quinta-feira, 10 de maio de 2012

Encontros musicais nacionais que viraram discos inesquecíveis


Após fazer a matéria do Panela do Diabo, disco dos anos 80, composto por Raul Seixas e Marcelo Nova, O blog vem com outros discos advindos de encontros de artistas de MPB.
Mais pra frente faremos de encontros internacionais. E claro que faltarão discos...

E Viva a Música Popular Brasileira !!!


DOCES BÁRBAROS - 1.976



Em 1.976, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethania e Gal Costa comemoravam 10 anos de carreira. 
E para comemorar a data formaram o grupo Doces Bárbaros. O disco que era para ser estúdio acabou virando registro do espetáculo e conta com músicas como Esotérico, Quando, Um Indio, Os mais doces bárbaros, Chuck Berry Fields Forever todas composições de Gil e Caetano a música Fé Cega Faca Amolada de Milton Nascimento 


CHICO E CAETANO - 1972


Show dos dois compositores de 1.972 gravado no Teatro Castro Alves em Salvador. O encontro tem pérolas como Bom Conselho, Partido Alto, Atrás da Porta entre outros. Nos anos 80, Chico e Caetano viraram programa e um disco com compilações dos programas. O programa foi a volta de Chico Buarque para a Globo uma vez ter sido afastado devido a problemas com a censura. 

ELIS E TOM - 1.974


Considerado um dos álbuns mais importantes da história da  MPB, o encontro das duas estrelas brasileira tem músicas como Só tinha que ser com você, Pois É, Corcovado e imortalizaram o clássico Águas de Março.


GRANDE ENCONTRO - 1.996


O disco de 1.996 traz quatro ícones da música nordestina que explodiram nos anos 70 - Alceu Valença - Zé Ramalho - Elba Ramalho e Geraldo Azevedo só com violões.
O Grande Encontro foi um grande sucesso. A primeira faixa é Sabiá de Luiz Gonzaga e tem clássicos de Zé Ramalho como Admirável Gado Novo, Chão de Giz e Frevo Mulher, Talismã de Geraldo Azevedo e Coração Bobo e Tesoura do Desejo e releituras do Ciúme de Caetano e Trem das Sete do Raul Seixas. 
A repercussão do disco foi tão boa foi gravado o Grande Encontro 2 e 3.


PANELA DO DIABO - 1.989



Marcelo Nova foi buscar Raul Seixas lá no fundo do poço para gravar um dos maiores discos do rock nacional. Foi o último disco de Raulzito. Na list músicas como Rock ´n Roll, Carpinteiro do Universo, BE Pop Lula, Século XXI entre outros. Os dois compositores foram acompanhados da Envergadura Moral. 


OS 5 NO PALCO - 1.998


Os compositores Zeca Baleiro, Moska, Chico César, Lenine e Marcos Suzano em 1.998 estavam despontando como a nova geração de compositores e  se reuniram e saíram para apresentações de shows todos juntos mostrando suas composições.
Confesso que não sei os 5 no Palco virou disco mas não custa fazer o registro e se quiserem ouçam através do link abaixo



GIL E MILTON - 2.000

Dois dos maiores compositores do Brasil dão uma pausa em suas carreiras para gravarem um belo disco no começo do século. 
O disco engloba as inéditas Dinamarca e Sebastian dos dois músicos, Canção do Sal de Milton, Xica da Silva de Jorge Ben, Dora de Caymmi, Something de Harrison entre outras pérolas. 
Ambos prestes a completar 60 anos fizeram história e deixaram essa obra-prima para a posteridade. 


REFESTANÇA - 1.977



Refestança é um disco ao vivo da segunda metade dos anos 70 gravado por nada mais nada menos que Gilberto Gil e Rita Lee. O show tem o acompanhamento da banda do Gil e do Tutti-Frutti com um integrante a mais -  Roberto de Carvalho nos teclados e guitarra.  A gravação do disco é como se fosse uma retomada na carreira dos dois músicos que em 1.976 foram presos por porte de maconha.
O disco começa com a faixa-título Refestança. Após vem Proibido Fumar de Roberto e Odara de Caetano, as duas com versões peculiares. Ai vem duas do Gil - Domingo no Parque e Back in Bahia. No meio do show tem a música que Rita fez para o parceiro - Giló e na sequência Ovelha Negra cantada por Gil. Após, Eu só quero um Xodó de Anastácia e Dominguinhos, uma versão nacional da dupla para o clássico Get Back que virou De Leve e o show acaba com a sátira da Rita para a MPB setentista com o Arrombou a Festa "Ai ai meu deus, o que foi que aconteceu com a música popular brasileira" 

