quarta-feira, 21 de março de 2012

Jaú fala sobre os 40 anos do Poderoso Chefão





O Blog do Moraes comemora os 40 anos de uma das melhores trilogias feitas pelo cinema – O Poderoso Chefão.

O primeiro longa da trilogia foi lançado no dia 15 de março de 1.972

Ao invés de fazermos uma matéria sobre os filmes, o  Blog pegou a opinião de jauenses fãs da trilogia. Confira:

Léa Prado




- Qual o melhor filme da Trilogia

Para mim o melhor filme da trilogia é o primeiro.
Nele identificamos características psicológicas, princípios de conduta ética e moral tão bem engendrados nos personagens que os fizeram únicos e inesquecíveis.  Apesar do “business is business”, o passional é exposto a todo momento na “família” dos Corleone. 

- Qual os dois melhores personagem da Trilogia


Indubitavelmente ,  the great Goodfather Don Vito Corleone, magistralmente  interpretado por  Marlon  Brando. Seguido por Michael Corleone.  John Casale não deixa nada a desejar interpretando Fredo, o irmão inseguro e covarde relegado ao segundo plano.  Apesar das características de anti-herói, ele nutre uma espécie de amor e inveja por seu irmão Michael.



- Cena mais marcante da Trilogia

Duas cenas do filme 
I – A primeira, no casamento da Constanza, Don Corleone  exercendo seu poder e “bondade”, na conversa com o dono da funerária  -  “Eu não me lembro da última vez que você tenha me convidado para tomar um café em sua casa, mesmo minha mulher sendo madrinha da sua única filha. Mas agora você vem até mim e diz: ‘Don Corleone faça justiça’. Mas não pede com respeito, não oferece amizade. Você nem mesmo pensa em me chamar de Padrinho. Ao invés disso, você entra na minha casa, no dia do casamento de minha filha e, me pede pra matar por dinheiro.”

E a segunda cena, no final do filme, na qual Michel, já completamente dominado pelo poder, tem seu destino selado.  Após ser convidado por Kay para uma bebida, Michel não a segue. Continua em seu escritório e logo se inicia a cerimônia do beija-mão.  



- Comentários livres sobre o Poderoso Chefão

Assisti a trilogia incontáveis vezes.  Cada vez que assisto percebo uma coisa nova  que não havia reparado antes.
Outra cena impagável é a cantoria no casamento da Connie com o velhinho soltando a voz em Luna mezzo mare. 
A devoção de Luca Brasi por Don Corleone  fica evidente quando ele ensaia frases para agradar ao padrinho e transpira de tanto nervosismo, talvez pelo enorme respeito.
 O roteiro é perfeito, a direção,  e não  nos esqueçamos das  composições musicais  inesquecíveis que  Nino Rota fez para o filme.




Daniel Esteves Barros




- Qual o melhor filme da Trilogia

Os três são excepcionais e se completam entre si, mas o primeiro é o mais cativante mesmo.

- Qual os dois melhores personagem da Trilogia

Pode ser Don Vito e Don Michael Corleone? Hehe, se não puder ser os dois “Dons”, fico com o Vito e o Sonny Corleone.



- Cena mais marcante da Trilogia

Bom, é um spoiler, ou seja, quem nunca viu o filme não deveria ler essa resposta, mas vá lá: sem dúvida alguma a morte de Don Vito Corleone no pomar, enquanto este brinca com o seu neto Anthony, é o momento mais marcante de toda a trilogia. Mas há muitas outras cenas quase tão marcantes espalhadas ao longo dos três filmes.



- Comentários livres sobre o Poderoso Chefão

Sobre a trilogia, os três capítulos se completam e formam um ciclo simbiótico, podendo ser facilmente eleitos o "magnum opus" da indústria cinematográfica mundial.

A primeira (e mais cativante) parte trás Marlon Brando na possível melhor atuação masculina da história da Sétima Arte e um roteiro cheio de “viradas de mesa” que acontecem a cada dez minutos. Mais importante do que isso, o episódio de estréia da saga nos apresenta à família Corleone de um modo que nos faz parecer conhecer cada um de seus membros há muitíssimo tempo.



