segunda-feira, 18 de abril de 2011

Este é o papel do Jornalista - Para o racista e para lojista - A mão da Limpeza

Eu aqui no blog iria citar a coragem da Juliana Parra em relatar ato de racismo em show de um dos maiores artistas do Brasil em Jaú, Jair Rodrigues, mas entrei no Jaunews do Teixeira e a notícia está sucintamente tão bem escrita que vou copiar e colar aqui para os blogueiros:


Jornalista denuncia ato de racismo contra cantor Jair Rodrigues

Segunda, 18 de abril de 2011 às 19h58 / Última atualização: 18 de abril de 2011 às 19h59
O raciscmo ainda está presente em Jaú em 2011. A jornalista Juliana Parra, que assina a coluna Link no jornal "Comércio do Jahu", fez a denúncia em sua coluna. Com a suas próprias palavras ela relata o fato que teve como vítima o cantor Jair Rodrigues:
"Gente, o assunto é sério. Foi lamentável o que ocorreu na noite de quarta-feira no evento em prol da Amai. O cantor Jair Rodrigues, que se apresentou na festa, foi vítima de preconceito racial pouco antes de subir ao palco. Pasme! O artista declarou ao microfone durante o show que um sujeito referiu-se a ele como “neguinho”, em tom pejorativo. Jair Rodrigues, que até pensou em chamar a polícia e desistir da apresentação, resolveu ignorar aquela atitude repugnante e entrar no palco. Para a gente que estava ali ouvindo aquele desabafo, deu uma certa vergonha de ser jauense. Afinal, como pode “a cidade” receber assim uma estrela como Jair Rodrigues, que veio até aqui por um cachê irrisório? É mesmo o fim da picada! Jair, obrigada pelo show maravilhoso, pela camaradagem e desculpe por esse ato isolado, nojento e vergonhoso!"
Por conta de ter trazido a público o fato repugnante, Juliana Parra recebeu no sábado (16) pela manhã uma ligação de uma lojista que participou da organização do evento, condenando-a. "Você foi péssima. O que você ganhou com isso?", questionou essa comerciante. E terminou a conversa cancelando o patrocínio que mantinha na coluna da jornalista.
“Prefiro perder patrocínio a omitir um episódio nojento como esse”, disse Juliana Parra.
A Câmara de Jaú aprovou na noite desta segunda-feira (18) a criação da Medalha Zumbi dos Palmares. O vereador Fernando Frederico de Almeida Junior (PV) foi à tribuna, relatou todo o episódio lamentável de racismo, elogiou a atitude da jornalista e completou: "Sugiro que a Medalha Zumbi dos Palmares seja concedida à jornalista Juliana Parra". 
 J.H. Teixeira
fonte: www.jaunews.com.br 
Lamentável, tudo é lamentável, mas pior é esta comerciante ligar criticando o ato. E agora que o ato corajoso da jornalista tornou público essa lojista deve estar com medo e vergonha de ser descoberta de ato covarde como o do rapaz que fez o comentário ao monstro musical - Jair Rodrigues. 
Para ele e para a lojista - A mão da limpeza de Chico e Gil

2 comentários:

  1. Boa, Moraezinho. Vamos apoiar a Juliana. Foir corajosa. Merece aplausos.

    Abraço,

    Mário.

    ResponderExcluir
  2. Mora, querido, obrigada pelo apoio!!! Cumpri o meu papel, não fiz mais que minha obrigação!! É triste saber que ainda há pessoas recistas e preconceituosas!

    ResponderExcluir