ACÚSTICO MTV BANDAS GAÚCHAS - 2.005


O disco é uma reunião da nova safra de artistas gaúchos que estavam despontando naquele ano. Dentre elas, Bide ou Balde, Cachorro Grande, Ultramen e Wander Wildner. 
Destaque para Melissa do Bide com a participação de Roger, Dia Perfeito do Cachorro Grande com Paulo Miklos, o hit Dívida do Ultramen com Falcão do Rappa e Eu não consigo ser alegre o tempo inteiro de Wander Wildner, 

EU NÃO PEÇO DESCULPA - 2.002


Encontro inédito de dois compositores que foram exilados juntos no começo dos anos 70 em Londres percorrem caminhos diferentes na história da música. Gravado em um estúdio caseiro no Rio de Janeiro, o disco trabalha várias vertentes sonoras. O disco traz Cajuina de Caetano e uma versão de Maracatu Atômico, música de Mautner, com tambores baianos. 

TRIBALISTAS - 2.002


A reunião dos amigos Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte rendeu um dos discos que mais venderam na história da MPB - 2,1 milhões de cópias. O disco traz os hits Já sei Namorar, Velha Infância e  É Você.
Não gravaram mais nenhum disco e os Tribalistas não fizeram turnê juntos. A única apresentação juntos foi Grammy Latino de 2.003


OS BRITOS - 2.004



Os músicos George Israel do Kid Abelha, Rodrigo Santos e Guto Goffi do Barão e Nani Dias no ano de 2.004 registraram a turnê dos Britos, que são releituras das músicas do Fab Four. 
Som de primeira!!

PARALAMAS E TITÃS JUNTOS AO VIVO - 2.010

Para comemorar 25 anos de carreira, Paralamas e Titãs fizeram uma turnê e gravaram cd e dvd com os maiores sucessos das bandas  que acaba se confundindo com os hits do rock nacional. Um verdadeiro desfile de músicas conhecidas da galera. A turnê e a gravação renderam bastante para as bandas. 



VIDA DO VIAJANTE - GONZAGÃO E GONZAGUINHA - 1.981


Um disco imperdível e maravilhoso de pai e filho - Luiz Gonzaga e Gonzaguinha. No repertório, Sangrando Começaria Outra Vez, entre outras de Gonzaguinha e Pau de Arara, Derramaro o Gai, Assum Preto, Morte do Vaqueiro, Baião da Garoa entre outros de Gonzagão. 

ANA & JORGE - 2.005


Gravado no Tom Brasil, o disco ao vivo reúne grandes sucessos de Ana Carolina e Seu Jorge como São Gonça e Carolina dele e Pra rua me levar e Garganta dela.
Destaque do disco - É isso Ai, versão de The Blowers Daughter de Damien Rice.


ORQUESTRA IMPERIAL CARNAVAL SÓ NO ANO QUE VEM - 2007


Ep gravado por uma super big-band. Veja os integrantes:
 Thalma de Freitas - voz, Nina Becker - voz, Moreno Veloso - percussão e voz , Wilson das Neves - voz e percussões, Nelson Jacobina - guitarra e violão, Rodrigo Amarante - guitarra Bartolo - guitarra, Pedro Sá - guitarra, Rubinho Jacobina - teclado, Kassin – baixo, Berna Ceppas - sintetizadores e percussão, Duani Martins - voz e cavaquinho, Domenico Lancelotti - bateria, Stephane San Juan - percussão, Leo Monteiro - percussão eletrônica, Felipe Pinaud - flauta e arranjos de sopro, Bidu Cordeiro - trombone, Mauro Zacharias - trombone, Altair Martins - trompete.

RAIMUNDO FAGNER E ZECA BALEIRO - 2003



Duas gerações da MPB e do nordeste se encontram para gravar um belo disco de músicas inéditas. 


