terça-feira, 6 de março de 2012

Blog entrevista Claudio Matiolli do Rotor




O Blog do Moraes tem o prazer de conversar com Claudio Matiolli, vocalista e baixista da Banda Rotor.  O Rotor faz sua estréia no Santo nesta sexta, 09 de março.

Se você quiser conhecer mais a banda:
facebook.com/rotorbanda
youtube.com/rotorvideos

Claudio fala das suas bandas, influências, conta histórias da época que morou em Nova York, da cena musical atual da região e do país e claro, do Rotor.

Acompanhe o bate-papo:

Claudio é um grande prazer estar conversando contigo. Faça um histórico das bandas que você participou? 

Oi Moraes, o prazer é meu:

Comecei com a Toca 1988, Raizes do Som 1988/89, Studio 69 1990/91, Bam da Banda 1991/99, Capitão Mamão 1999/2001.

Nos EUA, Jaque Ryal Project 2002/03, Citizen Fury 2002/04, David Adam Cole band 2002/04, Yours 2004/05 (foto), Spectrasonic 2005/08, Icecream Man 2005/2008, Protocol Nation 2009/12, Rotor 2009 ate hoje.




Quais são suas maiores influências musicais? 

Tinha 8 anos quando escutei os Beatles pela primeira vez! Já tive varias fases e já escutei e parei de escutar varias bandas...
As sempre presentes são Pearl Jam, Chris Cornell, Bon Jovi, Ray Charles, Beatles, Oasis, STP, U2, PinkFloyd e recentemente tenho escutado também Strokes, The Killers, Kings of Leon, Coldplay...

Conta pra gente como foi morar e fazer um som nos EUA por sete anos. Quais foram as dificuldades e aprendizados neste período? 

Cara, experiência incrível de vida..recomendo a todos que viajem pra fora do Brasil mesmo que seja por alguns dias, isso amplia a sua visão de como as coisas são e funcionam, culturas e vidas diferentes. 



Eu me preparei psicologicamente porque sabia que ia ser pauleira e nos primeiros 2 anos foi mesmo...toquei por 1 ano no Metrô em NY para me sustentar e aprendi muito a como ser humilde e tratar todos pelo o que eles são e não pelos seus bens.

Na musica, sempre curti Rock então sabia que lá eu ia me aprofundar na raiz mesmo e aprender como os gringos fazem. Toquei em vários projetos legais e também montei minhas bandas em LA e NY as quais me deram uma experiência incrível como compositor e produtor. 

 Presenciei muitas coisas importantes por lá como a queda das Torres Gêmeas também...foda!


Você voltou pra cá e pintou o Rotor? 

Na verdade foi o contrário, voltei por causa do convite do Gui.  Cheguei a um momento o qual tinha vivido muita coisa lá fora e estava sem um objetivo mais alto, tinha saudades da família, amigos, Brasil...foi ai que pintou o convite. 



Me deram muita liberdade criativa na banda e isso foi um dos fatores mais importantes pra eu entrar pra banda.

Do que as músicas autorais do Rotor falam? Você compõe também? 

Quando entrei na banda as músicas do álbum já haviam sido compostas pelo Bruno e Gui, letras e músicas respectivamente. 

 Eu e Gui revisamos tudo e algumas foram eliminadas sobrando 7 e com isso pude encaixar 3 de autoria minha.  Inicialmente, o álbum teria 2 versões...inglês e português mas devido a vibe e estilo resolvemos deixar só em inglês. 

 Por causa disso eu escrevi versões fieis em inglês das letras escritas pelo Bruno em português. Eu tenho um pouco mais de 100 músicas compostas em inglês e umas 3 em português rrssrs.


Você acabou de voltar de Nova York. O que foi fazer por lá? 

Hehe ainda to por aqui curtindo um frio de rachar rsrs. Normalmente volto pra lá a cada 3-4 meses por causa do meu green card. Esta vez em especial fui pra acertar detalhes da mini tour do Rotor na costa leste dos USA no próximo verão americano em 2012.  Consegui alguns promoters pra me ajudar e um possivel patrocinio de bateria pro Eli. Segredo ainda rsrs




Diz para o Blog o que você está escutando ultimamente e como você está vendo a cena musical atual da nossa região e do Brasil ? 

Gostei do ultimo album do Pearl Jam "Back Spacer", tenho escutado bastante..também novas bandas como The Fray e Keane, John Butler Trio e o disco do Rotor tbem, curti mto como ficou!

Tenho escutado o cd do "Eu e a Banda" e "Purunga e Etilicorpos" da Barra e "Griswolds" de Jau. 

A cena no Brasil sempre tem fases/modas que se alternam. no momento tem o Sertanejo Universitario ja se esgotando e um Samba Rock tentando se expressar. S espero que o Rock nao demore mto para voltar...rs.

No entanto acho a cena do rock na região forte,  Jau, Barra, Bauru, sempre teve um público fiel.  Quanto ao Brasil, tenho visto mais e mais festivais de Rock nas cidades pequenas o que é muito bom, provavelmente inspiradas por grandes festivais como Rock in Rio e SWU. 

Mesmo com tudo isso acontecendo ainda sinto a falta de novas bandas no mercado, sei que outras razoes são a causa disso mas seria bom ouvir sangue novo!


Quais os projetos futuros do Rotor?
 



Hmm pretendemos lançar agora o álbum junto com alguns itens de merchandising no próximo mês e dai tocarmos o máximo este ano.

Provavelmente vamos parar um pouco no meio do ano que vem e comecar a compor um outro album e fazer tdddd de novo!!!

A música nos deixa feliz, os integrantes se dão muito bem e a química musical é muito boa. Queremos sempre fazer o melhor e produzir mais e mais álbuns!


Como está o formato do show da banda? O que a galera de Jaú pode esperar do show de sexta. 




Hoje em dia temos tocado muito som britânico que nos inspirou na composicão do nosso novo álbum "What is the distance" como Oasis, Strokes, Beatles, The Killers, Kings of Leon, U2, Frans Ferdinand e mais clássicos de bandas como Stones, Pearl Jam, Guns, Yes, Dire Straits, etc..

Mesclamos também com os 3 singles do álbum que você  pode escutar e baixar aqui http://soundcloud.com/rotor :)

Até sexta-feira!

JOGO RÁPIDO CLAUDIO 





Primeiro show que viu: Hollywood Rock  Concert 1988 - Rita Lee, Tears for Fears e Bob Dylan na mesma noite



Primeiro show que tocou:  Com a banda Raízes do Som em Igaracu do Tiete em 1988

Show inesquecível que viu: Pearl Jam e Paul McCartney ano passado



Show inesquecível que tocou:  Cara, foram vários. Cada um no seu próprio tom

Artista do Brasil e do Mundo: Renato Russo no Brasil, Sting/Bono/Vedder/Lennon
lá fora

Artista da região: Eu e a Banda, Purunga, Griswolds, Wander B, Os Picio



Disco Preferido: Ten do Pearl Jam



Música preferida:  Não conseguria falar apenas uma...mas Wanted dead or Alive do Bon Jovi é um bom começo.

Música preferida da região: Einsteins Law do Rotor

A música para você é:  Oxigenio/Terapia/Felicidade/Necessidade



Um comentário:

  1. Adorei a entrevista, como sempre arrasou!!
    A voz do Claudio é incrível e única!! Sou muito fã!!

    ResponderExcluir