswolds lançam o segundo trabalho em Cd, batizado de “Draggin You To Hollywood”.

O show são versões próprias, quase autorais e toda música tem a projeção do filme e no intervalo diálogos de filmes.

Fecha o Grito de sábado, Mr. Dan.

Com lançamento do novo disco agendado para 20/4, a banda jauense Mr. Dan vem incluindo algumas músicas do novo trabalho no set de seus shows.



Na estrada desde 2006, a banda Mr. Dan foi criada em Jaú.

Composta por Marcos Atalla no vocal, Matheus Carrozza na guitarra, Vinicius Strapasson no baixo e Bruno Magnani na bateria, tem como principal influência o rock clássico.

Com o primeiro CD lançado em julho de 2011, Mr. Dan continua fazendo shows com suas próprias composições e incluindo alguns covers eventualmente. O álbum tem pegadas do velho Rock’n’Roll das bandas mais antigas, como as das décadas de 60 a 90, além de uma pitada de sons mais modernos.

Das 15 faixas do primeiro disco, algumas são mais calmas, mais “baladas”, mas “Hey My Friend”, cantada em inglês, é um rock’n’roll que ganhou espaço em mídias como MTV, PlayTV, MixTv e curiosamente teve mais visualizações no site da MTV do Reino Unido do que do site da MTV Brasil.

O primeiro disco levou a banda Mr. Dan a abrir shows de grandes bandas como Titãs e o hit “Hey My Friend” deixou a banda entre as 10 finalistas do concurso Festival Planeta Terra 2011.



A 2NEXT, produtora e escritório que agência a carreira da banda foi responsável pela produção do álbum. O trabalho é carregado de grandes nomes: a mixagem, por exemplo, foi feita pelo produtor Mauricio Cersósimo, o mesmo de Sepultura, Avril Lavigne e outros artistas renomados.



Em  2012, a banda lançou seu novo trabalho, o EP – Paranoia. Com a maioria das músicas em inglês. Este álbum promete uma pegada mais pesada.  “Don't Want You Dead” e "Flashes Of A Lost Mind", duas faixas do novo EP, estão disponíveis no site oficial da banda e outros canais da web. As músicas são uma pequena mostra do que será o novo álbum.

No show de sábado, músicas do primeiro disco, do EP e covers que influenciaram as composições da banda. 

Amanhã finalizamos os posts do Grito Rock 2.013 com a matéria do domingão. Serão 7 bandas e mais de sete horas de som ao vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário