terça-feira, 10 de abril de 2012

E o XV caiu...

                                                         


E não deu outra. Como previsto nas primeiras rodadas do Campeonato Paulista da A-3, o XV caiu aos 47 do segundo tempo, mas só da última rodada. 

A campanha foi muito confusa. As primeiras rodadas foram ridículas. Ai chega Finazzi e outros jogadores e volta a esperança e acaba esperança rapidamente. Ai chega o novo técnico e com ele um suspiro, uma nova campanha que deixa o Galo com chance até de subir. A torcida confiava exacerbadamente na classificação para o octogonal, mesmo o time há dois pontos da zona de rebaixamento. 

Com o rebaixamento,  sucitam várias dúvidas sobre a real culpa do rebaixamento:

- Culpa vem de um acúmulo de más administrações?
- Culpa da nova diretoria que saneou as dívidas mas não tinha um departamento de futebol condizente com o Galo e contratou mal?
- Culpa da falta de estrutura na base?
- Culpa do Presidente que só falou bobagem na imprensa?



- Culpa da arbitragem nos últimos jogos?
- Culpa dos jogadores que fizeram corpo mole por não receberem ou caíram na gandaia?



- Culpa da administração municipal atual que não cumpriu a palavra e não ajudou o XV?
- Culpa de um grupo de políticos que fizeram um complô (dizem até que comprou arbitragem contra o XV) para o XV ser rebaixado e por consequência tomar o poder do time fragilizado?


A verdade é que um pouco de tudo. E quem paga o pato é a torcida. 

E o rebaixamento do XV pode trazer consequências drásticas para o time que foi tão tradicional no estado de São Paulo. Pode até ser o fim...

A cidade está em luto e preocupada com o que pode acontecer!

Veja a repercussão na cidade das pessoas que são ligadas ao XV de Jaú: 

Renan Turini

"Bom dia amigos!

O XV de Jaú reflete a imagem da sociedade jauense.


Sejamos honestos, todos sabíamos que era uma questão de tempo para que o XV chegasse a esta situação. Afinal de contas já faz um tempo que as diretorias que administram o clube são formadas por empresários que não sabem absolutamente nada de esporte. Eles possuem o sustento econômico.

 
Assim como no clube, nossa cidade está repleta de pessoas que estão se metendo em áreas que ainda não possuem a competência necessária para tal. Vale lembrar que dinheiro nos dias atuais não é sinônimo de capacidade. Conhecimento é a moeda da vez e o dinheiro é apenas mais um elemento indispensável para tal.

Tive o prazer de trabalhar no XV de Jaú em 2006. Nessa oportunidade fiz muitos amigos e passei por muitas dificuldades que foram ultrapassadas com muito trabalho. O estresse dos salários atrasados eram substituídos pelo amor ao esporte (a unica explicação para passar por essa situação).
 
Durante este período aprendi não só a amar o esporte mas a ver que a política esportiva tem total (eu disse TOTAL) interferência no cotidiano do futebol. Sempre existe um interesse atrás de qualquer decisão.
 
Eu sei que você, meu amigo, não irá se espantar com essa informação mas o que difere o futebol da política é a presença da bola. Essa criatura redonda e que é chutada de qualquer forma... pra qualquer lado por jogadores medíocres assessorados por empresários cheios de dinheiro. E o clube?
 
 Ah, o clube... Essa Terra de Ninguém que é esquecida por muito e lembrada somente na hora dos 90 minutos.
 
Então meus amigos, mais uma vez eu faço o elo. Vamos transferir tudo para nossa sociedade e veremos que tudo está se ligando.
 
Alguns iriam me perguntar: Mas isso tem solução? Eu digo com toda a certeza: SIM!
A hora que os verdadeiros valores como ÉTICA, RESPEITO, NOÇÃO DE REALIDADE, INTELIGÊNCIA, PLURALISMO, DIGNIDADE e outras virtudes voltarem na moda.
Enquanto isso vamos ver Jaú do jeito que está e o XV na quarta divisão!"

Marcos Meschini

“No ano de seu 88º aniversário, e seguindo a mesma linha da administração municipal, o XV de Jaú está na quarta divisão. Uma sucessão de erros, desde o começo até o último jogo, cravaram a participação do XV na Série B do próximo ano, contratações erradas, um presidente que não se pode falar nada no que diz respeito à coragem (afinal ele que pegou o XV, alguém quer pegar? Que se habilite). Mas, coragem não basta, ele tem o sério problema de falar demais, gostar de holofotes e não ouvir ninguém. Não, li ou escutei uma declaração dos dois homens do Galo que realmente entendem de futebol, Devides e Waguinho. 

Afinal o nosso presidente jogou futebol aonde? Entende o quê de bola? E os nomes de peso em nossa cidade? 



Jogadores que brilharam no XV, por que o nosso presidente não conversa, se reúne ou faz uma administração mais participativa com eles? Onde está o dinheiro de jogadores revelados (seja qual for a gestão, não só essa)? E as categorias de base? Outra coisa, o XV virou trampolim político? Grupos políticos mandam e desmandam lá por interesses próprios?” 


Dirceu Furlanetto
Tem que vir a público sim!!! E agora, tem que dar a cara para bater, tem verba pública no XV. Tem que dar satisfação sim!!! Se o XV foi considerado patrimônio cultural do município, o município tem o direito de apurar o que está acontecendo. Tem que abrir um sindicância, uma CPI. Cadê o poder público? Cadê os vereadores que se elegeram em cima do XV? Tem que cobrar. Fazer ofícios aos vereadores, protocolar e solicitar uma sindicância. Os caras somem, simples assim....
Bruno Roveri
Um dia nós veremos nosso XV de volta...........se tudo der certo disputaremos a B1 em 2013, subiremos pra A3 em 2014, pra A2 em 2015, e em 2016 estaremos na A1...........ou se demorar um pouquinho a mais, o que é normal, no centenário do clube em 2024 poderemos ter o XV novamente na A1.........só que se até 2016 tem tempo que não acaba mais pra vermos o XV nesse pela-porco de A3, imaginem pra vermos na A1!!
Paulo Soares
É triste pensar em ficar sem o XV.... aliás, que domingo triste!!!! mas a realidade é que precisamos fechar pra balanço... Esperar vontade política da cidade, que possa reunir empresários em torno do XV, para administrá-lo profissionalmente, como deve ser feito o futebol atualmente... Por mais difícil que seja pra mim, admito que não acho viável continuar do jeito que está....
 
José Getulio Scandiuzi
Estamos todos atônitos com o que aconteceu, apesar de sabermos que era possível, mas jamais acreditamos que isso ia acontecer. Mas precisamos fazer um grande balanço disso tudo:
 1. os erros nas contratações foram imensos. Optou-se em trazer um bando de medíocres de 1.500 reais por mês a trazer 5 craques e usar nossa molecada

2. Esse é o grande problema: cadê nossa base? nenhum jogador revelado em 4 anos
3. Fica clara a falta de influência política do presidente. A juizada fez e desfez aqui em Jaú e hoje sacramentou quando não deu o 3º gol que matava a partida. O presidente se diz amigo do presidente da Federação e não vimos nada para o XV nestes 4 anos, só ferro.
4. O poder público pode sim de maneira velada, através de sua força ajudar o Galo a arrumar patrocínios, interceder em algumas esferas. Então, da mesma forma como a administração do XV, a prefeitura agoniza pedindo para acabar logo seu mandato e o povo implorando para que saiam logo, de preferência sem fazerem maiores estragos do que já estão fazendo com nossa cidade.
5. Há indícios de adversários do presidente tenham jantado com o árbitro da partida na noite de ontem. Se for comprovado, é mais um sinal de que tem muita gente contra.
6. É hora de pessoas de bem, nem da outra administração nem dessa atual assumir o comando do XV e de fundamental importância sintonizados com o poder público. Antes que critiquem, não defendo colocar dinheiro público, é usar a influência do poder para ajudar o grande cartão postal de Jaú, o nosso Galo da Comarca, que só se reerguerá com investimentos na base de garotos!
 Herme Furlanetto
O XV de Jaú caiu pra quarta divisão do futebol paulista. É isso mesmo ! O que já foi um gigante do interior, hoje é apenas mais um time na quarta divisão paulista. Jogará com clubes que não tem estádio, torcida, estrutura.

