quinta-feira, 9 de agosto de 2012

2.012 - o ano do fim do mundo e de várias outras coisas


CAETANO FAZ 70 ANOS EM 2.012.. E MAIS UM MONTE DE MONSTRO


 

Caetano fez 70 anos antes de ontem.  E declarou que imaginava virar um velhinho nos 70 anos. Muito pelo contrário. Caetano está super bem.

No Canal Viva de Agosto está passando todo sábado o especial Chico & Caetano dos anos 80. E se você não souber, você imagina o Chico Buarque mais velho. Na verdade,  Chico é dois anos mais novo que Caê.



Acho que as pessoas voltam aos anos 60 e Caetano e Gil na Tropicália eram mais espevitados que Chico. O Tropicalismo misturava guitarra elétrica com mpb, trazia Mutantes e a moderninha Gal no cast. Chico, nos anos 60, vinha na toada da bossa nova. Então ficou aquela sensação de que Chico era mais velho que Caetano e Gil.

Voltando aos setentões, no mesmo ano de Caetano, o grande Gil também fez 70. O Blog homenageou GG http://www.moraesjau.blogspot.com.br/2012/06/gil-70-anos.html.




Os dois caminharam juntos a vida inteira. Começaram juntos, lançaram a Tropicália, foram exilados em Londres juntos e até hoje caminham no mesmo trilho. Caetano está mais xarope que Gil.

Só para lembrar, Paul MCcartney virou setentão agora também (para mim o maior artista do Brasil e o maior do mundo fizeram 70 anos - Gil e Paul)

Mas além dos dois, Jorge Benjor também fez 70 (22/03). Sabe quem mais???? Nada mais nada menos que Milton Nascimento completa 26 de outubro e o Paulinho da Viola completa em novembro.



Lá no céu, quem comemora 70 anos em setembro é o nosso síndico Tim Maia e a lenda Jimmi Hendrix. Clara Nunes no domingo dia 12 comemora lá em cima e Nara Leão festejou em janeiro seus 70 anos.



Voltando ao Caetano, exilado em Londre, em janeiro de 71, o músico teve permissão para vir ao aniversário de 40 anos de casado de seus pais. Na chegada ao Brasil, o músico foi interrogado por militares. A pauta da conversa era que Caetano precisaria compor uma música sobre a Transamazônica, na época sendo construída pelo governo militar (assisti o documentário Canções do Exílio no Canal Brasil outro dia. O filme falava do exílio de Caetano, Gil, Mautner e Macalé em Londres. O doc. é fantástico. )

Caetano, claro, não aceitou e compôs o disco Transa sob a produção de Jards Macalé. O disco tem clássicos como You dont know me e It´s a Long Away  

Em tempos de Olimpíadas em Londres, não custa contar esta passagem na capital da Inglaterra e curtir um London London.



JORGE AMADO - 100 ANOS



Amanhã, um dos nosso maiores escritores e um dos mais internacionais, Jorge Amado completaria 100 anos. Aliás, Caetano fará um show em praça pública amanhã para homenagear o escritor

"Escrever é transmitir vida, emoção, o que conheço e o que sei, minha experiência e minha forma de ver a vida"

Jorge Amado é considerado um dos escritores brasileiros mais traduzidos do Brasil. Se não for o mais.
Sua obra foi adaptada para 55 paises em traduzidas em 49 idiomas.



É o autor mais adaptado para TV e cinema. Quem não se lembra de Gabriela (de 1.975 e de agora), Tieta (com a Betty Faria), Teresa Batista, Tenda dos Milagres entre outros.



O filme Dona Flor e seus Dois Maridos foi por 34 anos, o recordista de bilheteria de obras nacionais. Mais de 10 milhões de expectadores.



Jorge Amado nasceu em 10 de agosto de 1912 na fazenda Auricídia, distrito de Ferradas, em Itabuna (BA). Com um ano, foi morar em Ilhéus (menos de 25 quilômetros separam as duas cidades). Formado em direito, publicou seu primeiro romance, “O País do Carnaval”, em 1931.
Deputado Constituinte (1945), Jorge Amado é autor da lei que assegura o direito à liberdade de culto religioso, em vigor até hoje. Com o PCB (Partido Comunista Brasileiro), onde militou por muitos anos, na clandestinidade, Jorge Amado se exilou na França. Também morou em Praga, entre 1950 e 1952.
Caetano - Saramago - Amado
 A partir de 55, quando retornou ao Brasil, Amado passou a se dedicar somente à literatura. Em abril de 61, assumiu a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras. O escritor morreu em Salvador, em agosto de 2001. Seu corpo foi cremado e as cinzas, espalhadas no jardim de sua casa, onde morou por quase 40 anos com a também escritora Zélia Gattai.
GAROTA DE IPANEMA 50 ANOS E PERY RIBEIRO 75

Uma bela amiga me avisou que no dia 02 de agosto a música Garota de Ipanema completaria 50 anos de vida. Na correria dos dez anos do General acabei não postando nada.
Junto com Yesterday e mais uma que não me recordo, Garota de Ipanema  é  uma das três músicas mais executadas do mundo. 
A música é composta por Vinicius e Tom e sob a inspiração da belíssima e agora quase setentona Helô Pinheiro.

Wikipédia neles: Tom e Vinicius frequentavam assiduamente o bar, que dispunha de pequenas mesas na calçada. A Garota de Ipanema, Heloísa, morava na rua Montenegro, número 22 e somente dois anos e meio depois, já com namorado, ficou sabendo que era a inspiração da canção. Provavelmente em retribuição à homenagem, Heloísa, quando se casou, convidou Tom Jobim e sua esposa Teresa para serem padrinhos.
Frank Sinatra consagrou mundialmente a música. No dia 24 de fevereiro deste ano, o cantor Pery Ribeiro faleceu. Filho de Dalva de Oliveira e Herivelto Martins, Pery completaria em outubro 75 anos. 
Pery foi o primeiro cantor a gravar Garota de Ipanema.

 BEACH BOYS 50 ANOS

Para comemorar seu 50º aniversário, a banda de surf music The Beach Boys lançará duas coletâneas de grandes sucessos no próximo dia 25 de setembro.
A primeira destas coletâneas "contém 20 das canções mais populares da banda", informou a gravadora EMI em comunicado, "incluindo "Califórnia Girls", "Good Vibrations", "Surfin" USA", e seu último single "Thats Why God Made The Rádio".



A segunda é a "edição deluxe" da primeira, que inclui outras 29 músicas e uma nova versão single de "Isn"t it Time", ainda inédita. A embalagem desta edição de luxo contém ainda sete postais e um libreto.
Além destas duas coleções, os californianos editarão "12 álbuns remasterizados digitalmente", segundo a EMI.



Os álbuns reeditados são "Surfin" USA", "Surfing Girl", "Little Deuce Coupe", "Shut Down, Volume 2", "All Summer Long", "The Beach Boys Today!", "Summer Days (And Summer Nights!)", "Beach Boys Party!" e
"Pet Sounds", entre outros.

Membro do Salão da Fama do Rock and Roll desde 1988, os Beach Boys são um dos ícones do pop mundial.

fonte: www.exame.abril.com.br
 






 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário