quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Yamandu Costa no Santo...Calma, leiam o texto


Amigos e amigas, estou conversando com o Betinho Padrenosso na sexta passada no Santo bar e ele me lembrou de uma passagem muito pitoresca que tive no bar há uns cinco anos atrás.

Ledo engano, o ano era 2.007. Provavelmente, no Julho Cultural daquele ano, o instrumentista Yamandu Costa tocou na programação da Secretaria de Cultura.

Paulo Pin e sua trupe estava tocando no palco do Santinho quando pelas mãos do grande Bentinho surge o violonista Yamandu Costa que tinha lotado o Elza Munerato horas antes.



Tempo vem tempo vai e Yamandu continuava firme na parte de cima do Santo. Tomando um destilado e uma pinguinha...

Lá pelas cinco da manhã, eu me preparando pra ir embora, os últimos clientes, os  funcionários, seguranças, todos indo embora, quando olho pro portão um cabeludo na porta do Santo, sozinho. Virei – Nossa, é o Rafael Giannini.



Quando me aproximo,  vejo que era o Yamandu que ainda estava por lá. Viro pra ele e pergunto

 - Oi Yamandu, quer uma carona aí...  Ele:

- Opa, rapaz mas estou com uma fome...

Bom, sai eu, Yamandu dentro do famigerado Uninho 92 ouvindo um Trio Mocotó que alías,  ele elogiou mas bem discretamente.....

Ai fomos atrás de um lugar para o cara comer.

Paramos nos traillers do Beko e aquela galera a postos no Tiro de Guerra.

Os traillers fechados e quem está do meu lado.... Ana Claudia Hernandez – a querida Baxa.



Quando ela vê o cara dentro do meu carro, sai que nem uma louca do veículo dela e o chama e diz:

- Yamandu, você precisa tocar no meu violão.

E não é que ela tinha um violão no porta-malas dela...

Uma cena surreal.. simplesemente o dia clareando, Yamandu Costa fazendo um som fantástico no violão da Baxa e os soldados do Tiro de Guerra do lado nem imaginando quem era o monstro que estava lá..



Atualmente Yamandu tem 32 anos e só com essa idade é considerado um dos maiores instrumentistas do Brasil



Já gravou com Dominguinhos, João Bosco, Gil, Ney Matogrosso, Toquinho entre outros...

Ganhou esses prêmios: Tim - Melhor Solista – 2004, Free Jazz Festival 2001 - Rio e São Paulo, Festival de Guitarra do Chile – 2001, Vencedor do Prêmio Visa Edição Instrumental – 2001, Circuito Cultural Banco do Brasil - 1999 – Participação, Festival de Nashville (EUA) – 1998, Troféu de Revelação de Música Instrumental do Estado do Rio Grande, 25º Prêmio de melhor instrumentista do RS, Show em Montevidéu – 1998, Turnê em Bueno Aires – 1998 e Vencedor do Prêmio Califórnia da Canção Nativa, em Uruguaiana - 1995


E tocou no violão da querida Baxa...... 

VIDEOS DE YAMANDU

                                          CARINHOSO


                                         C/ DOMINGUINHOS

                                          C/ JOÃO BOSCO
                                         
                                              C/ GIL 

                                              
                                          C/ TOQUINHO


                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário