segunda-feira, 9 de abril de 2012

Teixeira Filho, idealizador do Festival Caipira, partiu...

                                       

Sábado a cultura da cidade perdeu um grande representante, Teixeira Filho.

Convivi com ele nos eventos "Festival Caipira 2.009 e 2.010".



Na gestão de André Galvão como Secretário de Cultura, Teixeira foi um dos idealizadores e  produtor do Festival Caipira. O festival tinha seu centro no Pouso Alegre de Baixo, muito embora eventos aconteciam pela cidade.

O evento virou marco na cidade e no distrito.



Junto com Teixeira, o Programa Nossa Cultura trouxe em 2.009 Moacir Siqueira, Zeca Collares, Levi Ramiro, Osni Ribeiro, Ricardo Anastácio e o Festival de Duplas Caipiras que mobilizara toda cidade e região.



Em 2.010, consolidamos o Festival no calendário (que aliás estão fazendo questão de desconsolidar) com os shows de Abel e Caim, Pedro Bento e Zé da Estrada, Zé Mulato e Cassiano e o show inesquecível de Inezita Barroso.




Neste festival, Teixeira participou do Fórum Caipira que tinha a presença de vários pensadores da Cultura Caipira como Toninho Macedo, Claudio Ribeiro, Osni Ribeiro, Ivan Vilela, Passoca, entre outros. Teixeira Filho estava lá representando a cidade com sua caboclice.

Teixeira também era o responsável por apresentar os eventos no Festival. Se transformava em um personagem dele mesmo e arrebentava. Colocava muita emoção.

E ele tinha algumas tiradas impagáveis como "Queria agradecer a presença de Hamilton Chaves. Guaraná 15 é uma delícia, acompanhado de uma mortadela, melhor ainda" . E com simplicidade, ele sempre juntava as secretarias nos agradecimentos: "Queria agradecer a presença de André Galvão, Secretário de Cultura Turismo e Assistência Social". 


André Galvão idealizou o Festival Caipira junto com Teixeira.


"Faleceu hoje Teixeira Filho, grande personagem da cultura de Jahu. Um dos idealizadores do Festival Caipira, produtor de várias duplas, radialista e mais do que tudo um apaixonado pela cultura caipira. Uma triste perda, adeus amigo, vais deixar saudades por aqui. Quando um grande da cultura deixa a cena, abre um vácui, é diferente, pois ele não era como uma figura barata dessas que hoje habita  a política de Jahu aos montes e na Câmara encontra abrigo fácil. Era um cara diferenciado, um abnegado"



No facebook de Paulo Schwarz, achamos um pouco da história do Teixeira:


"Teixeira tinha uma alma iluminada. Era um companheiro dos bons. E um grande profissional. Esteve ao meu lado em importantes trabalhos: Festas de Peão (em Jaú, Pirajú e Paulínia), no início dos Anos 90. Atuou com brilhantismo na minha equipe em várias campanhas políticas, desde 88. Quando me mudei para Sorocaba em 96, Teixeira veio comigo com a cara e a coragem.
Foi contratado pela Rádio Cacique e, durante 2 anos, fez muito sucesso apresentando um programa sertanejo. Voltou para Jaú para trabalhar com um projeto habitacional, se não me engano o João Balan.
Em 2.003, 2.004 e 2.005, Teixeira trabalhou como colunista no jornal A Notícia, em Jaú, ocupando sempre a contra-capa. A coluna se chamava "Cantinho do Teixeira" e ele escrevia, com brilhantismo, os "causos" populares e histórias que ouvia nos bares.
Eu não sabia que ele estava doente. E isso me deixa intrigado... Falei com ele há aproximadamente um mês. Combinamos um café para fazer planos num futuro próximo. Ele era o "titular" na minha equipe. E, muitas vezes, era o "Capitão" do time.
Bom como ele era, talvez não quisesse me preocupar com papo de doença...
Aliás, essa era uma característica importante do Teixeira: ele nunca deixava o problema chegar. Resolvia tudo antes, absorvia os desgastes sozinho para poupar os companheiros de trabalho.
O céu acaba de ganhar um grande cara. E nós, profissionais de comunicação, perdemos um grande profissional. Insubstituível, pelo menos no caráter grandioso e na fidelidade aos objetivos a serem alcançados.
Podem estar certos disso."









Teixeira Filho vai fazer uma grande falta!!  Ficou doente muito rápido. Ou ficou na sua e não criou alarde, para variar !! Fica com Deus, amigo!!










Um comentário:

  1. o Cara era ótima pessoa, coração puro, grande amigo, pena ter sabido depois, sentirei sua falta amigo, vai com Deus...PC

    ResponderExcluir