segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Memphis Festival completa 14 edições


Já é praxe. Uma semana depois do Carnaval para dar uma desintoxicada das marchinhas, do axé bahia, dos sambas-enredo e da Globeleza, a cidade entra em clima da Beatlemania. 

Neste sábado, o 14. MEMPHIS THE BEATLES FESTIVAL. O festival é um trabalho de iniciativa da Escola de línguas Memphis School capitaneado pelo grande músico e fã do Fab Four Antonio Euclides da Silva, o Tido.


obs: todas as falas em destaque e aspas são do Tido

Tido sempre priorizou as bandas e músicos da cidade de qualquer estilo musical. Nesses quatorze anos, rock, blues, metal, punk, jazz, chorinho, mpb, etc..



"E entre os participantes, além da enorme quantidade e variedade de músicos profissionais e amadores, estiveram também profissionais como advogados, médicos, industriais, dentistas, engenheiros, office boys, prefeitos, secretários municipais, juizes, além de pais de família, mães, famílias inteiras, todos sob o encanto e a magia da música de apelo universal dos Beatles" (Tido)

A primeira edição do Memphis Festival foi realizada no dia 18 de fevereiro de 2000. Teatro Municipal abarrotado para ver a vitória dos Patrões.

                                                Video dos Patrões no Memphis - 2.000

No ano de 2.001, o festival teve o recorde de bandas. 29 bandas de Jaú e região. 

Em 2002, o Festival foi realizado no Aero Clube. E após a apresentação das bandas, o cover do Abbey Road, na época um dos maiores covers dos Beatles do mundo.

Banda Abbey Road

Apoteótico no final, o Abbey Road tocando Hey Jude e a participação das melhores bandas colocadas do Festival - Avisavizinha - Lord Byron - Matahare. Mesmo sobre algumas contestações, o Matahare, que teve a participação de Galdino e Mir de Oliveira, foi a vencedora do Festival.

Nos anos de 2000 e 2002 renderam gravações de cd dos participantes. 

"Todos os demais festivais, de 2003 a 2009, foram igualmente sucesso de público cada qual com sua particularidade temática que explorava alguma das múltiplas características da mundialmente famosa banda de Liverpool ou homenageava alguma figura de destaque de nossa cidade" comenta Tido

                                            Banda do Caverna no Quarto Memphis

No dia 14 de fevereiro de 2.009, o Memphis Festival chegou na sua décima edição. A organização homenageou um dos maiores músicos da cidade, maiores fã e um dos profundos conhecedores dos Beatles por aqui,  Mir de Oliveira.

Mir
Mir e Geraldo Lopes
"Na Décima Primeira Edição, em 2010, contamos com o virtuosismo musical do eclético e genial guitarrista Carlão e o guru, "pai-de-todos", multiinstrumentista, Arquimedes. Nessa  noite tivemos uma dose cavalar de alegria contagiante da banda Matahare" 




Em 2.011, a banda do Tido, Mir, Walter, Geraldinho, a Welcome to The Rehearsal fizeram a abertura e o papel de anfitriã da casa.



““Welcome to the Rehearsal” significa “Benvindos ao Ensaio”, frase do John Lennon, carreira solo, ao público em uma apresentação em Nova Yorque em 1972, porque a banda não acertava os finais das músicas” complementa Tido.




Nesta edição, no palco do Elza, uma reedição da banda Em Cima da Hora. A banda homenageou os trinta anos da morte de John Lennon.

Em Cima da Hora no Memphis
Erica Alonso 
A noite ainda teve Erica Alonso homenageando Lennon, a jovem banda Diplomata, o Kid Beatles da Escola Duas Notas a banda  Lady Jane  " som experiente, maduro, irrepreensível e preciso" . O encerramento do festival foi  a volta do Welcome. 

                                                    Lady Jane no Memphis 2.011

                                           Video - Crianças no Festival cantando Twist and Shout




Em 2.012, uma reunião de músicos da cidade, Carlão, Norberto, Edinho, Juninho, Arquimedes, PC, Gigão, Tido, Fabio Lopes, entre outros.




MEMPHIS FESTIVAL 2.013

Em 2.013 a banda chega a décima quarta edição.



"A mítica é incansável figura de Sir James Paul McCartney ainda espalha o carisma e a magia do inconfundível e competente som Beatle. O Velho Macca ainda cheio dos trejeitos e micagens da juventude. Sua previsão de que estaria decrépito aos 64 não vingou. É evidente a cruzada que empreendeu na busca da sedimentação e perenização do espírito beatle apesar de seu caricato, indisfaçável e insaciável ego. Antes assim. Long live Sir Macca."

O Festival terá em sua abertura no Teatro Elza Munerato um medley no telão de aberturas anteriores. A produção é de Mir de Oliveira. 

" Neste nosso 14 Festival mais uma vez apenas o espírito de CELEBRAÇÃO deverá prevalecer. E vocês são nossos convidados para conosco reviver e se emocionar com o som daqueles "quatro garotos de Liverpool"" 

O Festival contará com 11 jurados que ajudarão a escolher uma das músicas que serão apresentadas para o encerramento de nossa festa. "Toloy, Rei, Laranja, Alex, Beato, Patricia, Mair, Alexandre, Nilva, Jô e o nosso querido nutricionista espiritual Dema Basso"

O Festival, como de costume nos últimos festivais, a WELCOME TO THE REHEARSAL. No set list, Please Please Me, Hard days Night, Shes Love You entre outros.

Welcome to the Rehearsal

O Memphis continua com a M. DE MONCHITO, banda já frequente no palco do festival. 

Após, a estréia do MARGARET THATCHER, "a iron lady-dama de ferro". A banda se formou em 2012 e só toca rock britânico. No Memphis, a banda tocará um som do White Album e outra do Abbey Road. Aguarde e confie



"A quarta banda a participar é uma Senhora Banda chamada Lady Jane". Figurinha carimbada nos palcos do Elza no festival, o Lady traz todas as fases do Fab Four no palco. De I feel fine, a Lucy in the Sky a Oh Darling. Entre outras várias no show do Lady Jane no sábado.

Lady Jane

A quinta banda é a Coronel Mustard. "A quinta banda a participar vem do mesmo batalhão do Sargent Pepper, é a bem temperada Coronel Mustard". A banda tem na sua formação Gabriel Cucato, Du Crespilho, Bruno Creste e Rodrigo Richi. No show, uma versão pesada e marcante de Let It Be.

Coronel Mustard

"A sexta banda a participar é a bela dançarina e espiã Margaretha Gertruida Zellea, mais conhecida como Matahare que vai dançar e fazer todo mundo dançar". 

Matahare é uma das bandas de Jaú a mais participar do Memphis Festival. O repertório da banda preza pelos primeiros discos dos Beatles. A fase ie-ie-ie do Fab Four.

Matahare

O Décimo Terceiro Memphis Festival finaliza com a anfitriã WELCOME TO THE REHEARSAL fazendo os clássicos da terceira fase dos Beatles. Penny Lane, Something, The End entre outras!!! 

E após os jurados dão o resultado da votação da música e a banda que será a vencedora para fazer o bis do Festival.



O Blog do Moraes deseja a toda organização, aos colaboradores e claro, ao grande Tido que nunca deixem a chama dos Beatles apagarem na nossa cidade. Vocês podem ter certeza que muita moçada começou a conhecer o som dos quatro garotos de Liverpool por causa do Memphis Festival.




Vida longa ao Festival !!! 







  




Nenhum comentário:

Postar um comentário