Já no segundo episódio, a família unida e forte retratada no longa de 1972 começa a se desmantelar por conta da ganância de seu novo líder, Michael Corleone (uma releitura cinematográfica do gangster Charles “Lucky” Luciano), ao passo em que o passado de Vito Corleone (uma releitura cinematográfica do gangster Frank Costello) vai sendo revelado em uma trama pararela, protagonizada por um Robert De Niro capaz de reproduzir com maestria e naturalidade os trejeitos que Brando utilizou para compor o seu personagem no filme original.

O final veio com o terceiro longa, em 1990, que encerra a saga com chave de ouro, ao contrário do que muitos dizem. A última cena é, disparada, a mais emocionante (o que não quer dizer que seja necessariamente a melhor) de toda a série e confere uma conclusão muito mais do que digna a essa magnífica tríade que fortaleceu o Cinema mais do que nunca.

  
Andréa Megale


- Qual o melhor filme da Trilogia

Meu favorito do trilogia é a parte II. 

- Qual os dois melhores personagem da Trilogia

Meu personagem favorito, é sem dúvida, Michael Corleone, pois a gente consegue ver a transformação pela qual ele passa, de moço bom, sensível, a um homem frio, que coloca sua "família", seu clã, acima da razão, juntamente com os seus negócios. Ou se está com ele, ou contra ele. E dentro desse quadro, a gente vê que o poder, vem com uma imensa solidão, o medo permanente da traição, em proteger tanto os que ele ama, acaba os afastando. Por isso meu outro personagem favorito, é a esposa dele, que nem aparece tanto, mas ela vai perdendo pouco a pouco a pessoa que um dia conheceu.

- Cena mais marcante da Trilogia



Minha cena favorita, é a que ele, Michael Corleone, mata alguém pela primeira vez. A
dor e o medo, e a certeza que ele TEM q fazer isso pela família. E aí que sua transformação começa, pois depois de conseguir fazer isso uma vez, ele sabe que fará várias, mas sofre com isso.

Além dessa parte, outra cena que acho muito forte, é a que ele beija seu irmão Fredo, e diz que sabe que foi ele quem o traiu - e fala a famosa frase:" I know it was you. You broke my heart" -Eu sei q vc - vc partiu meu coração." 


Outra frase famosa dele que eu adoro: " Never let anyone know what you are thinking".

Agora não poderia deixar de citar essas duas frases do Don Corleone ( o pai):
" Keep your friends close, but your enemies closer" ( Mantenha seus amigos por perto, mas os seus inimigos, ainda mais próximos"

" They talk when they should listen" ( Eles falam qdo deveriam ouvir)

- Comentários livres sobre o Poderoso Chefão

É isso Moraes, esse filme, essa estória, é muito emocional, muito complexa, como nós humanos. Por isso acho que gosto tanto. Por que tbém prova que todo mundo tem dois lados, o bom e o mal, e vence aquele que vc alimenta mais! ( Não lembro mais quem disse isso...rssss). 


Ricardo Parras



- Qual o melhor filme da Trilogia
Sem dúvida, o melhor é o 2º filme, pois retrata chegada de Vito Corleone  (Marlon Brando) quando jovem aos Estados Unidos, interpretado por Robert de Niro. Paralelamente, dá continuidade a história de Michael Corleone (Al Pacino).



- Qual os dois melhores personagem da Trilogia

Os dois Dons!!! Vito Corleone e Michael Corleone.



- Cena mais marcante da Trilogia

Difícil responder. Mas uma que chamou muito minha atenção foi quando Michael Corleone decide entrar para o mundo da máfia (que tanto não quis fazer parte, até então) matando os responsáveis pelo atendado de seu pai em um restaurante. Estes, só aceitaram participar desta reunião por saber que Michael era contra o “trabalho” de seu pai. A cena é um show do ator Al Pacino, mostrando o nervosismo de quem assassinava alguém primeira vez!

- Comentários livres sobre o Poderoso Chefão



Uma curiosidade: Al Pacino, escolhido de Coppola para o papel, nasceu no Bronx  e seu pai era da cidade de Corleone, Sicília – mesma cidade do personagem de Marlon Brando, seu pai  no filme.


