quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Blog conversa com Carol Panini da Caçambaria





O Blog bate um papo rápido com Carolina Panini, Produtora Cultural e Idealizadora do Projeto Caçambaria.

Acompanhe:

Como surgiu o Caçambaria?
 Eu sempre fui meia "caçambeira", fazia algumas restaurações e móveis para minha casa. Há um ano comecei estudar sobre Economia Criativa e vi que essa idéia se encaixa nesse novo conceito de economia, com foco no desenvolvimento criativo e sustentável. Foi assim, sai pegando lixo e testando técnicas para ver se seria possível, e foi.  



   
 No que consiste o Projeto?

A Caçambaria é um projeto amplo, além do recolhimento de resíduos das vias públicas e a transformação, desses resíduos, em móveis diferenciados e peças de decoração, o projeto propõe uma nova forma de consumo, busca trabalhar a conscientização da população para uma forma de consumo mais crítica e politizada. Além da criação das peças o ateliê restaura e reforma qualquer tipo de móvel, e cria peças de acordo com o gosto e necessidade do cliente. A identidade da Caçambaria é deixar tudo colorido e sustentável.   

     

Como é feita a escolha e a captação de materiais? E como surge a criação das peças?

A demanda de móveis abandonados, infelizmente, é muito grande, em 3 meses de projeto já recolhemos quase uma tonelada de resíduos, por isso tenho que fazer uma triagem que considera desde o diferencial da peça até o espaço e o tempo de trabalho que será gasto, tenho priorizado recolher peças menores para não superlotar o ateliê. O processo de criação é exclusivo para cada peça, tem peça que quando pego já sei como ela vai ficar, tem outras que depois de dias que recolhi vem a ideia do que vou fazer. Cada móveis é idealizado e planejado como uma obra de arte. Por isso considero que além de móveis sustentáveis a Caçambaria constrói móveis com arte.   



Quais eventos a Caçambaria já participou?



Por se tratar de um empreendimento criativo busco envolver a Caçambaria em diversos eventos desse setor, o primeiro evento que participamos foi a Virada Ambiental da FATEC - Jaú, depois desenvolvemos uma parceria com a OSCIP Literatus, onde sempre realizamos Saraus e criamos ambientes para declamação de poesias, palestras e Shows musicais. A Caçambaria também esteve presente no festival regional de Dança do Mariaska, concebendo os troféus. 



O último evento que participamos foi o Canja em Bauru, na Feira EcoSol que tinha como proposta apresentação e encontro de empreendimentos criativos, esse eventos é produzido pelo Enxame Coletivo e trouxe bastante visibilidade a Caçambaria.    

Esta semana a Caçambaria é parceria dos sorteios semanais do General. O que vocês prepararam?





Os prêmios do General ficaram muito legais, fizemos uma mesinha porta livro e cds reutilizando rolo de fio e apliquei tecidos e linhas em tons de preto, uma peça para qualquer quarto ganhar um ar super descolado. Fizemos também um abajur com garrafa de vinho e armação de arame, peça linda toda trabalhada, tem ainda um super porta chaves e recado em comemoração aos 20anos da Matahare feito com madeira reutilizada e prendedores e uma charmosa caixa da banda Armada Acústica com várias fotos da banda.  


 Quais os projetos futuros da Caçambaria.

A Caçamba não para, ideias o tempo todo! a partir da próxima semana o Ateliê vai também funcionar como loja, então quem quiser conhecer as peças e saber mais sobre nosso trabalho vai poder ir no nosso espacinho das 10h às 19h. Ainda nessa semana o nosso site de compras também estará funcionando. Em breve iremos realizar alguns projetos de financiamento coletivo para deixar a vida das pessoas mais colorias. É só chamar que a gente aparece. 


Entrem em contato na Caçambaria pelo (14) 3416-3720 ou conheça o ateliê de Segunda a Sexta das 10h às 19h na Rua Saldanha Marinho nº159, Santo Antonio - Jaú - SP














Nenhum comentário:

Postar um comentário