TOM VINICIUS TOQUINHO MIÚCHA AO VIVO NO CANECÃO - 1.977



Show gravado em 1.977 e que reuniu uma das grandes obras dos shows ao vivo do Brasil.
Antonio Carlos Jobim, Toquinho, Vinicius de Moraes, a cantora Miúcha e a direção musical de Aloysio de Oliveira. 
No repertório: Estamos aí, Tarde em Itapoã, Gente Humilde. Corcovado, Wave, Pela Luz dos Olhos Teus, Vai Levando, Garota de Ipanema, Chega de Saudade entre outros sucessos da bossa nova e da mpb.


BARRA 69 - CAETANO E GIL AO VIVO NA BAHIA - 1.972


Disco ao vivo pela dupla no Teatro Castro Alves em Salvador em 1.969. O concerto em que o disco foi gravado precedeu o exílio de Gil e Caetano em Londres. 
Músicas: Frevo Rasgado, Super Bacana, Madalena, Atrás do Trio Elétrico, Domingo no Parque, Alegria Alegria, Aquele Abraço etc..

GIL & JORGE - OGUM XANGÔ - 1.975



Belo encontro de Gil e Jorge. 
No disco 1, Meu Glorioso São Cristovão, Nega, Jurubeba, Quem Mandou;
No disco 2: Taj Mahal, Morre o Burro Fica o Homem, Essa é pra tocar no rádio, Filhos de Gandy e Sarro.

MULTISHOW - MARIA GADU E CAETANO VELOSO - 2.011


Caetano Veloso teve a sacada de chamar a nova queridinha da mpb para gravar um ao vivo Esse cd é resultado de uma mini turnê de sucesso que contou com apenas 6 shows, composto por voz e violão.  Caetano e Gadú cantam e encantam com incríveis canções como: Sampa, O Leãozinho, Odara, Vaca Profana, Alegria Alegria, Rapte-me, Camalea, Podres Poderes entre outros.



YAMANDU + DOMINGUINHOS - 2.008 




Encontro de dois dos maiores instrumentistas do Brasil - o violonista Yamandu Costa e a sanfona de Dominguinhos. Considerada uma das maiores obras primas instrumentais do país.  



NEY MATOGROSSO E PEDRO LUIS A PAREDE - 2.004


Encontro especial desses dois músicos de gerações diferentes. Destaque para A Ordem é Samba, Vagabundo, Disritmia, Jesus entre outros.

O estúdio rendeu um ao vivo em 2.006 homônimo com músicas como: Caio no Suinge, Sangue Latino, Fé Cega Faca Amolada, Assim Assado entre outros





ARNALDO ANTUNES E EDGAR SCANDURRA - CURVA DE CINTURA - 2012




Disco dos dois músicos gravado em Mali com o músico africando Toumani Diabaté.
Em 2.009 Edgard e Arnaldo começaram um projeto fazendo uma séries de shows com voz, violão, guitarra e bumbo elétrico. O projeto virou disco. 




SINAL ABERTO - TOQUINHO E PAULINHO DA VIOLA - 1.999



Super encontro desses dois monstros da música brasileira. 

CLUBE DA ESQUINA - 1.972



Liderado por Lô Borges e Milton Nascimento o disco Clube da Esquina é o nome do movimento da mineirada que fez sucesso total nos anos 70. Do movimento ,sairam Lô, Milton, Vagner Tiso, Flavio Venturini, Toninho Horta, Beto Guedes, Fernando Brandt entre outros.
O nome do grupo foi idéia de Márcio Borges (irmão do Lô) que ao ouvir a mãe perguntar dos filhos, ouvia a mesma resposta: "Estão lá na esquina, cantando e tocando violão." 
No disco, duplo aliás, obras-primas como Cais, Trem Azul, Paisagem na Janela e Nada será como Antes e mais uma porrada de sons.


TROPICÁLIA - 1.968



Manifesto musical do Movimento Tropicalista. 
Disco com a participação de Gil, Caetano, Gal, Capínam, Nara Leão, Tom Zé e Mutantes.
Foi considerado como o segundo melhor disco nacional de todos os tempos pela Rolling Stones.
Músicas: Parque Industrial, Geléia Geral, Bat Macumba, Panis Et Circensis, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário