terça-feira, 24 de abril de 2012

Blog entrevista Marolla


O Blog do Moraes tem o imenso prazer de falar com Marolla.

Fiodermundo Marolla Junior é jauense e começou a sua carreira no XV de Jaú. Foi titular do Santos Futebol Clube campeão paulista de 1.984, tri-campeão paranaense pelo Furacão, campeão da Copa do Brasil pelo Criciúma em 1.991 e com passagem pela seleção brasileira.  



Marolla fala do Santos, rebaixamento do XV, seleção, seus títulos, Copa 2.014 e que será candidato a vereador agora em 2.012.

Acompanhe:

- Fala Marolla, é um prazer pode falar contigo. Tendo em vista os 100 anos do Santos completados no último dia 14/04, como foi a sua chegada lá no Alvinegro do Litoral.

Bom dia Moraes, legal falar com você também. 



Cheguei em Santos em 1980 com apenas 17 anos e já comecei a jogar. Foram 5 anos sempre como titular e conquistei alguns títulos como, vice campeão em 1980 do Paulista, vice campeão em 83 do Brasileiro, Campeão Paulista em 84 e alguns outros títulos de alguns torneios fora do país.



         Como foram as finais do Campeonato Brasileiro de 1.983 e a conquista do Paulistão de 1.984. Era mais ou menos o mesmo time? E quais eram as qualidades do Santos de 83 e 84?



Em 83 foi legal, pois vencemos no Morumbi o Flamengo por 2x1 e quando fomos ao Maracanã fazer o último jogo com 144 mil pessoas (foi o maior publico pagante da história do Maracãna). Podíamos perder por 1x0 quando tomamos um gol á 50 segundos de jogo ai nos perdemos e acabamos perdendo por 3x0.

Já em 84 mantivemos o mesmo time ai foi fácil conquistarmos o título.

 - Qual foi a maior diferença no jogo do Santos contra o Barcelona? E esse Santos é o melhor time depois da Era Pelé?

Bem, acho que foi respeito demais. Ficamos envolvidos com muita badalação e não jogamos.

E relação a Era Pelé creio q nunca mais veremos .Aconteçam outras eras Ailton Lira e Pita (Meninos da Vila de 78) Marolla e Chulapa (83 e 84), Robinho e Diego (2.002) e Neymar. Mas igual á Pelé impossível..........

- Como foi sua passagem pela seleção brasileira? Você jogou duas partidas na seleção principal? 



Fui convocado pelo Sr. Tele Santana em 81 para disputa das Eliminatórias para Copa de  82. Fiquei no banco do Valdir Peres as eliminatórias inteira e  jogando 2 jogos. Fui para  Copa em 82 como 4º goleiro.

- Quem estava com você na conquista do Torneio de Toulon em 1.981?

Fomos bi-campeões em Toulon 81/82 e naquele time haviam Baltazar do Grêmio, Mozer do Flamengo, 
Cristovão do Fluminense (hj técnico do Vasco), dentre outros.


                                                           Na foto da seleção de novos estão estes jogadores: Em pé: Marolla, Claudinho, Márcio, Paulo César (Ferroviária), Vagner, Solitinho, César, Paulo César (Marília).
2º fila: Ancheta, Rudnei, Robertinho, Leandro, Paulo Borges.
sentados: Neinha, João Maria (só mais tarde ele começou a usar o nome Jota Maria), Jorginho, Lótti, Éverton, Chico Assis e Luís Cláudio.

- A sua passagem no Atlético Paranaense foi marcante com três títulos estaduais. Como foi a passagem no Sul?

No Atlético foram 5 anos de convivência sempre jogando. Conquistamos 3 títulos paranaenses  Em 88 fui o recordista em defesas de pênaltis ganhando a Bola de Ouro da Revista Placar.


  Time da foto - Marolla; Valdir, Leonardo, Heraldo e Odemílson; Cacau, Gilberto Costa e André (Osvaldo); Carlinhos, Dirceu e Rizza (Serginho). Técnico: Zé Duarte. 

- Fale sobre a convivência com o Luis Felipe Scolari no Criciúma, campeão da Copa do Brasil de 1.991. 



Ele estava começando como técnico e foi importante trabalhar com ele e poder ter ajudado naquela conquista.

- Quem te levou para o XV de Jaú, Marolla? 



Jogando bola em frente minha casa o Sr. Claudia Mata passou e me convidou p participar de uma peneira e acabou dando certo.

- Você como ex-jogador e técnico do XV, porque o XV de Jaú caiu? O que levou o Galo a chegar no fundo do poço da B1 do Paulistão? 



É uma coisa que lamentamos muito  ainda mais eu q sou de Jaú, fui criado aqui dentro, ajudei em muito o nosso XV com minha transferência na época para o Santos.

Sentimos muito por uma má administração, o nosso XV foi muito roubado e agora ninguém quer saber de ajudar, acabam atrapalhando e deixando nosso Galo nessa situação. É uma vergonha para nós jauenses.

- Como tirar o XV dessa situação ?

Não será fácil não, só com á volta das categorias de base, uma nova mentalidade, pessoas que realmente entendam do traçado e principalmente pessoas honestas a coisa pode mudar mas daqui algum tempo.

- É verdade que você será candidato a vereador? Caso vença, quais os seus projetos ?

Serei sim vereador e meu principal foco será o esporte (é claro). E já qúe o nosso XV caiu faremos de tudo para voltar á primeira divisão, a educação com mais possibilidades aos carentes (alimentação, transporte, etc...) e principalmente a saúde. Tabalho no hospital e vejo a necessidade da população em relação á remédios, transporte, moradia (casas de apoio). Enfim tudo o q for necessário para o pessoal que necessita.




- Você está acompanhando a preparação para a Copa de 2.014 no Brasil? O que vc tá achando da preparação da seleção e da estrutura e da Copa?

Em relação a Copa acho q estamos bem longe ainda de realizarmos uma copa perfeita, mas até lá se o governo junto com o povo se aliarem com certeza faremos uma copa legal. O povo gosta de futebol e acho que dará exemplo p o resto do mundo (espero !!!).


- Você vive com o futebol atualmente? Quais seus  projetos futuros? Muito obrigado pela entrevista
R: Tenho escolinhas da futebol aqui em Jaú (Caiçara e América), jogo no Master do Santos e Corinthians e estou sempre em contato com o pessoal do futebol levando garotos para testes nos grandes clubes de São Paulo.

Um grande abraço. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário