sexta-feira, 1 de junho de 2012

Rolling Stones 50 - Viva o rock ´n roll





O Blog do Moraes comemora os 50 anos de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos – Rolling Stones.

No dia 26 de maio de 1.962 surgiu o Stones e o Blog perguntou para músicos e fãs da cidade, qual o disco  e música preferidos e o papel e contribuição da banda para a história do rock mundial.

A matéria acaba sendo uma verdadeira aula de Rolling Stones a todos.

Divirtam-se


Norberto Rockn Roll



Melhor disco dos r. stones??? Todos tem muita música honesta e muito talento, mas o escolhido é: “Exile Main St. -  album duplo de 1972, Também existe um dvd que é um documentário com diálogos e imagens da banda gravando na mansão de Keith Richards na França.



Melhor música??? hum!!! e agora??? São muitos clássicos, sucessos, sons lado b, é dificil principalmente para que é fã. Mas uma música que na minha opinião determinou tudo nos stones é “Satisfaction”, música de 1965 composta com um poderoso riff de três notas pelo brilhante e talentoso guitarrista Keith Richards. Inicialmente ela foi tocada sOmente em rádio pirata porque sua letra foi considerada sexualmente sugestiva. Até hoje é considerada a canção das canções.



Rolling Stones, banda formada em 25 de maio de 1962, vendeu mais de 200 milhões de álbuns no mundo, uma das bandas mais antigas em atividade, são uma verdadeira biblía do rock´n´roll. Então meu amigo, escolha seu disco preferido dos Stones e curta um verdadeiro e genuíno rock´n´roll.

Ps: uma dica, procure pelo dvd “rolling stones shine a light” de 2008, é simplesmente fantástico.

Careca Vanucci



Disco preferido:  é o Stick Fingers



sica preferida: Tumbling Dice

O  Stones é o estopim do rock, eles fizeram milhões de conceitos, musicais, dentro moda, comportamento, existem milhões de caras que não podem nem vê-los na frente, não gostam do som deles, mas ninguém pode negar a contribuição deles para a historia do rock e pra historia até do mundo.

Toda banda que se tem, não existiria sem Rolling Stones, principalmente no conceito rebeldia dentro da musica.


Rafael Gianini



Cara, pode parecer uma heresia, mas o disco que eu mais gosto dos Stones é o Stripped, uma coletânea meio lado B ao vivo. E "semi-unplugged"!!  Digo uma heresia pois o cd não conta com a formação clássica da banda e Stones unplugged certamente não é a cara da banda, mas esse disco é fantástico!! Não existe trilha sonora melhor pra pegar a estrada do que  Stripped!!! Pode acreditar em mim. 

     Música preferida´- Dead Flowers

Depois dos Beatles, sem dúvida a banda mais importante da história do rock n´ roll. O trabalho das guitarras, o levada da bateria e a voz de Mick Jagger são inconfundíveis e inimitáveis!! Só os Stones conseguem fazer aquele som.

Assisti a um show deles em 1998 e foi um dos melhores q já vi. E o grande lance é que eles não vivem apenas do passado, como vários dinossauros do rock ainda na ativa,  eles lançam discos muito bons até hoje. 



Sou fã da nova formação também, a banda continua jovem e agressiva, do mesmo jeito que os nossos pais a conheceram na década de 60.

Espero ver os Rolling Stones na estrada por muitos e muitos anos!

 Marcio Giorgetto




Disco preferido: Rock & Roll Circus




Música preferida: Sympathy for the Devil e a versão de Like a rolling stone do Dylan (conseguiram transformar uma já obra prima em alguma sete maravilhas do mundo...rs)

Modificou ao lado de grandes nomes como Beatles, Elvis, e tantos outros a Cultura Pop.
E quando eu falo Cultura pop me refiro a muito mais que música. Foi uma modificação comportamental, fonográfica, filosófica, moda e tantas outras ramificações. Mais que uma banda, contribuiram para uma nova forma de ver e sentir.




Jozrael Rezende



Dizer qual o disco preferido é impossível, vou listar meia dúzia de obras primas:



Os discos Let it Bleed (1969); Sticky Fingers (1971) e Exile on Main Street (1972) do auge dos Stones. Certamente os melhores. Rock, blues, baladas etc. Magníficos do começo ao fim!!!!! O vocal e sensualidade de Jagger, os riffs avassaladores  e o suingue de Richards, a batera clássica de Watts e a guitarra genial de Taylor (substituto de Brian Jones).

O disco Some Girls (1978), já com o Ron Wood no lugar de Mick Taylor, é de tirar o fôlego. Tattoo You (1981) adrenalina pura no lado A e emoção a flor da pele no lado B;

E finalmente Voodoo Lounge (1994) o retorno ao rock setentista e o 1º show no Brasil. Êxtase TOTAL!!!!!!!!!!!!!



Tem ainda o acústico Stripped (1995), com versões imperdíveis e o "ao vivo" Get Yer Ya Ya's out (1970), o melhor deles (com Charlie Watts e o burrinho na capa). Ops disse seis e citei 8 discos...rs..rs..rs

Melhor música? Todas as dos discos citados e outras tantas. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... 


Além de (I can't get no) Satisfaction (maior rock de todos dos tempos) aqui vão algumas: Jumpin Jack Flash, Honky Tonk Women, Live with me, Gimmie Shelter, You Can't Always Get What You Want, Brown Sugar, Dead Flowers, Wild Horses, Rocks Off, Sweet Virginia, Miss You, Far away Eyes, Start Me Up, Love is Strong, You Got me Rocking, Sympathy for the Devil, Saint of Me, Let it Bleed e muitas outras.


Paulo Costa



Um de meus discos preferidos entre muitos é o TATOO YOU, de 1981, justamente por ser o último grande disco dos Stones, na minha opinião.

A partir daí há uma coisinha ou outra nos próximos discos mas vão rareando e, por fim, se acabam...
 Muito difícil escolher uma única música em uma obra tão grande e de tanta qualidade mas já que citei o disco TATOO YOU vou escolher duas músicas desse LP.
São elas: Heaven e No Use In Crying (mas esse disco ainda é bom inteiro!)
      Bom, falar da importancia dos Stones na história do Rock mundial seria chover no molhado. A Atidude Rock! foi uma das mais valiosas colaborações deles para toda uma geração e daí em diante!!

      O fato de terem uma música muito peculiar no seu jeito e compor, tocar e cantar, também contribuiu muito para que criassem uma identidade tal que você escuta qualquer música dos Stones em qualquer lugar e sabe que são eles tocando, isso é muito difícil e somado ao fato de estarem há tanto tempo na ativa, fez com que se tornassem uma das maiores bandas da história.

      Mas é claro que, sendo STONES o assunto, eu não poderia deixar de citar e entrar naquela velha e "secular" discussão (isso mesmo esse papo começou no século passado, no "longínquo" século 20, lembram dele?).



QUEM É MELHOR ???? OS BEATLES OU OS STONES????

Oras. Essa é uma discussão "besta" que perdura por décadas, provocando as mais "acaloradas" batalhas de argumentos (e em casos mais extremos até uns tapas mesmo, rs rs).

Mas trata-se de uma bobagem sem sentido, pois tirando o fato de um dos primeiríssimos sucessos dos Stones ter sido (quem diria, que capricho do destino) "I Wanna Be Your Man" (de Lennon/McCartney) lançado em 1 Nov 1963 (no segundo single pra ser mais exato), bem tirando esse fato, não há como nem porque comparar Beatles e Stones, mesmo porque,

OS BEATLES SÃO MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO MELHORES!!!!!!!!!!! AH AH AH AH AH


Brincadeirinha........................

(Mas que é, é!!!!) rs rs rs

Abraços à todos!!


Hulk Cozzo



Disco predileto - Let it Bleed. Quando estava na minha primeira banda com o Dinho Pavanelli esse disco rolava umas 20 vezes por dia.




Música Predileta - Não está no "let it bleed" mas sem dúvida nenhuma é "Brown Sugar"

O Rolling Stones além de ter reforçado o sólido alicerce estabelecido pelo rock inglês não nega de forma alguma a influência decisiva do Blues em suas composições, provando que rock seja lá onde for feito vem do blues e ponto final.



De fato, artistas como Muddy Waters por exemplo foram até ajudados pela banda.
Ah sim... isso numa época em que gostar de um artista negro era extremamente mal visto!


Rodrigo Murgel



Disco: Tatoo You

Musicas: Dead Flowers, Love in Vain (Robert Johnson), Honky Tonky Woman, Beast of Burden, You Can't aways get what you wont, Wild Horses, worried about you, era uma só né?

Trilha sonora de muita história, que venham os próximos 50..... 


Vitor Martins



Disco preferido: Exile On Main Street é considerado obra-prima do rock, e não é à toa. A mistura de rock, blues, country e soul num único disco é absurdamente sensacional (e natural).



Música: Essa é realmente um escolha tão difícil quanto apontar a melhor música dos Beatles. Já foi Miss You, Gimme Shelter, It's only rock n' roll e tantas outras, mas hoje, fico com Tumbling Dice, do Exile.

Stones é simplesmente a cara e a alma do rock. A personificação de um estilo que influenciou o comportamento, o modo de se vestir e pensar de gerações e mais gerações com rock de primeiríssima linha e uma enorme dose de rebeldia. Definitivamente, Stones não é apenas rock'n'roll.

Sergio Capps



 Disco Favorito: Aftermath, de 1966. 




