domingo, 24 de fevereiro de 2013

Personagens de Dias Gomes



Em janeiro deste ano novela Bem Amado, a primeira telenovela a cores da televisão brasileira, completou 40 anos de sua estréia.

O Bem Amado é uma criação de Dias Gomes, um dos maiores escritores de teatro e tevê que o Brasil já teve.



Em 2.012, Dias Gomes completaria 90 anos de idade. Morreu em 1.999, vítima de acidente automobilístico.



Dias Gomes foi autor de obras como Pagador de Promessas,  Roque Santeiro, Bandeira 2, O Espigão, O Bem Amado entre outros.

O escritor e dramaturgo misturava nos seus personagens e histórias, temas polêmicos, emergentes e misturava fantasia com realidade.



No Pagador de Promessas trabalhou o tema da reforma agrária e a instransigência religiosa. Em Bandeira 2 retrata a zonas populares da grande cidade como motoristas de taxi, retirantes nordestinos, escolas de samba. No Bem Amado, o autor criticou o Regime Militar. Foi o primeiro a trazer temas ecológicos em Espigão, além da desumanização das metrópoles brasileiras. Em Roque Santeiro, trabalhou a exploração comercial e política do povo.




O Blog do Moraes homenageia Dias Gomes elencando 15 personagens inesquecíveis do autor.

15 - ZÉ DOS BURRO  -  PAGADOR DE PROMESSAS


Zé dos Burro é um homem humilde que enfrenta a intransigência da igreja ao tentar cumprir uma promessa feita no terreno de candomblé de que se seu burro sobrevivesse ele carregaria uma cruz até igreja em Salvador, além de dividir suas terras com os pobres.

No cinema, o personagem foi interpretado por Leonardo Vilar. Na tv, por José Mayer na minissérie Pagador de Promessas.



14 - CEGO JEREMIAS - – ROQUE SANTEIRO



Cego Jeremias, interpretado por Arnaoud Rodrigues, ficava na porta da igreja de Asa Branca, cidade onde se passa a história de Roque Santeiro.  Jeremias passou a novela cantando a trilha sonora da novela e o ceguinho parecia que via muito mais que muita gente com visão.



13 - PROFESSOR ARISTÓUBLO – SARAMANDAIA


Vivido por Ary Fontoura, o Professor Aristóbulo da novela Saramandaia virava lobisomem nas noites de lua cheia.




12 - PROFESSOR ASTROMAR - – ROQUE SANTEIRO




Outro lobisomem de Dias Gomes, mas agora na novela Roque Santeiro e vivido pelo ator Rui Resende.
O Professor Astromar, assim como a novela, fez grande sucesso. 

Quem não se lembra da paixão dele por Mocinha e a da trilha sonora Mistérios da Meia Noite de Zé Ramalho.



11 - MARCINA – SARAMANDAIA


Após o estrondoso sucesso de Gabriela, Sonia Braga vive Marcina na novela Saramandaia.  A personagem pegava fogo quando sentia desejo.



10- DONA REDONA – SARAMANDAIA



Personagem da novela Saramandaia e vivido por Wilza Karla, Dona Redonda não parava de comer. A cena que ela explode é uma das famosas da tevê brasileira.



9 - ZÉ DAS MEDALHAS – ROQUE SANTEIRO


Da novela Roque Santeiro, o Zé das Medalhas de Armando Bogus ganhava dinheiro as custas da mentira da saga de Roque Santeiro. A interpretação do ator imortalizou o personagem.



8  - TONI CARRADO – MANDALA


Quem não se lembra do bordão Minha Deusa sob o som Amor e o Poder de Rosana. Nuno Leal Maia viveu o bicheiro Toni Carrado e marcou seu nome na dramaturgia do Brasil com o extravagante personagem. Toni Carrado fez tanto sucesso que teve disco gravado As preferidas de Tony Carrado.



7 - JOÃO GIBAO – SARAMANDAIA


Juca de Oliveira deu vida a João Gibão, protagonista de Saramandaia e que esconde na sua corcunda um par de asas. A cena em que ele sai voando ao som de Pavão Misterioso de Ednardo é uma das mais marcantes da tv.


6 - DIRCEU BORBOLETA – O BEM AMADO


Emiliano Queiroz interpretou o bajulador e secretário gago Dirceu Borboleta na novela O Bem Amado. Um dos personagens mais marcantes da teledramaturgia.



5 - ZECA DIABO – O BEM AMADO



Zeca Diabo é contratado por Odorico Paraguaçu para matar o primeiro defunto do Cemitério Municipal de Sucupira.
O que o prefeito não contava é que Zeca  Diabo tinha se redimido dos seus crimes. No final Zeca mata o próprio prefeito Odorico que acaba inaugurando ele mesmo o cemitério.
Interpretação inesquecível  de Lima Duarte



4 - VIUVA PORCINA – ROQUE SANTEIRO


Regina Duarte deu vida a Viúva Porcina em Roque Santeiro.  Espalhafatosa, exagerada, Porcina vira viúva sem ter sido casada com Roque. A mentira criada por Sinhozinho Malta percorreu vários anos e a saga de Roque Santeiro foi uma das novelas com maior ibope no Brasil.

Dias Gomes relatou que fez três finais para a Porcina, uma com Sinhozinho Malta, outra com Roque e uma terceira alternativa e polêmica, em que ela ficava com Rodésio, capataz dela vivido por Toni Tornado.

Mas no fim, Porcina continua Víuva, Roque vai embora sem contar a verdade ao povo enganado pela exploração comercial e política do mito Roque Santeiro e Sinhozinho Malta fica com sua amada.



3 - TUCÃO – BANDEIRA 2



Artur do Amor Divino é o bicheiro Tucão que disputa o poder dos pontos de bicho com Jovelino Sabonete. O personagem transformou Paulo Gracindo em grande astro da televisão.



2- SINHOZINHO MALTA – ROQUE SANTEIRO


“Tô certo ou tô errado”. Lima Duarte protagoniza outra novela deDias Gomes e junto com Regina Duarte imortaliza o casal Porcina e Sinhozinho Malta.



 Fazendeiro e chefe político local, pai de Tânia (Lídia Brondi) e sogro de Marcelina (Wanda Kosmo). Só perde em prestígio para a Viúva Porcina (Regina Duarte), com quem pretende se casar, não só porque é apaixonado por ela, mas também para somar influências. Vaidoso, sua vida se resume a mulheres e dinheiro. 

                                                     Cena Imperdível de Sinhozinho

Tem como uma de suas metas a construção do aeroporto da cidade, que vai lhe render muitos lucros, pois adquiriu as terras às margens do campo. Tem avião próprio, limusine, e uma grande coleção de perucas.

No final da novela, acaba com seu grande amor – Viúva Porcina no maior estilo Casablanca.



1 - ODORICO PARAGUAÇU – O BEM AMADO



Na primeira novela colorida, Paulo Gracindo transforma o Odorico Paraguaçu do Bem Amado da obra de Dias Gomes em um dos personagens mais lembrados da tv.
O “bem-amado” em questão é o corrupto e demagogo Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo), candidato a prefeito de Sucupira, adorado pela maior parte da população. Como não há um cemitério na cidade, o que obriga os moradores a enterrar seus mortos em municípios vizinhos, o político se elege com o slogan “Vote em um homem sério e ganhe um cemitério”. O problema é que não morre ninguém para que a obra seja inaugurada. O prefeito resolve, então, lançar mão de todo tipo de artifício para não perder o apoio popular, até mesmo consentir a volta à cidade do matador Zeca Diabo (Lima Duarte), com a garantia de que ele não será preso.



Há a esperança de que ele mate alguém e lhe arranje um defunto. O prefeito só não imaginava que Zeca Diabo volta a Sucupira disposto a nunca mais matar ninguém, pois quer virar um homem correto.

Mas o tiro saiu pela culatra, e no final da novela Zeca Diabo mata o próprio Odorico que inaugura o tão sonhado cemitério.

                                                      Entrevista de Odorico 

O linguajar e as expressões inesquecíveis de Paulo Gracindo na maioria das vezes foi criada pelo próprio ator.

Indiscutivelmente Odorico Paraguaçuu é o personagem mais marcante de Dias Gomes e possivelmente de toda televisão brasileira.




                                                       Odorico em New York
Fonte:
Wikipedia e Memória Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário