Na onda e expectativa do lançamento do filme Heleno, que será lançado nesta próxima sexta (30), o Blog do Moraes lembra filmes biográficos nacionais.
HELENO - 2.011
Rodrigo Santoro estrela esta biografia baseada na vida de um dos primeiros craques-problemas do Brasil - Heleno de Freitas, jogador do Botafogo dos anos 40. O filme estreou no Festival de Toronto no ano passado. Veja o trailler
ZUZU ANGEL - 2.006
O filme conta a história da estilista dos anos 60 e 70 - Zuzu Angel. O longa dirigido por Sergio Resende mostra a luta dela em achar o corpo de seu filho Stuart, torturado e assassinado pela ditadura militar. Zuzu, também foi morta por acidente forjado pelos militares.
O filme retrata com veemência a brutalidade do governo militar brasileiro
O HOMEM DA CAPA PRETA - 1.986
Outra obra biográfica de Sergio Resende. Com atuação impecável de José Wilker, o Homem da Capa Preta é a biografia de Tenório Cavalcante, político dos anos 60 que andava acompanhada de uma metralhadora que ele a chamava de "Lurdinha".
Venceu o Festival de Gramado como melhor filme, trilha sonora original, ator (Wilker) e atriz (Marieta Severo)
DOIS FILHOS DE FRANCISCO - 2.005
Quando lançado, muita gente torceu o nariz, mas quem assistiu o filme dirigido por Breno Silveira contando a história de Zezé de Camargo Luciano, se emocionou com a biografia da dupla e a interpretação de Angelo Antonio fazendo o pai da dupla, Francisco. Mais de 1,5 milhão de pessoas assistiram o filme.
GARRINCHA, A ESTRELA SOLITÁRIA - 2003
Baseado na obra homônima do escritor Ruy Castro, o longa conta a história de Mané Garrincha baseada nas lembranças de Elza Soares (interpretado por Thais Araújo), Iracy, Sandro Moreira e Nilton Santos.
Garrincha é interpretado por André Gonçalves.
OLGA - 2.004
Biografia de Olga Benário, alemã, judia, comunista, esposa de Luis Carlos Prestes, baseado no livro de Fernando Morais e interpretada por Camila Morgado. A direção é de Jayme Monjardim, roteiro de Rita Buzzar e trilha sonora de Marcus Vianna, trupe televisiva do diretor.
Quase 400 mil pessoas viram o filme nos cinemas brasileiros.
BESOURO - 2009
História de Besouro Mangangá, capoeirista dos anos 20. A história se passa no Recôncavo Baiano e as coreografias das lutas foram feitas pelo coréografo de Kill Bill, Huen Chiu Ku.
CAZUZA - O TEMPO NÃO PÁRA - 2.004
Vida do poeta, compositor e cantor Cazuza, interpretado esplendorosamente por Daniel Oliveira. A história conta todas as fases do compositor.
Daniel Oliveira emagreceu 11 kilos para interpretar a fase final da vida de Cazuza, em decorrência da AIDS. Destaque, também, para atuação de Marieta Severo como Lucinha Araújo.
ETERNAMENTE PAGU - 1.988
Dirigido por Normal Bengell, Carla Camuarati interpretada Pagu, a jornalista e escritora que fez parte da Semana da Arte Moderna com menos de 20 anos. O longa tem ainda Antonio Fagundes como Osvald de Andrade e Ester Goes como Tarsila do Amaral. Carla Camurati venceu o Kikito do Gramado.
LAMARCA - 1.994
Outro longa de Sergio Resende, especialista em filmes biográficos que retrata a história de Carlos Lamarca, guerrilheiro e ex-capitão do Exército luta contra a ditadura militar.
Lamarca é interpretado por Paulo Betti.
LULA, O FILHO DO BRASIL - 2.009
Cine-biografia de Luis Inácio Lula da Silva desde o seu nascimento até a morte da sua mãe quando é líder sindical com 35 anos.
No elenco, Rui Ricardo Dias, Glória Pires, Cléo Pires, Lucélia Santos, Juliana Baroni entre outros. A direção foi de Fabio Barreto e o orçamento foi o segundo mais caro do cinema brasileiro - 16 milhões.
Por ter sido lançado em janeiro de 2.010, o filme foi acusado de ter cunho eleitoral das eleições de Dilma em outubro do mesmo ano.
ALEIJADINHO - PAIXÃO - GLÓRIA E SUPLÍCIO- 2.003
Biografia do escultor Aleijadinho interpretado por Mauricio Gonçalves. Destaque para Carlos Vereza que fez o Inconfidente Claudio Manoel da Costa.
LUZ DEL FUEGO - 1.982
Lucélia Santos intrepreta a vedete Luz del Fuego no filme que parte das lembranças do Senador João Gaspar interpretado por Walmor Chagas que conta a história da artista e sua relação com a vedete dos anos 50 e 60.
CHICO XAVIER - 2.010
Dirigido por Daniel Filho, Chico Xavier foi visto por mais de 3 milhões de pessoas e conta a vida do médium que viveu 92 anos e psicografou mais de 400 livros.
Chico Xavier foi interpretado por Matheus Costa (1918-1922), Angelo Antonio (1931-1959) e Nelson Xavier (1969-1975).
MAUÁ - O IMPERADOR DO BRASIL - 1.999
Mais um filme biográfico de Sergio Resende e interpretado por Paulo Betti. O filme narra a infância, o enriquecimento e falência do Barão de Mauá, considerado o primeiro grande empresário brasileiro.