Cleber Esteves



- Qual o melhor filme da Trilogia

Bem para mim O poderoso Chefão II.

- Qual os dois melhores personagem da Trilogia



-Robert de Niro interpretando Corleone no começo da carreira...as cenas que iniciam ele no mundo do crime são  memoráveis..é logico Marlon Brando...

- Cena mais marcante da Trilogia

-A  cena que ele vê o filho Sony morto, é umas da marcantes




Comentários livres sobre o Poderoso Chefão



Alguns pontos que se pode ressaltar no filme, o carisma de Don Corleone, encanta talvez na mais perfeita reconstituição do mundo da mafia de nova york, pode parecer paradoxal mas Don Vito era uma homem justo, e no fundo tambem pregava respeito e fidelidade a seus protegidos.

José Nabuco Filho



- Qual o melhor filme da Trilogia

Difícil escolher entre o primeiro e o segundo, mas fico com o dois. 

- Qual os dois melhores personagem da Trilogia 



Don Corleone velho (Marlon Brando) e Vito Andolini (jovem, interpretado pelo Robert De Niro, que mais tarde se chamaria Vito Corleone, em razão de sua cidade natal). O primeiro por ser o patriarca superpoderoso e o segundo – que é o mesmo, só que jovem – por explicar como aquele homem se tornou tão forte e capaz das piores atrocidades pelo poder. 

- Cena mais marcante da Trilogia

O pedido de um favor feito por um italiano, dono de uma funerária, ao Don Corleone, no casamento de sua filha. Aquela cena, para mim, explica toda a lógica de dependência que pessoas tinham dos mafiosos.


- Comentários livres sobre o Poderoso Chefão



Talvez seja um clichê, mas é impressionante como toda a família lutou tanto por poder e dinheiro e sofreu muito pela escolha.


Giovani Junior




- Qual o melhor filme da Trilogia

O primeiro filme é, sem dúvida, o melhor. O segundo é excelente. O terceiro é apenas bom.

- Qual os dois melhores personagem da Trilogia

Deixemos de fora Marlon Brando que é incomparável. Al Pacino (Michael Corleone) e Robert de Niro, o jovem Vito Corleone, são os melhores da trilogia.



- Cena mais marcante da Trilogia;

Outra escolha difícil. Principalmente no primeiro filme, há cenas primorosas do início ao fim. 



Fico com a sequência final: a cena de Michael Corleone, como padrinho no batismo de seu sobrinho, filho de Connie e Carlo, renunciando a Satanás ao mesmo tempo em que, seguindo suas ordens, os capangas da família Corleone assassinam um a um os padrinhos de New York e o dono de Casino Moe Greene em Las Vegas. A edição desta cena é primorosa.

- Comentários livres sobre o Poderoso Chefão



O Poderoso Chefão é considerado um dos melhores filmes de todos os tempos. O roteiro, a fotografia, a montagem, a edição de som, a escolha do elenco, a direção e as atuações beiram a perfeição. Filme para ser visto e revisto a qualquer tempo.
Abraços!!!

Fernando Lazzari



- Qual o melhor filme da Trilogia

Os três filmes são muitos bons. Se for para escolher um, fico com o primeiro.

- Qual os dois melhores personagem da Trilogia

Aqui, fico no óbvio: Don Vito e Michael Corleone. Aliás, Don Vito Corleone é o único personagem a vencer dois Oscars em toda a história, com Marlon Brando e Robert De Niro!

- Cena mais marcante da Trilogia

 Ah! A cena da cabeça do cavalo decepada e toda ensanguentada na cama é demais!



- Comentários livres sobre o Poderoso Chefão

Assistí à trilogia "O Poderoso Chefão" pela primeira vez no começo dos anos 90 em VHS. De lá para cá, já a reví em Dvd, blu-ray e até numa versão dublada com os três filmes reunidos em um só!



Confesso que na época, com menos de 20 anos, muita coisa ficou no ar, e só fui entendendo e apreciando cada vez mais, a medida em que revia a obra. Hoje, percebo uma certa "propaganda" dos filmes para com a máfia e como dizia Coppola: "Todo capitalismo no fundo é uma espécie de máfia!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário