quinta-feira, 24 de maio de 2012

50 anos da Palma do Pagador e o Brasil em Cannes

Peço permissão para o meu amigo Daniel Esteves Barros para falar sobre um pouco de cinema brasileiro




Hoje o Comércio do Jahu me deu duas informações. Uma da Feira do Livro de Ribeirão, tema do post anterior.

E outro que exatamente hoje comemora-se os 50 anos da conquista da Palma de Ouro de Cannes do filme Pagador de Promessas.

O filme é baseado na peça de Dias Gomes e foi dirigido por Anselmo Duarte.

A história gira em torno de Zé do Burro (Leonardo Villar) que faz uma promessa a mãe de santo que se seu burro recuperasse,  ele dividiria a terra com os mais pobres e levaria uma cruz desde o seu sítio até a Igreja de Santa Bárbara em Salvador. O burro fica bom é Zé começa a sua jornada.



O filme fala da intransigência igreja que não aceita a cruz por causa do motivo da promessa, da tentativa do candomblé de usarem como um líder e discute a reforma agrária.

O filme acaba com Zé sendo assasinado por policiais na frente da Igreja.

Além de Leonardo, o filme ainda tem Gloria Menezes, Norma Bengell, Geraldo Del Rey, Dionizio Azevedo, Antonio Pitanga e Othon Bastos.



Clique aqui e veja o manuscrito da peça de Dias Gomes:

http://www.clickfacil.net/cf_conteudo/artmx_clientes/Equipe/arquivos/anexos/1_o_pagador_de_promessa.pdf

O longa teve uma versão televisiva em 1.988 no formato de mini-série e estrelado por José Mayer, Denise Milfont e Walmor Chagas.



O filme foi a única obra cinematográfica brasileira vencedora da Palma de Ouro. Acima, Anselmo Duarte recebendo o prêmio na França.


BRASIL EM CANNES

O Cangaceiro de 1.953 ganhou o prêmio de melhor filme de aventura e trilha sonora com a música Mulher Rendeira.


Em 1.964, o Vidas Secas de Nelson Pereira dos Santos baseado na obra de Graciliano Ramos foi indicado a Palma de Ouro e vencedor do Prêmios do OCIC e Cinema de Arte.



Também em 64, o Deus e o Diabo na Terra do Sol também teve indicação a Palma de Ouro. Terra Transe em 1.967  de Glauber ganhou o Prêmio de Crítica Internacional e em 1.969 Glauber ganhou melhor direção por Dragão da Maldade e o Santo Guerreiro. Glauber Rocha ainda faturou em 1.977 o Prêmio Especial do Juri com o curta-documentário Di Cavalcanti.






Após vinte anos, Nelson Pereira dos Santos volta a Cannes para vencer o Prêmio FIPRESCI do Festival com Memórias de Cárcere, baseada nas memórias de Graciliano Ramos na prisão

Fernanda Torres e Sandra Corveloni ganharam o prêmio de melhor atriz por Eu sei que vou te amar (1986)  de Jabor e Linha de Passe (2.008), respectivamente.




Este o ano, o Brasil vem representado por Walter Salles com o "Na Estrada". É a terceira indicação de Walter Salles. Os anteriores foram Diário de uma Motocicleta (2.004) e Linha de Passe (2008)




Mas o único vencedor da Palma de Ouro em Cannes é o Pagador de Promessas de Anselmo Duarte



Nenhum comentário:

Postar um comentário