quarta-feira, 3 de março de 2010

NOVOS BAIANOS 40




Ano passado, fez 40 anos de existência do Novos Baianos. Eu como, produtor cultural e amante da música, tenho um sonho forte em realizar um show do Novos Baianos em Jaú. Mas tudo bate na estrutura e no investimento e na própria reunião dos músicos. Imagina no mesmo palco, Moraes Moreira, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Paulinho Boca do Cantor, Dadi, Jorginho Gomes...
A minha admiração pelo grupo começou em 1.997 quando comprei o ao vivo duplo Infinito Circular. Um puta disco com uma qualidade musical inigualável. Que alías, Juninho Toledo não me devolveu ainda....

JOÃO GILBERTO
Rodrigão me contou essa história: No começo de carreira dos Novos Baianos, eles moravam num apartamento pequeno no Rio de Janeiro. Certo dia, eles provavelmente, estavam fazendo coisa errada, quando surgiu do nada, um homem de terno e gravata escuro. No ápice da ditadura militar, qdo eles viram, começaram a jogar tudo pela janela, com medo de rodar com a autoridade presente.
Quando abriram a porta, a Autoridade era nada mais nada menos que o ícone da bossa-nova João Gilberto, que chegou com seu violão para fazer um som com aquela moçada que estava começando.
Imagina só...

BAIANO E OS NOVOS CAETANOS
Na década de 70, Arnaud Rodrigues (falecido no último mês), Chico Anísio e Renato Piau lançaram o grupo Baiano e Novos Caetanos que satirizava o tropicalismo e justamente no título os Novos Baianos.
A dupla formada por Baiano e Paulinho Boca de Profeta (personagens de Chico Anísio e Arnauld Rodrigues, respectivamente, no humorístico “Chico City”) trazia em suas canções letras divertidas e engajadas e um instrumental de primeira, com belos arranjos de violões, sanfonas e cavaquinhos, entre outros instrumentos. Clássicos como "Vô Batê Pá Tu", que fala das delações na ditadura, e "Urubu Tá com Raiva do Boi", uma crítica à situação econômica do país e ao falso “milagre econômico brasileiro”, e a bela "Folia de Reis", fizeram de Baiano & Os Novos Caetanos um nome significativo no universo do samba-rock e da música rural.

VÍDEO NOVOS BAIANOS

Menina Dança - Década de 70

Novos Baianos - 1.997

Nenhum comentário:

Postar um comentário