MEU NOME NÃO É JHONNY - 2.008
Selton Mello faz João Estrela, traficante da Zona Sul do Rio. O longa tem a direção de Mauro Lima e é estrelado por Julia Lemmertz, Cléo Pires e Cassia Kiss que intepreta a juiza Marilena Soares.
Trilha sonora fantástica.
BEZERRA DE MENEZES, O DIÁRIO DE UM ESPÍRITO - 2.008
Vida de Bezzera de Menezes, o médico dos pobres, interpretado por Carlos Vereza.
BICHO DE SETE CABEÇAS - 2.001
Rodrigo Santoro interpreta jovem que foi internado pelos pais em sanatório por ter rodado com
um cigarro de maconha. A instituição psiquiátrica usava de meios torturosos e abusivos nos pacientes.
O filme teve grande repercussão nacional e internacional.
CHICO VIOLA NÃO MORREU - 1.955
Cinebiografia de Francisco Alves estrelada por Cyll Farney, Eva Vilma e Heloisa Helena
LEILA DINIZ - 1.987
Vida de Leila Diniz, atriz que morreu 27 anos no auge da carreira, vítima de acidente de avião.
O longa é dirigido por Luis Carlos Lacerda e Louise Cardoso fez a atriz. Carlos Ricceli estrelou Domingos de Oliveira.
NOEL ROSA - O POETA DO VILA - 2.006
Biografia do Poeta da Vila - Noel Rosa interpretado por Rafael Raposo e ainda tem no elenco Camila Pitanga, Paulo Cesar Pereio, Flavio Bauraqui (Ismael Silva), Supla (Mario Lago), Carol Bezerra (Araci de Almeida), Johnataan Hassengen (Cartola) entre outros.
QUEM MATOU PIXOTE? - 1.996
A história de Fernando Ramos da Silva, um moleque de rua que interpretou o sucesso nacional Pixote - lei do mais fraco e que acabou sendo assassinado por sua fama ter acabado.
ANCHIETA - JOSÉ DO BRASIL - 1.977
Paulo Cesar Saraceni dirige a biografia de Padre Anchieta interpretado por Ney Latorraca
O BANDIDO A LUZ VERMELHA - 1.968
Filme baseado na vida do criminoso José Aparecido da Costa, o Bandido da Luz Vermelha;
Estrelado por Paulo Vilaça, dirigido por Rogério Sganzerla com apenas 22 anos, o filme é considerado o mmaior representante do cinema marginal nacional.
CARLOTA JOAQUINA - PRINCESA DO BRASIL - 1.995
Marieta Severo interpreta com altíssima qualidade a Rainha Carlota Joaquina neste longa dirigido por Carla Camurati. O longa tem atuação impecável, também, de Marco Nanini como Dom João VI.
CORISCO - O DIABO LOIRO - 1.969
História real do cangaceiro Corisco, parceiro de Lampião. Corisco é interpretado por Mauricio do Valle e Leila Diniz interpreta Dadá.
FELIZ ANO VELHO - 1.987
Com roteiro baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, o longa retrata a vida do escritor antes e depois do acidente que o deixou paraplégico.
O HOMEM DO PAU BRASIL - 1.982
Vida de Osvald de Andrade, dirigido por Joaquim Pedro de Andrade e estrelado por Flavio Galvão, Ítala Nandi, Regina Duarte, Dina Sfat, Grande Otelo entre outros
LAMPIÃO - O REI DO CANGAÇO 1.964
História de Virgulino Ferreira da Silva, o cangaceiro mais famoso do Brasil, Lampião. O longa é dirigido por Carlos Coimbra e Leonardo Villar faz Lampião.
LUCIO FLAVIO - O PASSAGEIRO DA AGONIA - 1.977
Dirigido por Hector Babenco, o longa conta a história de Lucio Flavio (Reginaldo Faria) famoso bandido e assaltante de bancos da década de 70.
MADAME SATÃ - 2.002
Estrelado por Lázaro Ramos, o filme conta a história do transformista Madame Satã, referência da cultura marginal do século XX. Malandro, artista, pai adotivo de sete filhos, homosexual e presidiário.
TIRADENTES - 1.999
História de Tiradentes, interpretado por Humberto Martins que mostra um herói nacional não muito convencional. Um Tiradentes mulherengo e fatos controversos da Inconfidência Mineira. Destaque para oRodolfo Botino como Joaquim Silvério dos Reis
VILLA LOBOS - UMA VIDA DE PAIXÃO - 2.000
Marcos Palmeiras e Antonio Fagundes interpretam o maior maestro do Brasil Villa Lobos neste longa dirigido por Zelito Vianna.
XICA DA SILVA - 1.976
Cáca Diegues dirige a história da vida da escrava Xica da Silva com Zezé Mota no papel principal e Walmor Chagas como o Comendador João Fernandes. Um dos grandes sucessos do cinema nacional de todos os tempos.
BRUNA SURFISTINHA - 2.011
Déborah Secco vive a prostituta Bruna Surfistinha. O filme é uma adaptação do best-seller O Doce Veneno do Escorpião - Diário de uma Garota de Programa. Sucesso total de público
Parabéns pelo post ajudou muito a minha publicação, dá uma sacada http://berguinhopunkoihc.blogspot.com.br/2012/11/cinema-nacional-e-filmes-biograficos.html
ResponderExcluirFaltou Jean Charles com Selton Mello...e uma coisa, ô país pra só fazer biografia...'lamor dideus!!!!!!!
ResponderExcluirSe não faz isso,conta história de alguém tipo Iracema,Tieta,Gabriela,...já deu né!
Por isso que a Argentina dá-nos um banho com seus dois Oscares e esse de 2012 injustiçado pela Academia.