O outrora gigante que possui milhares de metros quadrados de área, um estádio pra 18 mil pessoas, uma história recheada de glórias e com vários craques revelados em seu berço.
 O XV de Jaú está na 4ª divisão.

Gostaria de agradecer à alguns nomes.
José Construtor
Wagninho
Toninho Cobra
Nem
Finazzi
Tobias
Rodriguinho
Todos volantes do time
Ao lateral direito que perdeu um penalty e cavou uma suspensão pro último jogo
Ao dignissimo prefeito Sr. Oswaldo Franceschi
Aos jogadores vindos do sub-20 do Noroeste
Aos gandulas que hoje não deram sumiço nas bolas

São muitos e muitos agradecimentos.

Parabéns, o rebaixamento é de vocês.
Agora ficou bacana !
Vamos jogar um campeonato que exige elenco sub-23, e nosso querido e competente presidente (que conseguiu marcar seu nome na história de jaú), simplesmente renunciou às vagas no sub-15, sub 17, com as fichas todas assinadas, dinheiro de patrocinio, etc. Agora vamos ficar 3 anos suspenso da FPF pela desistência.
Parabéns Zé Construtor, não temos base pra jogar um campeonato que exige base.
Ainda bem que não tem 5ª divisão, porque estaríamos nela em 2014.

Incompetência total !
Murilo Palomares

Nesse feriado apesar de ser Páscoa, eu nao sabia se voltava pra Jau ou não, a 700km de distancia resolvi voltar por causa do Galo, ultimo jogo do ano e o jogo chave pra ve se caia... 
 É incrível como pode ter pessoas que arrasam o sentimento de muitos hj foi a gota d'agua, jogadores errando passes entregando o jogo na cara dura para o nosso ex-glorioso Xv de Jau cair... Conseguiram estragar o unico nome forte que Jaú tinha, pois sapato hj é apenas umas lojinhas e só... já se foi tudo e junto O Zé e cia de jogadores conseguiram destruir o amor de algum como o meu e o nome de Jaú. Acho que acabou.
 Alexandre Ometto
Minha família sempre foi apaixonada pelo XV de Jaú. Até o dia em que meu irmão Thiago, vestiu a camisa do time com muito orgulho. Esse era um sonho do meu avô, do meu pai e de todo mundo aqui em casa. 
 
Com ele lá dentro, pudemos conhecer um pouco dos bastidores e da política que envolvia todas as relações ao redor do clube. Sofremos com ele ali dentro. E tivemos nossa maior alegria quando em 2005 levantamos o caneco do Sub-20 na Vila Belmiro. 
Porém a história de um coletivo é construída por indivíduos. E nem sempre esses indivíduos carregam no sangue a paixão daqueles que sofrem e se orgulham pelas cores do clube. O XV de Jaú é mal administrado há muito tempo. Meu irmão, viveu lá por mais de 8 anos, desde as primeiras categorias de base. 
 
Os dirigentes nunca pagaram o que deviam a ele (nunca escondemos isso de ninguém), sua carteira de trabalho voltou pra casa em branco quando se desligou, a cirurgia pela qual passou foi meu pai quem pagou (dirigentes prometeram devolver a grana, em vão). 
Teria todo o direito de entrar na justiça (seria apenas mais um dos processos trabalhistas), mas se recusou, pra não manchar a história que tem lá dentro, e da qual toda a família se orgulha. Sem contar a desvalorização que sofreu junto com todo o time sub-20, todas as promessas não cumpridas, etc. E tudo isso nem foi nessa administração. 
Não quero dar lição de moral pra ninguém, até porque quem trabalha deve sim correr atrás de seus direitos. 
Tô postando isso só pra ilustar que há muito tempo, o XV deixou de ser meu amor pra virar mulher de malandro. Quando descobri isso, aprendi que a realidade não é o que se vê, e sim o que se esconde.

Em tempo: Futebol virou negócio. Deve ser tratado como empresa e gerido por profissionais remunerados que assinam acordos e arcam com os compromissos. Só assim eu voltarei a acreditar.
                    
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário