sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Mundial de Rugby de 2.011. Jaú está nessa com Virgilio Franceschi

Meus grandes amigos, dedico esta sexta-feira ao Rugby. Por dois motivos:

1 - O Mundial de Rugby é o 3º maior torneio do mundo. Só perde para a Copa do Mundo e para as Olímpiadas.

2 - Porque o jauense Virgilio Franceschi Neto está na Nova Zelândia fazendo a cobertura do Mundial pela Globo Esporte.com




Após a chegada dele na sede do mundial bati um papo rápido com ele sobre o acontecimento.




Blog -   Grande Vir.,  td bem?  Qual a expectativa deste campeonato mundial de Rugby?



Vir - Um grande Mundial, Mora; a Nova Zelândia joga em casa e é a grande favorita. A Austrália também chega bem, afinal acabaram de vencer o torneio das 3 Nações (Austrália, Nova Zelândia e África do Sul). País de Gales e França são também na minha opinião, favoritos.
 A Argentina, único país Sul-Americano neste torneio, não conseguirá repetir a campanha de 2007, afinal está com uma equipe bastante renovada. Além disso o Mundial de Rugby é o 3º maior evento esportivo do planeta e isso se percebe nas ruas aqui na Nova Zelândia. 
Aliás, comecei a perceber isso ainda em São Paulo, com a quantidade de turistas que embarcavam para ver o evento. Em Santiago do Chile, onde foi feita a escala, juntaram-se os demais fãs Sul-Americanos e “respira-se” o Rugby por todos os lados por aqui. Será sem dúvida um grande torneio.



Blog -      Você vai trabalhar no Mundial?

Vir - Sim, escrevendo para o Blog Rugby Brasil do portal globoesporte.com

Blog -       Como o Rugby apareceu na sua vida?

Vir - Quando eu tinha 9 anos. Meu pai e meu tio foram para a Austrália a trabalho. Lá conheceram o Rugby e trouxeram camisas, fitas VHS e uma bola. A partir daí, passei a acompanhar. 
No entanto, o Rugby naquela época só havia em São Paulo. Comecei a jogar apenas aos 20 anos, em Belo Horizonte.



Blog -       Como está o Rugby profissional do Brasil Parece que não participaremos do mundial né.

Vir - Não participaremos. O Brasil ocupa a 27ª posição no ranking, de 95 Países. A Seleção que joga o Mundial e que está mais perto do Brasil está em 20º no ranking, e é a Namíbia (país vizinho à África do Sul). O Brasil é a 4ª força na América do Sul, atrás de Argentina, Chile e Uruguai, nesta ordem. No Rugby Sevens (jogado com 7 jogadores de cada lado), o Brasil está classificado para os Jogos Panamericanos e é a 3ª força do continente, atrás de Argentina e Uruguai, nesta ordem.

Blog -      As pessoas não sabem do tanto de gente que pratica Rugby no país?

Vir - São no Brasil 40 mil praticantes, com 10 mil jogadores federados, além de 120 mil pessoas que acompanham a modalidade. São 250 equipes em todo o País e cerca de 12 Federações Estaduais. É a segunda modalidade coletiva mais praticada no mundo, com mais de 6 milhões de jogadores federados.

Blog -  Faça um breve histórico da sua vida profissional?

Virgilio Franceschi como manager da Seleção Brasileira de Rugby

Vir - Sou formado em Relações Internacionais, mas quis trabalhar com esporte. Com a ajuda do meu amigo da Liozada, Maurício Matar, fui pra Portugal e fiz Mestrado em Gestão do Esporte. Trabalhei por lá, sempre com esporte e quando voltei ao Brasil depois de terminado o mestrado, procurei a direção do Rugby Brasileiro, que passava por uma reformulação. Me convidaram para fazer parte da equipe e aceitei. Sou apaixonado pelo Rugby, fui manager da Seleção Brasileira e hoje é uma das modalidades com que trabalho, sendo Gerente de Comunicação;


Boa sorte ao jauense Virgilio Franceschi lá na Nova Zelândia e quando acabar o Mundial de Rugby ele contará uma história deliciosa sobre uma tal Taça Libertadores.

Acesse o blog dele http://virgilioneto.wordpress.com/ 



Nenhum comentário:

Postar um comentário