O álbum começa bem com Mick advertindo aos ouvintes: "What a drag it is getting old", ou seja, que saco é ficar velho, pra cantar sobre pequenas pílulas que ajudavam as mães donas de casa a sobreviver.
O disco ainda tem grande canções como "Stupid Girl", "Lady Jane", "Under my Thumb" (recomendo ouvir o clássico cover desta feito pelo Social Distortion) e "Out of Time" (cantada também numa divertidíssima versão de Wander Wildner).
Isto, é claro, na versão que tenho, a inglesa. Assim como todos os discos mais antigos dos Stones, o lançamento inglês era diferente do americano, que começa com o clássico "Paint it, Black" e não tem algumas das músicas acima citadas.

Música Preferida: "Jumpin' Jack Flash", de 1968.



Essa música me lembra a metade dos anos 90, quando os amigos de Fundação começaram a aprender a tocar algum instrumento e se apresentar na escola. Tocamos a música em uma versão tendo a matemática como tema. Ridícula, mas inesquecível.
Tem um riff de guitarra muito marcante e um vocal rasgado, quase punk, que com certeza viria a inspirar o modo de cantar de Johnny Rotten, dos Sex Pistols, 10 anos depois.

Foi lançada como um single, tendo "Child of the Moon", outra grande música, como lado B. Esse 7 polegadas faz parte da minha coleção. Raridade.



Bem difícil comentar alguma coisa sobre a relevância mundial dos Rolling Stones. A banda é muito conhecida por todo mundo, e influenciou desde os Beatles até as bandas atuais. Não só musicalmente, como na forma de agir, se vestir, tratar o público, etc. Não seria nenhum exagero dizer, ainda, que seu estilo de divulgação e marketing é tão agressivo e efetivo que transformou o nome da banda em um produto de enorme valor.



Tive oportunidade de vê-los ao vivo em 2006, na praia de Copacabana, com mais de 1 milhão de presentes. Fantástico e inesquecível. Uma pena que perdi em 1998, na turnê Bridges of Babylon, quando tocaram por aqui com Bob Dylan.

Os Stones uniram o blues ao rock da época; foram influenciados pela música indiana, psicodelismo e lisergia; travaram árdua batalha com os Beatles e os Beach Boys sobre qual seria o disco mais revolucionário dos anos 60 (Their Satanic Majesties Request, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band ou Pet Sounds? – meu voto é pra esse último); enfim, mantiveram uma carreira que, apesar de algumas derrapadas, continua respeitável e cheia dos clichês do rock and roll: boa música, drogas, mulheres (e homens, e mulheres de amigos, e amigos homens...), brigas (entre si, com outras bandas, com Hell's Angels), mortes (de Brian Jones e de fãs, como em Altamont) e muito dinheiro. Afinal, It's only Rock and Roll. But I like it.



Fernando Lazzari



Disco Preferido: Difícil responder! Fico com Sticky Fingers. Um discasso! Da primeira à décima música...O primeiro de Mick Taylor na banda. Recomendo! Escute sem medo!!



Música Preferida: Quase impossível de responder! Vou de "Dead Flowers" do album citado. Uma canção forte, pegajosa, explícita, simples e bela!

Os Rolling Stones sempre foram uma de minhas bandas favoritas! Escutei e continuo escutando seus discos há mais de duas décadas e até hoje encontro pérolas perdidas, músicas "lado B", que muitas vezes passaram por mim despercebidas. A sonoridade das guitarras junto com o piano dos caras é sensacional! 


Gosto do Keith Richards cantando e até chorei com "The Worst" no Pacaembu em 1995. Os Stones sempre estiveram no setlist do Estado de Shock desde 1990: Satisfaction, Let's Spend The Night Together, Brown Sugar, Honky Tonk Woman, Jumping Jack Flash, 2000 Man, Gimme Shelter, Start Me Up, Under My Thumb. Pensando bem, "talvez" seja por isso que uma das minhas guitarras é a Telecaster! 50 anos é muito tempo! Parabéns para eles, a maior banda de rock do mundo!

Deixo aqui uma música que gravamos para o primeiro trabalho do Griswolds, tocada no filme Nascido para Matar de Stanley Kubrick:
soundcloud.com


Rafael Agostini



Meu disco preferido é Exile on main street


Minha música preferida – As Tears Go By


Os Rolling Stones são geniais pela simplicidade dos arranjos e da liberdade de improvisação que suas músicas proporcionam , especialmente para os guitarristas. Quanto mais simples, melhor fica. 



Tive o privilégio de assistir a um memoráve show deles, em São Paulo, em 1998, da turnê Bridges to Babylon. Abertura de Cássia Éller e Bob Dylan. O ápice do show foi quando Dylan subiu ao palco com eles para cantar Like a Rolling Stone.

São músicos ecléticos, e seus arranjos ficam bem em todos os estilos que gravam. A compatibilidade entre as guitarras de Richards e Wood é algo jamais visto na história do rock.



VIVA ROLLING STONES - VIVA O ROCK ´N ROLL



                                        
                                          
                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário