quarta-feira, 18 de abril de 2012

Feliz Dia do Amigo... Da Onça




As Redes Sociais tem cada uma.. É um tal de  arrumar ou divulgar dia para tudo. É Dia do Cunhado,  Dia do Sogro, da Sogra, do Genro, da Nora, Semana Eu amo a minha irmã,  Dia da Amêndoa Fresca, Dia da Acerola, Do Sabiá Laranjeira e assim vai.

Ai hoje no facebook me surpreendo que hoje é Dia do Amigo e me indignei pois fazia pouco tempo que tinha rolado o dia do Amigo. Ai fui pro meu brother Google e minha sister Wikipédia.

Ai descobrimos que:


No Brasil, apesar de não ser instituída por lei, o dia do amigo é também comemorado popularmente em 18 de abril.[4] No entanto, o país também vem adotando a data de 20 de julho, sendo inclusive instituída oficialmente em alguns estados[5][6] e municípios.[7
FONTE: Wikipédia]

E o  Dia do Amigo me levou a expressão Amigo da Onça.

E você sabe porque existe essa expressão?



O Amigo da Onça foi um personagem de charges da Revista Cruzeiro e apareceu pela primeira vez em 1.943. O personagem foi criado por Péricles de Andrade Maranhão e ficou até 1.962 na revista.



Na verdade, o Amigo da Onça apareceu a partir de uma nova famosa anedota:

" Dois caçadores conversam em seu acampamento:


— O que você faria se estivesse agora na selva e uma onça aparecesse na sua frente?
— Ora, dava um tiro nela.
— Mas se você não tivesse nenhuma arma de fogo?
— Bom, então eu matava ela com meu facão.
— E se você estivesse sem o facão?
— Apanhava um pedaço de pau.
— E se não tivesse nenhum pedaço de pau?
— Subiria na árvore mais próxima!
— E se não tivesse nenhuma árvore?
— Sairia correndo.
— E se você estivesse paralisado pelo medo?


Então, o outro, já irritado, retruca:


— Mas, afinal, você é meu amigo ou amigo da onça?" 






A partir da piada, os diretores do Cruzeiro pediram a Péricles Maranhão um personagem fixo com o nome Amigo da Onça.






Deu no que deu, O Amigo da Onça fez sucesso estrondoso e deu origem a famosa expressão popular.




1. Amigo-da-onça

Substantivo masculino
Designa o indivíduo que, aparentemente é amigo, mas que que, sempre que pode, trai as amizades, amigo falso, hipócrita, infiel, sacana; amigo-urso.
Etim.: o substantivo surgiu a partir de um personagem do cartunista Périclres Maranhão, uma figura acafagestada, debochada, galhofeira, publicada pela revista semanal "O Cruzeiro" desde 1943; e que deixou de ser desenhada em 1961, com a morte do seu autor. 
Satírico, irônico e crítico dos costumes brasileiros, o Amigo da Onça aparece em diversas ocasiões desmascarando seus interlocutores ou colocando-os nas mais embaraçosas situações. Foi extremamente popular, revelando o gosto do brasileiro pelas ações irônicas e debochadas, não raro sádicas, do personagem. é um dos insultos mais utilizados no Brasil até hoje, embora muitas pessoas não mais saibam da sua origem.

Genésio é amigo-da-onça; bastou eu ir ao banheiro pra ele tentar cantar a minha namorada.

fonte:www.dicionarioinformal.com.br



O seu criador, Péricles de Andrade Maranhão tinha uma personalidade atormentada.

O cartunista de Recife se suicidou em 1.961 no Rio de Janeiro abrindo o gás do seu apartamento. Mas fixou na porta !Não risquem os fósforos"













Feliz Dia do Amigo... Da Onça...

Nenhum comentário:

Postar um comentário