sexta-feira, 5 de março de 2010

Tancredo 100


Ontem Tancredo Neves faria 100 anos !!


Mesmo sendo bem novo, lembro da eleição que Tancredo ganhou no Colégio Eleitoral, de Paulo Maluf. Eu estava na casa da minha Vó Célia e Vô Wilson, em São Paulo, na Avenida Três Poderes no bairro da Previdência. Era lá que eu passava as minhas férias de janeiro. Dividia entre lá e a casa da Célia Maria e João Prado.


Quando Tancredo morreu, lembro-me tão bem, minha Vó Carlotinha me chamando, aqui em Jaú para ouvir a notícia dada pelo porta-voz Antonio Britto:


"Lamento informar que o Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Tancredo de Almeida Neves, faleceu esta noite no Instituto do Coração, às 10 horas e 23 minutos [...]."


Alías, minha mãe ta me lembrando aqui que na época, eu escrevi uma carta para o Tancredo que a Dona Rola, diretora da Fundação, publicou no Jahuzinho. Que loucura.


A verdade é que a morte de Tancredo comoveu a população porque, mesmo ele tendo sido eleito pelo Colégio Eleitoral, ele seria o primeiro presidente civil eleito, após o golpe militar de 1.964. Quem não se lembra da voz de Milton Nascimento, entonando o seu Coração de Estudante. A música virou hino !


Um dia antes da posse, Tancredo adoeceu, mas só concordou em fazer as cirurgias que precisava se seu vice, José Sarney, tomasse posse pelo Figueiredo. A doença de Tancredo causou turbulência e insegurança no país, uma vez que a abertura democrática poderia ser prejudicada.


Mas tudo deu certo...


Quer dizer, em 1.989 tivemos eleições diretas e quem ganhou foi o Fernando Collor....


É, nem tudo deu certo....

Um comentário:

  1. Show de bola, Moraes! O texto sobre o Tancredo para a (saudosa) Dona Rola foi providencial.
    Muito bom o teu blog!
    abraços,
    Vir.

    ResponderExcluir